More

    REVIEW – Luminous Switch Joypad é melhor do que o Joy-Con padrão

    O Luminous Switch Joypad é um controle desenvolvido pela Funlab pensado especialmente para ser uma alternativa ao Joy-Con padrão do Nintendo Switch. O gamepad pode ser usado acoplado diretamente no console em modo portátil e também por wireless, jogando com o videogame no dock.

    Além de funcionar no Nintendo Switch, o Luminous Switch Joypad também pode ser usado para jogar no PC (Windows XP em diante), smartphones Android (6.0 e superiores) e iOS (13.0 e superiores). O gamepad também funciona para aparelhos que rodam o sistema SteamOS, como o Steam Deck.

    Confira após as especificações técnicas o review da edição Scarlet & Violet do Luminous Switch Joypad.

    Especificações técnicas

    • Material: Plástico ABS
    • Peso: 172g
    • Dimensões: 106.67 × 61.50 × 53.48mm
    • Bateria recarregável: 500mAh
    • Duração da bateria: 6,5 horas (luzes ligadas) / 12,5 horas (luzes desligadas) por carga completa
    • Distância máxima de transmissão do Bluetooth: 10 metros
    • Tempo de carregamento: 3 horas
    • Plataformas: Nintendo Switch (Lite, padrão e OLED), PC, Android, iOS, SteamOS
    • Conectividade: Joypad conectado ao console e sem fio via Bluetooth

    Análise do Luminous Switch Joypad – Scarlet & Violet

    O Luminous Switch Joypad encanta pelas belas ilustrações inspiradas em Pokémon Scarlet & Violet. A arte é vazada, fazendo com que as luzes internas do controle exibam os desenhos em 7 cores diferentes. Quando desligadas, o controle é todo preto, nem sendo possível perceber que há algum desenho nele.

    As 7 cores são: amarelo, azul, laranja, rosa, roxo, verde e vermelho. Elas podem ser usadas em 4 modos diferentes: breathing light mode, quick flash mode, vibration lighting mode e always-on mode.

    A construção em plástico ABS é boa e transmite confiança de que é um controle durável. Os botões são robustos e confortáveis de usar por um longo período. A percepção que tenho ao pressionar os gatilhos L / ZL / R / ZR é que eles são ligeiramente mais sensíveis que os do Joy-Con padrão, mas não demonstram sinal de que sejam frágeis.

    As ilustrações dos Pokémon e elementos de Paldea são bem feitas. Por serem vazadas e não pintadas, isso impede que os desenhos fiquem desgastados com o tempo de uso, também dificultando que outros tipos de danos aconteçam.

    Mas o grande diferencial do Luminous Switch Joypad é a parte traseira mais alongada em comparação a dos controles Joy-Con que vêm com o Nintendo Switch. O grip é ergonômico e possui uma leve superfície antiderrapante. Não é a melhor do mercado, mas funciona para manter a pegada agradável e evitar que as mãos escorreguem.

    O foco do Luminous Switch Joypad é justamente para ser usado com o Nintendo Switch no modo portátil. E além da questão ergonômica, o gamepad funciona muito bem com todas as suas outras funções, entre elas o sensor de movimento que é fundamental para a gameplay de diversos jogos do console híbrido.

    Eu particularmente não me acostumei a jogar Splatoon 3 (2022) no portátil por se tratar de um jogo de tiro cuja mira depende do sensor de movimentos do controle. No entanto, com o Luminous Switch Joypad essa tarefa se tornou mais agradável, graças ao grip avançado e confortável, facilitando a tarefa de mover o console enquanto o segura.

    A experiência também se torna ainda melhor ao curtir no portátil jogos incríveis como o FPS Metroid Prime Remastered (2023) e o hack’n’slash Nier:Automata (2022), que exigem precisão e agilidade.

    Os joysticks do Luminous Switch Joypad aparentam ser bem resistentes, mais do que os Joy-Con, e também com movimentos precisos. A superfície de ambos não é emborrachada, o que poderia tornar o uso ainda mais confortável, mas contam com pequenas “bolinhas” antiderrapantes.

    O gamepad conta ainda com botões programáveis ML e MR na parte de trás do controle. Eles podem ser usados tanto para configurar qualquer outro botão ali, ou então um combo de até 20 botões. Ambos recursos são especialmente úteis para jogos competitivos, que exigem respostas rápidas, e também de gêneros como FPS e luta.

    O modelo também tem um botão turbo configurável que também pode ser muito útil nos mesmos contextos que os ML e MR. Essas configurações são bem explicadas no manual que acompanha o produto. A caixa também inclui um adaptador para que cada Joypad da Funlab seja acoplado, a fim de usá-lo como um controle tradicional, similar ao que acompanha o Nintendo Switch originalmente.

    É possível utilizar Luminous Switch Joypad em smarpthones e SteamOS por Bluetooth normalmente. No entanto, no PC por esse modo cada lado do Joypad é identificado individualmente, fazendo com que os jogos entendam que o controle está sendo jogado como se estivessem na horizontal.

    Para funcionar adequadamente é preciso instalar o X-360 driver e plugar o Luminous Switch Joypad via cabo USB. No entanto, essa alternativa é pouco prática, de modo que não recomendo o uso no PC.

    Veredito

    O Luminous Switch Joypad Scarlet & Violet é um lindo controle dedicado aos fãs de Pokémon e pensado para o Nintendo Switch, mas que também funciona em outras plataformas.

    Apesar disso, é no modo portátil do console híbrido da Nintendo que o controle se destaca ao máximo, fazendo com que esse confortável gamepad seja um ótimo investimento para quem joga longe da TV.

    Nossa nota

    4,8 / 5,0

    Não deixe de conferir o unboxing do Luminous Switch Joypad e também do modelo Firefly inspirado em The Legend of Zelda: Breath of the Wild, ambos da Funlab!

    spot_img

    Artigos relacionados