More

    REVIEW – Metroid Prime Remastered é uma obra-prima do Switch

    A grande surpresa do primeiro Nintendo Direct de 2023! Lançado assim que foi exibido na apresentação digital da Nintendo, Metroid Prime Remastered chegou ao Nintendo Switch em 8 de fevereiro.

    O jogo é a versão remasterizada em Full HD do título lançado para GameCube em 2002. Metroid Prime Remastered teve seu desenvolvimento anunciado em 2017. Em 2019, a responsabilidade foi assumida pela Retro Studios, e o resultado chegou à comunidade nintendista em 2023.

    É sabido que a Retro Studios trabalha na remasterização de Metroid Prime 2: Echoes (2004) e Metroid Prime 3: Corruption (2007), além da também já anunciada sequência da saga, o muito aguardado Metroid Prime 4, ainda sem previsão de lançamento. Eu particularmente acredito que chegará em 2024 para o Nintendo Switch e/ou ao console sucessor.

    Em Metroid Prime Remastered, Samus Aran navega pelos caminhos sinuosos e ambientes interconectados do planeta Tallon IV. A missão solo da caçadora de recompensas é descobrir os experimentos sinistros dos Space Pirates e coletar informações sobre a substância tóxica que deixou o planeta em ruínas.

    Confira o review de Metroid Prime Remastered a seguir.

    Análise de Metroid Prime Remastered

    A série Metroid Prime é conhecida por unir o que há de melhor na marcante exploração de Metroid (tão marcante que deu origem ao sub-gênero Metroidvania) a uma experiência de tiro em primeira pessoa (first-person shooter). O título para GameCube, bem como a trilogia, é aclamadíssima no mundo dos games.

    O desafio de remasterizar qualquer jogo da trilogia é, portanto, muito alto. E o trabalho da Retro Studios com a Nintendo honrou o legado e se dedicou plenamente ao dever que tinha em mãos.

    A parte gráfica é, sim, o ponto alto de Metroid Prime Remastered. Entretanto, antes é importante destacar que esse é um título convidativo para todo mundo que gosta de Metroidvania e/ou shooters, mesmo que nunca tenham tido contato com a franquia Metroid.

    Eu particularmente nunca havia jogado Metroid Prime. Mais do que isso, eu tinha um certo receio de experimentar jogos de tiro no Nintendo Switch. O que me afastava do gênero no console é a possível baixa qualidade gráfica e a performance inadequada para um first-person shooter.

    Rodando a 60fps no Nintendo Switch, Metroid Prime Remastered é a versão remasterizada do jogo lançado para GameCube em 2002
    Contemple Samus Aran expandindo seus poderes / Créditos: Emerald Corp

    Só que Metroid Prime Remastered não apenas honrou seu legado, como também mostrou que o console híbrido da Nintendo é capaz de rodar bem um FPS de alta qualidade gráfica sem pecar na performance.

    Uma remasterização exemplar

    Análise do Digital Foundry, canal especializado em avaliações técnicas de gráfico e performance, destaca que o jogo roda a 60fps de maneira consistente. Conhece alguém que diz que o Nintendo Switch está ultrapassado e não roda jogos de alta performance? Pois então apresente Metroid Prime Remastered e faça a pessoa repensar seus conceitos.

    Outro grande acerto da Nintendo e da Retro Studios é proporcionar diferentes combinações de controles.

    Metroid Prime Remastered possibilita controlar Samus de uma maneira moderna, usando os dois joysticks, que muitos consideram o ideal para um FPS (eu concordo). Mas também oferece outras combinações pro gamepad, entre elas a clássica do jogo para GameCube e por movimentos guiados pelos sensores do controle.

    Além dos comandos serem muito funcionais graças à variada customização, também é importante destacar a ótima interface igualmente funcional. As informações em tela são exibidas de modo orgânico, como se fizessem parte do visor de Samus, e não poluem o visual desnecessariamente.

    A versão remasterizada é visualmente belíssima.

    A Retro Studios não se limitou apenas a polir a Samus, sua nave e os chefes mais icônicos – a empresa melhorou tudo. Até mínimos detalhes dos ambientes estão em Full HD. Por ser um jogo em primeira pessoa, é realmente agradável parar e ficar contemplando os cenários (depois de matar os inimigos, claro).

    A versão remasterizada de Metroid Prime para o Nintendo Switch conta com ambientes vivos e muito bem trabalhados em Full HD
    Uma das diversas partes lindas de Metroid Prime Remastered / Créditos: Emerald Corp

    O remaster também conta com artes conceituais em alta definição. Esses materiais remasterizados são desbloqueados conforme você avança no jogo, identifica criaturas de Tallon IV e adquire novas habilidades.

    Gameplay de Metroid Prime Remastered

    A gameplay da remasterização de Metroid Prime para o Nintendo Switch é fluida e muito agradável. O level design de cada área de Tallon IV é espetacular, um verdadeiro encanto para quem curte Metroidvania, mesmo para quem não está acostumado a experienciar o gênero em primeira pessoa.

    A possibilidade de escanear criaturas e objetos é um grande acerto do jogo, pois o catálogo que é montado a partir das informações coletadas torna a gameplay ainda mais dinâmica e interessante. O scan dos elementos presentes em Tallon IV é importante tanto para conhecer em detalhes a história do game, como também para desbloquear itens da galeria conceitual.

    É importante destacar que o jogo começa com duas dificuldades disponíveis: fácil e normal. Digo isso porque Metroid é uma franquia conhecida por ser difícil, mas aqui não é o caso de imediato. Isso torna Metroid Prime Remastered ainda mais acessível a novos públicos.

    Veredito

    Metroid Prime Remastered honrou os longos anos de espera desde o primeiro anúncio e entregou à comunidade nintendista um dos melhores jogos do Nintendo Switch. O jogo oferece uma incrível experiência a quem já conhecia o título original, como também para quem vai ter o primeiro contato com a série Prime ou com a franquia Metroid em geral.

    A versão remasterizada é um verdadeiro exemplo de como remasterizações devem ser tratadas não apenas no Nintendo Switch, como também para todas as plataformas. A Retro Studios e a Nintendo acabam de elevar a régua de qualidade, e o desafio de remasterizar a trilogia Metroid Prime ficou ainda mais difícil.

    É torcer para que honrem suas próprias conquistas e fortaleçam o hype rumo ao Metroid Prime 4.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer de Metroid Prime Remastered:

    Informações técnicas de Metroid Prime Remastered

    Lançamento: 8 de fevereiro de 2023

    Desenvolvido por: Retro Studios

    Publicado por: Nintendo

    Console: Nintendo Switch

    Número de jogadores: 1

    Gêneros: Aventura, Tiro em primeira pessoa, Metroidvania, Plataforma

    Idiomas: Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Holandês, Inglês, Italiano, Japonês

    Preço: R$ 199,00

    spot_img

    Artigos relacionados