Dragon Ball Daima é uma série de anime japonesa produzida pela Toei Animation, que estreou no dia 11 de outubro de 2024 na Fuji TV e Crunchyroll. A produção está com todos os episódios disponíveis nas plataformas de streaming Max, Netflix, Prime Vídeo e Crunchyroll.
Confira a crítica sem spoilers de Dragon Ball Daima logo após a sinopse oficial.
Sinopse de Dragon Ball Daima
Transformados em miniaturas, Goku e seus amigos viajam ao Reino dos Demônios para descobrir a verdade por trás da situação e encontrar uma cura.
Análise
Há pouco mais de um ano o mundo perdia Akira Toriyama, um dos maiores mangakás da história, cuja influência moldou gerações de artistas e fãs ao redor do mundo. Apesar de sua partida repentina, Toriyama trabalhou em seu último projeto: Dragon Ball Daima, a nova aventura de sua maior criação.
O anime carrega um sentimento nostálgico que permeia toda a jornada de Goku e seus amigos. Temos elementos que sempre foram debatidos pelo fandom e que finalmente foram oficializados como canônicos nessa última aventura.
Desse modo, Dragon Ball Daima se passa entre o final de Dragon Ball Z e o início de Dragon Ball Super. Na trama, acompanhamos Goku sendo novamente transformado em criança com os seus amigos por Gomah, que acaba sequestrando Dendê para que faça novas Esferas do Dragão e assim se torne um supremo rei demônio com as Esferas do Dragão do Reino dos Demônios.
Por sua vez, Dragon Ball Daima traz uma carga mais leve e divertida nessa nova aventura que remete ao início da Saga de Pilaf, mas que evoca também uma similaridade com Dragon Ball GT, inclusive trazendo elementos de DBGT interessantes ao universo de Dragon Ball, mas que até então não eram oficialmente canônicos. Como, por exemplo, a transformação de Goku em Super Saiyajin 4.
Aqui essa transformação se torna canônica, mas passa por um redesign, o que acabou ficando incrível. Dessa forma, Toriyama se apropria e melhora o SSJ4 de modo mais cartunesco e com cores mais vibrantes. É perceptível que o autor tinha um enorme carinho por essa transformação.
Além dessa nova fase, o anime trouxe outros aspectos que acabaram me surpreendendo positivamente com outro personagem que não fica de escanteio em seu novo nível de poder.
Em relação ao enredo, Dragon Ball Daima se centra apenas na trama principal de retornar Goku e sua turma em adultos, e com isso não perde tempo em subtramas paralelas que não acrescentam em nada para a narrativa. Esse foi um dos pontos positivos que me cativaram em Daima, visto que em DBZ e DBGT tínhamos episódios que demoravam em seu desenvolvimento, ou em outras situações não levavam a lugar nenhum.
Vale destacar também as piadas de duplo sentido, que são genuinamente muito engraçadas e sendo aplicadas em momentos certos, o que acaba quebrando o tom mais sério em determinadas situações. Esse tom humorístico sempre foi uns dos pontos mais emblemáticos no início de Dragon Ball, e que aqui retorna de modo excepcional.
Outra característica interessante nesta jornada é como sua ambientação possui uma atmosfera fantástica como já visto ao longo de todo anime, sendo que em algumas áreas remetem às paisagens áridas e calorosas de Sand Land, também obra de Akira Toriyama.
Ainda vale destacar como trunfo do anime os novos personagens, que rapidamente me cativaram em sua apresentação e possuem uma grande presença em tela, reforçando sua importância que vem desde os acontecimentos da Saga Majin Boo até aqui. Fica claro que esses personagens são claramente um retcon implementado para que a trama atual tenha coerência.
Agora sobre as épicas batalhas, o anime apresenta lutas competentes e empolgantes, mas acaba deixando as melhores para o seu clímax final. Aqui não temos planetas sendo destruídos como já vimos em tantas outras sagas, mas ainda assim as batalhas me deixaram bastante envolvido.
Dragon Ball Daima é com certeza uma das animações mais impecáveis que já vi. A saga é muito superior ao que foi apresentado em Dragon Ball Kai e Dragon Ball Super, pois em todos os episódios temos uma animação de qualidade, tanto nos capítulos mais calmos, como nas coreografias das lutas de alto nível.
Veredito
Dragon Ball Daima é o ponto final desse universo que ficará eternamente marcado no imaginário coletivo e seguirá sempre trazendo novos fãs para essa obra tão especial. Tivemos o prazer de receber como presente esse último projeto de Akira Toriyama diretamente das mãos do autor, que permanecerá para sempre em nossas lembranças.
5,0 / 5,0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Assista ao trailer de Dragon Ball Daima: