More

    REVIEW – Excelente jogabilidade e lindos gráficos tornam Stellar Blade um ótimo jogo de ação

    A desenvolvedora coreana Shift Up chega com força nos jogos de console com Stellar Blade, um jogo de ação com foco na narrativa. O game exclusivo do PlayStation 5 chegou no dia 26 de abril em duas versões, uma standard e outra deluxe, que traz diversos itens cosméticos.

    No game você é EVE, membro do 7º esquadrão aéreo em um mundo pós-apocalíptico, que chega nas ruínas do planeta Terra com o objetivo de salvar a humanidade e enfrentar Naytibas, tudo isso em cenários lindíssimos.

    Confira a seguir o review de Stellar Blade.

    Análise de Stellar Blade

    A promessa de foco na narrativa é cumprida desde o primeiro momento de Stellar Blade, já que você se sente realmente no lugar da EVE, sem entender exatamente o que ocorreu e em que período histórico se encontra. Ou seja, sem ter um grande background da história principal.

    Alguns jogos entregam uma história rasa, mas esse não é o caso de Stellar Blade. Bem pelo contrário: o objetivo do game é te manter curioso e envolvido. Para isso, EVE encontra fragmentos históricos, conversas arquivos, bilhetes… todos esses aspectos dão a sensação da preparação para um grande plot final, indicando que a história é bem maior do que o pensado inicialmente.

    Por outro lado, o título tem a proposta de entregar muita ação no estilo hack and slash e, de fato entrega, inclusive com jogabilidade de qualidade similar a Devil May Cry. Não por copiar o jogo de grande sucesso da época, mas sim por estar tão qualificado quanto. Apesar do desenvolvimento da história ser linear, algo esperado do estilo, o mapa é semiaberto, o que possibilita desbravar e abrir espaços dentro das áreas.

    Outro aspecto que foge um pouco do “ir em frente com muita pancadaria” são os quebra-cabeças. É necessário descobrir mecanismos para que as coisas funcionem e você possa progredir. Na minha opinião, é um aspecto bem-vindo em qualquer estilo de game.

    Além disso, o desenrolar da história segue uma linha clássica do RPG de Ação, então para chegar no seu objetivo você precisa ajudar as pessoas e fazer missões secundárias.

    O jogo está totalmente dublado em português, provando novamente a qualidade dos dubladores brasileiros, e o único ponto que me gerou estranheza foi a trilha sonora que não parece combinar com a vibe do game, mas é um aspecto que não chega a estragar a experiência.

    Gráficos

    A parte gráfica é um show à parte. Apesar do jogo ter ganho espaço devido à animação do cabelo da personagem principal estar muito realista, o que sabemos que é algo tecnicamente difícil de ser feito, toda a animação foi muito bem pensada, está bonita, fluida e rica em movimentos.

    Houve, inclusive, um cuidado com todos os detalhes e ações secundárias. É possível observar isso quando, por exemplo, EVE manuseia objetos pequenos. Eles não somem ou são animações básicas: ela pega, olha, utiliza, coloca de um lado para o outro. Além disso, é bonito de ver a movimentação, não apenas nas lutas, mas também quando ela escala, sobe ou derrapa, tudo foi feito com capricho nos mínimos detalhes.

    REVIEW - Excelente jogabilidade e lindos gráficos tornam Stellar Blade um ótimo jogo de ação
    Créditos: Divulgação / PlayStation

    Os cenários também estão lindos. A ambientação foi planejada e não passa a sensação de ser genérica. São vários cenários, ricos em detalhes e, apesar de ser um grande labirinto que você vai e volta enquanto explora diversas partes da mesma cena, os elementos não se repetem. Essa diversificação dá a sensação real de se estar explorando os espaços.

    Os personagens são graficamente bem construídos e podem ter a aparência personalizada. Mas aqui dois aspectos me chamaram a atenção primeiro: é impossível não notar que as personagens femininas são extremamente sexualizadas com trajes que não condizem com as funções delas, enquanto o personagem masculino, Adam, usa um traje que cobre o corpo inteiro, deixando aparente só o rosto e os dedos das mãos.

    Segundo, eu confesso que eu gosto muito de ver alterações no personagem, quando melhora o equipamento ou equipa algo novo, e me parece que não foi dada tanta atenção para essa parte das mudanças. Existem melhorias simples que visualmente não mudam praticamente nada do personagem.

    Gameplay

    A progressão da dificuldade é lenta, passando a impressão inicial de pouco desafio. A EVE é uma personagem muito habilidosa, com diversas skills iniciais que facilitam o combate. Em poucas horas já é possível liberar outras habilidades, o que facilita ainda mais a gameplay. Então, no início, é possível que você morra mais devido a armadilhas nos cenários, buracos, penhascos, do que ao enfrentar inimigos.

    O processo de ir desbloqueando essas habilidade é bem divertido. Eu por exemplo, foquei em desbloquear os aspectos que recarregam os poderes especiais o mais rápido possível. Essa escolha facilitou ainda mais as batalhas, porque eu tive a possibilidade de usar com maior frequência os ataques “especiais”. Essa dinâmica possibilita que cada jogador escolha o seu estilo de jogatina, com opções de combos mais fortes, combos mais longos, entre outros.

    Um aspecto que dificulta um pouco a progressão é o fato de que toda vez que a energia da EVE é recarregada, os monstros voltam a habitar os cenários, característica popularizada nos jogos de gênero souls. O que coloca o jogador em um dilema: recarregar a vida e enfrentar os monstros de novo ou avançar mesmo com a vida mais baixa para ver até onde é possível ir.

    REVIEW - Excelente jogabilidade e lindos gráficos tornam Stellar Blade um ótimo jogo de ação
    Créditos: Divulgação / PlayStation

    Para melhorar os equipamentos é bem simples: você vai coletando itens ao longo do jogo e, quando chegar em uma quantidade x, é necessário fazer o processo, porém não há muita variedade de melhorias.

    Definitivamente os bosses são o ponto mais alto desse jogo. Eles são os inimigos mais desafiadores, onde é necessário prestar muita atenção na hora de bater e esquivar. O melhor de tudo são as partes cinematográficas! Derrotar um boss é emocionante, pois o jogador fica totalmente centrado no combate. Ao finalizar há uma cena épica, praticamente um presente por você derrotar um inimigo tão desafiador.

    Veredito

    Stellar Blade é um jogo extremamente bonito. A desenvolvedora Shift Up teve muita atenção aos detalhes e está de parabéns! Em um mercado tão competitivo onde os próprios jogadores exigem uma qualidade elevada, principalmente pelos valores pagos nos jogos triple A, eles conseguiram alcançar um resultado bem satisfatório.

    Fazia tempo que eu não tinha uma experiência semilinear, em que eu parava para contemplar os cenários do game e observar a qualidade visual desenvolvida. Acredito que é justamente isso que a gente busca hoje.

    Além disso, é um jogo extremamente divertido, de aventura, e ainda assim com uma ótima entrega artística por conta dos gráficos extremamente qualificados.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de Stellar Blade

    Lançamento: 26 de Abril de 2024

    Desenvolvido por: SHIFT UP Corporation

    Publicado por: Sony Interactive Entertainment

    Plataformas: PlayStation 5

    Número de jogadores: 1

    Gêneros: Ação, Aventura, RPG, Soulslike

    Idiomas: Alemão, Coreano, Espanhol, Espanhol (México), Francês (França), Inglês, Italiano, Português (Brasil).

    Preço: Versões a partir de R$ 349,90

    spot_img

    Artigos relacionados