More

    REVIEW – Jogo brasileiro Chessarama deixa o xadrez ainda mais desafiante

    Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Minimol Games e publicado em parceria com a Hawthorn Games, o jogo Chessarama foi lançado neste dia 5 de dezembro para PC, Xbox One e Xbox Series X | S.

    Chessarama é uma coleção de games de quebra-cabeça e estratégia inspirados no xadrez, que utiliza as peças do jogo e seus movimentos estabelecidos para reimaginar seus objetivos e temas.

    Confira a seguir o review do jogo para PC.

    Análise de Chessarama

    Um jogo milenar extremamente difícil e estratégico, o xadrez conquistou o mundo e hoje é apreciado por milhões de pessoas. Não à toa sua popularidade foi parar nos filmes, séries e especialmente nos jogos eletrônicos, onde é possível criar novos formatos e inovar nesse clássico atemporal. 

    Sendo esse o grande foco de Chessarama do estúdio brasileiro independente Minimol Games, o jogo explora a temática do xadrez criando novos conceitos, objetivos e modos para o esporte, sem deixar de lado o desafio e a maestria que somente o xadrez possui.

    Em formato de fases, o jogo utiliza peças de xadrez e seus movimentos básicos para criar cenários de fantasia e aprimorar estratégias. Para isso, a Minimol investiu em um jogo minimalista: os tabuleiros estão localizados em fazendas, campos de futebol, castelos com dragões e até mesmo no Japão feudal.

    Xadrez em um campo de futebol? Esse e outros cenários inusitados fazem parte da experiência em Chessarama
    Créditos: Minimol Games / Divulgação

    As peças também seguem a temática da fase, mas cumprem o objetivo original do jogo. Além disso, em cada fase é dado algum desafio a mais, como vencer com poucos movimentos, guiar as peças pelo tabuleiro ou vencer com uma peça em uma posição específica.

    Dessa forma, Chessarama consegue ser instigante como o xadrez clássico, colocando o jogador para pensar fora da caixa e desenvolver táticas diferentes. O interessante do jogo é sua capacidade de propor novos desafios e aumentar suas dificuldades à medida que o jogador avança. Tudo isso em um design criativo, com lindos dioramas e uma trilha sonora que acompanha o cenário do jogo.

    Chessarama também utiliza de recompensas como itens colecionáveis e desbloqueio de outras peças para aproveitar mais a experiência. Outro fator legal é a competição por ranking contra outros jogadores.

    Sendo assim, a Minimol produziu um jogo completo tanto para quem deseja ingressar no xadrez e aprender de forma mais intuitiva e divertida, como também para quem gosta de praticar novos movimentos e táticas por meio de um jogo eletrônico.

    Veredito

    Apesar de ser um jogo bem simples, Chessarama é estimulante, o que faz com que o jogador queira fazer a melhor jogada sempre que possível. Ideal para aqueles que gostam de desafios com um game design moderno.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Assista ao trailer de Chessarama:

    Ficha técnica de Chessarama

    Lançamento: 5 de dezembro de 2023

    Desenvolvido por: Minimol Games

    Publicado por: Minimol Games e Hawthorn Games

    Plataformas: PC, Xbox One e Xbox Series X | S

    Número de jogadores: 1

    Gêneros: Casual, Estratégia, Quebra-cabeça, Xadrez

    Idiomas: Português, Inglês, Chinês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol, Árabe, Tcheco, Holandês, Húngaro, Indonésio, Japonês, Coreano, Norueguês, Polonês, Russo, Sueco, Turco, Ucraniano

    Preço: R$ 29,99 (PC), R$ 54,95 (Xbox)

    spot_img

    Artigos relacionados