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    LudoNarraCon 2024: jogos que você precisa conferir

    O LudoNarraCon 2024, evento de games narrativos organizado pela Fellow Traveller e disponível no Steam, iniciou no último dia 9 de maio. Com mais de 50 demos disponíveis, sendo 20 delas de jogos inéditos, 16 horas de painéis e debates, e 120 jogos à venda, a programação do festival vai até o dia 13 de maio.

    Nós tivemos a oportunidade de jogar várias demos antecipadamente e fizemos a nossa seleção de títulos que você precisa conferir. Essa é a segunda vez que cobrimos o LudoNarraCon, e você pode conferir os nossos previews do ano passado que englobam dois títulos disponíveis novamente nesse ano e que também merecem sua atenção: 1000xResist e Times & Galaxy.

    Fishbowl

    Apesar de ter uma demo bem curtinha, Fishbowl é um game que você precisa conferir! Ainda sem data para ser lançado, o título do estúdio independente imissmyfriends.studio é um RPG fofíssimo e com uma narrativa profunda.

    No game você será Alo, uma jovem de 20 anos que muda de cidade por causa do seu trabalho. No período em que ela está fora, sua avó, uma pessoa que ela era muito próxima, acaba falecendo. Acompanhamos a jornada de luto de Alo enquanto ela se reaproxima de memórias de sua infância.

    A demo mostra algumas dinâmicas que estarão disponíveis no jogo finalizado. Minigames que representam as atividades do trabalho de Alo, exploração do apartamento onde ela mora e videochamadas com amigos são algumas das ações que pudemos conferir.

    Confesso que eu já havia ouvido falar desse game antes e estava bem curiosa para jogar a demo dele. Apesar de não ter data de lançamento, acredito que possa ser uma ótima escolha para quem gosta de jogos narrativos que misturam gerenciamento e missões. Além de tudo, o gráfico é lindo e a trilha sonora tem um charme todo especial.

    Hauntii

    Desenvolvido pelo estúdio Moonloop Games LLC, Hauntii será lançado pela publicadora Firestoke no próximo dia 23 de maio e, devo dizer, essa foi uma das demos que eu mais curti jogar.

    No game você é um fantasminha chamado Hauntii que está descobrindo o mundo além da vida. Sem saber nada sobre seu passado, ou como e quando faleceu, você deve explorar os diversos ambientes do jogo em busca de memórias que possam elucidar um pouco a sua situação.

    A exploração é deliciosa. A demo tem mais ou menos 1 hora de duração, e as animações de line art são belíssimas. Todo trabalhado em dois tons, o visual do game chama a atenção quase imediatamente, devido à criatividade empregada nos efeitos de ataques e teletransporte.

    Ao longo da gameplay você pode “assombrar” objetos, insetos, estátuas e coisas assim. Quando você assombra esse item, pode utilizá-lo para se locomover nos espaços que não possuem luz. Dessa forma, as ameaças não conseguem te alcançar.

    Na progressão da demo você também ganha um poder para atirar contra as ameaças, o que acaba facilitando bastante na locomoção. O jogo tem um mapa bem simples e muita coisa você deve ir descobrindo ao liberar mais espaços com luz. Isso ocorre, por exemplo, quando você assombra uma árvore e sacode, fazendo com que luzes caiam no solo e liberem um novo caminho.

    Essa dinâmica de exploração faz você perder a noção do tempo. É muito divertido encontrar itens escondidos nos objetivos possuídos.

    Baladins

    Baladins será lançado oficialmente no dia 15 de maio, mas você já pode conferir uma longa e divertidíssima gameplay durante o LudoNarraCon.

    O game da Seed by Seed e Armor Games Studios pode ser jogado por até 4 jogadores e possui uma estrutura muito parecida com RPG de mesa. Na história, o seu personagem é um baladin, figura que está sempre disponível para ajudar quem precisar. Durante o festival em Gatherac, algo sai errado e você fica preso em um looping do tempo.

    Dessa forma, com uma quantidade específica de passos que você pode dar e de ações que pode executar, você precisa achar uma forma de eliminar o looping temporal e salvar o reino de Gatherac.

    Todas as vezes que as 7 rodadas terminam, você volta para o início do mapa, mas mantém as missões de onde parou, o que é super desafiador. Há também momentos em que você precisa jogar dados e, somando com suas habilidades, tentar vencer um dos desafios impostos no caminho.

    Do que eu pude conferir, o game é bem desafiador e divertido. Me cativou demais!

    Nirvana Noir

    Desde a primeira vez que eu vi o trailer de Nirvana Noir, não teve um dia que eu não tenha pensado nele. Com um visual simplesmente único, que tem um jeitinho de desenho antigo, ver a demo dele na lista do evento foi uma das minhas maiores alegrias.

    Criado pela Feral Cat Den e publicado pela Fellow Traveller, no game você será um personagem chamado No Man que navega por duas realidades: Black Rapture e Constant Testament. Nesses mundos que brincam com o tempo e espaço você deve investigar situações e encontrar pistas relacionadas às suas missões.

    A demo do evento apresentou algumas dinâmicas em duas fases diferentes, mas sem revelar muito sobre a história – o que parecia ser um desafio! Em uma das missões você resolve enigmas por meio de combinações de letras, enquanto na outra você precisa resolver puzzles específicos e temáticos da situação.

    Em ambas as situações, Nirvana Noir mostrou que tem uma maneira bem interessante e diferente de apresentar a sua gameplay e que o visual é um fator importantíssimo na jogabilidade!

    Torço que esse jogo seja lançado em português brasileiro, pois os puzzles exigem que você tenha um amplo vocabulário para poder desvendar as pistas dos mistérios, e pode ser bem limitante para pessoas que não entendam outros idiomas.

    Acredito que Nirvana Noir possa ser um dos melhores jogos indie do ano devido à proposta inovadora e aparecer em várias premiações. Torço que realmente seja lançado ainda em 2024!

    Duck Detective: The Secret Salami

    A Happy Broccoli Games disponibilizou na LudoNarraCon a demo de Duck Detective: The Secret Salami, jogo que será lançado no dia 23 de maio.

    O game é uma aventura ao melhor estilo visual de Paper Mario que acompanha um pato detetive viciado em pão tentando solucionar um caso. Ele precisa do dinheiro para poder pagar o aluguel que está atrasado, pois gastou tudo em sanduíche.

    A demo é bem curtinha, mas durante os poucos minutos é possível entender como a jogabilidade de Duck Detective funciona e o que esperar da gameplay completa. Ao longo de uma mini missão, entrevistamos uma recepcionista e juntamos pistas para desbloquear uma área liberada apenas para funcionários autorizados.

    Essas pistas você encontra analisando papéis, quadros, desenhos e outros itens disponíveis no cenário. Tudo isso acompanhado de uma narração incrível e ótima trilha sonora.

    Fay’s Factory

    Fay’s Factory foi uma das gratas surpresas da LudoNarraCon desse ano. O game desenvolvido por Egor Dorogov já está disponível para compra no Steam em acesso antecipado e possui uma gameplay bem peculiar e divertida.

    No jogo você pode escolher entre diversos atributos para criar o seu personagem, que será o responsável por administrar uma fábrica que cria feitiços para serem usados em batalha. A cada embate, você precisa combinar seus golpes e elementos para alcançar um valor de dano alto, eliminando o seu oponente.

    Porém os pormenores deste trabalho são a parte mais interessante da história. Dependendo das características que você escolher para o seu personagem, e as suas respostas em algumas situações, sua jornada pode contradizer tudo aquilo que você acredita.

    Confesso que me vi totalmente envolvida pela história, jogabilidade e a forma como a progressão é desenhada. É um game que certamente vou conferir a versão completa!

    Follow the Meaning

    Em Follow the Meaning você precisa encontrar pistas e resolver puzzles em uma gameplay que parece saída de um gibi antigo. Uma aventura point-and-click, no jogo desenvolvido por HiKing Mind Studio e publicado pela Second Maze você será o Detetive Paul Trillby e deverá buscar informações sobre o que tá rolando do outro lado do muro da cidade.

    Os puzzles de Follow the Meaning são muito criativos e envolvem missões com combinações de imagens para liberar áreas escondidas. Ao longo da demo, você encontrará alguns itens que devem ser utilizados para abrir novas áreas que contêm outros puzzles.

    Apesar de curtinha, a demo é super bacana e me deixou com bastante vontade de curtir o jogo completo, principalmente pela dinâmica dos puzzles ser algo bem diferenciado e, ao mesmo tempo, um pouco nostálgico. Usando elementos como ilusão de ótica e informações escondidas em detalhes dos cenários, o game passa uma super vibe de Tintin, o que eu achei muito positivo.

    Great God Grove

    Os deuses estão insanos!! Em Great God Grove, game da LimboLane e Fellow Traveller, você deve descobrir por que tem uma fenda aberta no céu, por qual motivo os deuses estão brigando entre si e qual é sua função nisso tudo.

    Na demo, você passa por algumas missões que explicam como funciona a dinâmica do jogo. Apesar de não contar muita coisa, é possível entender de uma maneira satisfatória o plot principal da história: de tempos em tempos, os deuses se unem para evitar o apocalipse e nomear novos deuses que surgem de uma fenda do céu.

    Entretanto, dessa vez algo deu errado e o deus responsável por entregar comunicados com seu megafone desapareceu após xingar outros deuses e criar uma grande confusão. Suas ações geraram uma série de consequências e levaram Inspekta a se livrar do megafone.

    É a partir desse plot que o jogador deve usar o megafone encontrado para sugar palavras e mensagens dos NPCs e utilizá-las para resolver puzzles. Você literalmente suga frases inteiras que podem ser usadas para abrir novas áreas ou resolver as picuinhas dos deuses.

    Achei a gameplay bem diferente, pois mescla diversos gráficos diferentes entre 3D e 2.5D, além de utilizar marionetes em alguns momentos específicos da trama.

    Tom the Postgirl

    Por fim, Tom the Postgirl parece ser um jogo meio diabólico. Ao melhor estilo Junji Ito creepy cute das ideias, no game você será Tom, uma garota que foi enviada em uma caixa para os Correios quando era uma bebê e acabou se tornando uma carteira.

    Ao longo da demo você pode escolher entregar uma encomenda ou espiar o que tem dentro do pacote, stalkear as casas dos seus clientes e coletar itens estranhos pelo caminho. A história é muito estranha mas, ao mesmo tempo, parece divertidíssima.

    Os gráficos são todos desenhados à mão, o que de certa forma dá um ar ainda mais fofo e macabro, na mesma proporção.

    Infelizmente o game da Oopsie Daisies ainda não tem data de lançamento, mas vale a pena ficar de olho para quando a versão completa estiver disponível. Certamente é um jogo que em tudo para surpreender e se tornar o queridinho entre os fãs de jogos indie.

    O LudoNarraCon acontece até o próximo dia 13 de maio. Não deixe de conferir os games e aproveite para descobrir títulos indie que podem se tornar os seus novos favoritos!

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