More

    Nintendo na BGS 2024: Entrevista com Pilar Pueblita, gerente de RP para a América Latina

    A Nintendo esteve na Brasil Game Show (BGS) deste ano, fazendo com que sua presença na edição 2024 seja a quinta consecutiva desde 2018 – em 2020 e 2021 o evento não foi realizado por conta da pandemia de Covid-19. A maior feira de games da América Latina aconteceu neste ano entre os dias 9 e 13 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

    A gigante japonesa voltou a operar oficialmente em solo brasileiro no ano de 2020. Desde então, tem expressado o aumento do seu comprometimento com o Brasil, mercado que atualmente é considerado pela empresa como o mais importante na América Latina.

    Entre as novas medidas da empresa estão o aumento do número de jogos localizados para o português brasileiro e o lançamento tanto de jogos físicos e digitais, como de modelos do console Nintendo Switch, de modo simultâneo à distribuição em outros países onde a Big N opera, como Estados Unidos e Japão.

    O lineup de jogos da Nintendo na BGS 2024 contou com Super Mario Party Jamboree antecipadamente, pois o game só será lançado na próxima quinta-feira, 17 de outubro. Além do novo título de Mario e sua turma, a Big N também contou com os seguintes jogos em sua área no evento (acesse os links em cada título para ler o respectivo review aqui no site):

    Além desses, o estande da Nintendo também contou com duas áreas temáticas: uma de Pokémon, a outra com jogos clássicos da empresa. A primeira área disponibilizou os jogos Detective Pikachu Returns, New Pokémon Snap, Pokémon Legends: Arceus, Pokémon Violet, Pokémon Scarlet e Pokémon UNITE; enquanto a segunda ofereceu games que fazem parte da biblioteca do serviço Nintendo Switch Online.

    Na BGS 2024 tivemos a oportunidade de entrevistar Pilar Pueblita, gerente de Relações Públicas para a América Latina da Nintendo of America. Entre os assuntos abordados, a profissional destacou a recepção positiva de Echoes of Wisdom por parte do público, tanto nas redes sociais, como também na Brasil Game Show.

    “Se você for para a área da Zelda [na BGS], está cheia de pessoas. As pessoas querem jogar o jogo, querem experimentar a oportunidade de jogar um novo Zelda, o primeiro protagonizado pela princesa Zelda, e o primeiro da franquia completamente localizado para o português brasileiro. Então, a recepção de acordo com os comentários dos consumidores no Brasil, por ser um jogo localizado, é muito positiva”, relatou.

    Confira a seguir mais detalhes da nossa entrevista com a representante da Nintendo of America na BGS 2024.

    Entrevista com Pilar Pueblita (Nintendo of America) na BGS 2024

    Emerald Corp: Além do novo jogo de Zelda, está prestes a ser lançado Super Mario Party Jamboree, outro título também completamente localizado em português do Brasil. Esse jogo ainda tem o apelo de estar atrelado a uma promoção que inclui 3 meses da assinatura do Nintendo Switch Online. Qual é a avaliação de vocês a respeito da recepção do público brasileiro nas redes sociais e também até esse momento aqui na BGS?

    Pilar Pueblita: Estamos muito animados por trazer um produto antes do lançamento oficial aqui no Brasil. E eu vou te dizer algo: este é outro exemplo da importância do mercado brasileiro para a Nintendo, porque o Brasil é o único país latino-americano que tem uma demo para o Super Mario Party Jamboree antes do lançamento do jogo. E nós temos aqui no Brasil Game Show. Então, estamos muito animados.

    [Esse jogo conta com] total localização. Nós temos menus, direções, mas também a voz do narrador é uma voz brasileira. Vamos ver mais comentários no futuro, quando o jogo for lançado e todo mundo puder jogar. Eu estive visitando a área de Super Mario Party Jamboree várias vezes hoje e vi todo mundo se divertindo, vi todo mundo com um sorriso. Eu acho que eles estão se divertindo e a recepção é muito boa, mas isso é algo que veremos no futuro.

    Esse jogo é a festa do ano. Estamos diante do maior jogo da franquia Super Mario Party. São mais de 110 minigames, temos a adição de novos minigames e essa experiência com o board tradicional do jogo. Então estamos jogando a festa do ano com Super Mario Party Jamboree.

    Então essa adição dos três meses do plano individual do Nintendo Switch Online é também uma maneira de apresentar o novo Bowserathlon, que é um modo online em que você pode se conectar com seus amigos em todo o mundo, até 20 jogadores, todos eles precisam ter a assinatura do Nintendo Switch Online, e todos podem jogar juntos para derrotar Bowser, com os diferentes minigames e diferentes atividades. Queremos fazer com que mais pessoas fiquem juntas e essa é a razão pela qual estamos oferecendo, desde o lançamento do jogo, os três meses da assinatura individual de Nintendo Switch Online.

    Emerald Corp: A Nintendo atualmente está sendo capaz de trazer mídias físicas e consoles em day one para o Brasil. Quais foram os aprendizados logísticos desde que a empresa voltou a ter esse foco no nosso país?

    Pilar Pueblita: Eu não posso falar muito sobre a logística e o processo porque eu não sou parte da equipe. Mas uma das coisas que eu posso dizer é que disponibilizar os jogos físicos no Brasil já no dia do lançamento global é um grande esforço da equipe para lidar com esses desafios e processos logísticos. Isso é feito para mostrar à comunidade brasileira o quão importante ela e o país são para a Nintendo.

    […] os jogos mais recentes do Nintendo Switch estão disponíveis no Brasil já no dia do lançamento. Isso nos deixa muito animados. Nós vimos isso com The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom e vamos ver o mesmo com Super Mario Party Jamboree, então nós esperamos aumentar o número de jogos. Nós temos atualmente 23 jogos disponíveis para o Nintendo Switch que têm a opção da mídia física no país.

    É definitivamente um monte de aprendizado, mas nós estamos mostrando que podemos fazer isso. Então, espero que possamos ter mais e mais jogos na versão física, como também na versão digital da eShop, disponíveis no mercado brasileiro no dia do lançamento.

    Nintendo comparece à terceira edição seguida da Brasil Game Show após seu retorno ao país, ocorrido em 2020. Confira nossa entrevista com a Big N na BGS 2024
    Ricardo “Ricken” (Emerald Corp) e Pilar Pueblita (Nintendo) na BGS 2024

    Emerald Corp: A Nintendo anunciou o Nintendo Sound Clock: Alarmo e pegou todo mundo de surpresa. Podemos esperar esse produto chegando no Brasil também?

    Pilar Pueblita: Isso foi uma surpresa para todos. A Nintendo anunciou ontem (09/10) o produto, eles o apresentaram e agora está disponível nos Estados Unidos e no Canadá, apenas para os assinantes do Nintendo Switch Online. Então, por enquanto não há nada mais para compartilhar a respeito da expansão do produto, mas assim que tivermos mais informações vamos compartilhar.

    Emerald Corp: Sabemos que Super Mario Party Jamboree e Mario & Luigi: Brothership estarão localizados em português. Podemos esperar o mesmo para Metroid Prime 4: Beyond?

    Pilar Pueblita: Bem, eu não sei nada mais sobre o Metroid Prime 4 além de que será lançado em 2025. Naquela Nintendo Direct [realizada em junho deste ano] a Nintendo anunciou e mostrou um pouco do jogo, e no final diz que chegará em 2025. Essa é a única informação que eu tenho.

    Então, a Nintendo está trabalhando para aumentar o número de jogos disponíveis em português brasileiro, mas particularmente sobre esse título é algo que eu não posso compartilhar ou confirmar agora.

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    spot_img

    Artigos relacionados