More

    Legado de Martin Scorsese: Filmes influenciados por Taxi Driver

    Taxi Driver (1976) é um clássico atemporal do diretor Martin Scorsese, que até hoje é reverenciado e segue influenciando outros grandes diretores, como Quentin Tarantino e Gaspar Noé. Ambos consideram o legado de Scorsese como uma filmografia repleta de obras-primas.

    Inclusive rumores indicam que o possível último filme da carreira de Tarantino, The Movie Critic (previsto para 2024), será influenciado pela obra de Scorsese – mais especificamente a atuação de Robert De Niro em Taxi Driver.

    Mas por que o quinto filme dirigido por Martin Scorsese é tão influente até hoje?

    Além de ter vencido o Palme d’Or de 1976 e receber quatro indicações ao Oscar, Taxi Driver se destaca por ser um longa-metragem que realiza um primoroso estudo de personagem durante a caótica e decadente Nova Iorque dos anos 1970. O período é conhecido pela selvageria e marginalidade na cidade por conta do grande índice de violência e diversos protestos contra a guerra no Vietnã. 

    Para celebrar o recente lançamento do excelente Assassinos da Lua das Flores, hoje trago filmes que foram influenciados por Taxi Driver, uma verdadeira obra-prima de Scorsese, que assim como o longa-metragem, as produções listadas realizam estudos de personagens atormentados e complexos diante de uma sociedade decadente. 

    Vale ressaltar que na lista incluo outros filmes do próprio legado de Scorsese, pois seguem a mesma temática thriller psicológico e neo-noir e alguns críticos consideram como uma extensão de Taxi Driver. Também informo em qual plataforma de streaming os longas estão disponíveis atualmente.

    O Rei da Comédia (1982, Martin Scorsese)

    O clássico O Rei da Comédia foi lançado em 1982 e é uma das obras-primas mais conhecidas da filmografia de Martin Scorsese
    Créditos: Divulgação

    Sinopse: Jerry Langford (Jerry Lewis) é um consagrado apresentador de TV. Um dia, ao se encaminhar para o trabalho, ele é sequestrado pelo aspirante a comediante Rupert Pupkin (Robert De Niro) e sua amiga Masha (Sandra Bernhard). Para escapar da situação, Jerry concede a Rupert espaço em seu programa de TV, de forma que ele possa apresentar seu número.

    Onde assistir: Prime Vídeo, HBO Max, Star+

    Vivendo no Limite (1999, Martin Scorsese)

    Com Nicolas Cage e Patricia Arquette no elenco, Vivendo no Limite é outro filme de Martin Scorsese influenciado por Taxi Driver, obra do próprio diretor
    Créditos: Divulgação

    Sinopse: Frank Pierce (Nicolas Cage) trabalha como motorista de ambulância em umas das áreas mais violentas de Nova Iorque há anos e sofre com a pressão constante do trabalho.

    Ele e seus diferentes parceiros resgatam bêbados e traficantes, levando-os a hospitais superlotados e sem estrutura, onde a ordem de chegada determina quem morre e quem vive. Atormentado pela angústia, ele é assombrado pelos espíritos das pessoas que não conseguiu salvar. Frank quer deixar o emprego, mas algo o impede.

    Onde assistir: Star+

    Colateral (2004, Michael Mann)

    O filme Colateral (2004) do diretor Michael Mann é uma produção influenciada por Taxi Driver
    Créditos: Divulgação

    Sinopse: O taxista Max (Jamie Fox) está trabalhando em uma noite aparentemente tranquila de Los Angeles, até que pega como passageiro Vincent (Tom Cruise), um assassino de aluguel que está na cidade para completar o plano de um cartel do narcotráfico.

    Vincent precisa aguardar que as testemunhas de um crime morram e, para isso, conta com Max para despistar a polícia local e o FBI. Obrigado a seguir ordens, Max precisa ainda lutar contra a possibilidade de ser morto, pois Vincent pode usá-lo para proteção pessoal.

    Onde assistir: Prime Video e HBO Max

    O Abutre (2014, Dan Gilroy)

    O filme O Abutre, de Dan Gilroy, é fortemente inspirado em Taxi Driver, de Martin Scorsese
    Créditos: Divulgação

    Sinopse: Para enfrentar dificuldades de conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados.

    Onde assistir: Prime Video e HBO Max

    Você Nunca Esteve Realmente Aqui (2017, Lynne Ramsay)

    Dirigido por Lynne Ramsay, Você Nunca Esteve Realmente Aqui se inspira no legado de Martin Scorsese
    Créditos: Divulgação

    Sinopse: Joe (Joaquin Phoenix), um veterano de guerra, ganha a vida resgatando escravas sexuais presas em cativeiros, utilizando métodos brutais contra os responsáveis. Após uma missão mal sucedida em um bordel de Manhattan, a opinião pública se torna contra ele e uma onda de violência se abate na região.

    Onde assistir: Google Play

    Coringa (2019, Todd Phillips)

    Todd Phillips considera Taxi Driver como uma grande inspiração para seu trabalho em Coringa
    Créditos: Divulgação

    Sinopse: Isolado, intimidado e desconsiderado pela sociedade, o fracassado comediante Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) inicia seu caminho como uma mente criminosa após assassinar três homens em pleno metrô. Sua ação inicia um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne (Brett Cullen) é seu maior representante.

    Onde assistir: Prime Video e HBO Max

    Todd Phillips jamais escondeu a influência, inclusive mencionando Taxi Driver como a principal fonte de inspiração, conforme indica essa lista no site do Oscar.

    The Batman (2022, Matt Reeves)

    Matt Reeves confirma que Taxi Driver, de Martin Scorsese, foi uma importante inspiração para The Batman
    Créditos: Divulgação

    Sinopse: Após dois anos espreitando as ruas como Batman, Bruce Wayne (Robert Pattinson) se encontra nas profundezas mais sombrias de Gotham City. Com poucos aliados confiáveis, o vigilante solitário se estabelece como a personificação da vingança para a população.

    Onde assistir: HBO Max

    Assim como Todd Phillips, Matt Reeves é outro diretor que se inspirou em Taxi Driver para dar vida a um filme do universo da DC Comics.

    Créditos da foto de capa: Reprodução da foto de Martin Scorsese e Robert De Niro publicada pelo diretor em seu Instagram pessoal

    spot_img

    Artigos relacionados