More

    CRÍTICA – 13 Exorcismos é ruim para o diabo

    13 Exorcismos é um longa-metragem espanhol de 2022 que conta com a estreia do diretor Jacobo Martínez. O filme encontra-se atualmente disponível no Prime Vídeo.

    Sinopse

    Após uma sessão para invocar espíritos, Laura (Maria Romanillos) começa a se comportar de forma estranha e sinistra. Convencidos de que o demônio a possui, seus pais convocam o padre Olmedo, um dos 15 exorcistas autorizados pelo Vaticano a intervir em casos de possessão demoníaca.

    Análise de 13 Exorcismos

    Em 13 Exorcismos, acompanhamos Laura, que faz parte de uma típica família conservadora católica, que priva a jovem de ser divertida devido ao medo de cometer algum pecado. 

    Certo dia, a jovem decide fugir de casa para participar de uma festa de halloween com sua amiga. Nessa festa, a protagonista e outros jovens tentam entrar em contato com uma família que havia falecido.

    Após esse ritual, a jovem passa a se comportar de maneira estranha e sua família passa a realizar uma série de exames para saber o que vem ocasionando as mutilações e agressões aos colegas de turma.

    Desse modo, o longa espanhol segue a cartilha do subgênero de possessão demoníaca sem se reinventar, e acaba sendo mais um filme genérico do gênero.

    O enredo é previsível e desinteressante, mesmo que os atores tenham ótimas atuações. No entanto, apesar do roteiro ser fraco, a ambientação e maquiagem são ótimas. 

    Outro destaque vai para a atriz María Romanillos que realiza uma ótima atuação, principalmente no que se refere à sua fisicalidade para desempenhar os movimentos da personagem que está endemoniada.

    Falta inventividade para 13 Exorcismos, uma vez que mesmo se inspirando em casos reais de rituais que ocorreram na Espanha, ele acaba apenas sendo mais do mesmo, ou seja, mais uma paródia do Exorcista de 1973, assim como tantas outras obras de terror.

    Em relação à direção de Jacobo Martínez, notasse que o mesmo é um grande fã do clássico do William Friedkin, pois em diversas cenas vemos claras referências ao longa setentista. No entanto, o impacto visual não é o mesmo, sem conseguir aterrorizar, de fato, o espectador. 

    Veredito

    13 Exorcismos é mais um cover ruim de uma banda de rock in roll que conta com péssimo vocalista (diretor), mas que os demais integrantes fingem estar tocando bem (atores) em uma sinfonia desconexa e cafona.

    Nossa nota

    1,0 / 5,0

    Confira o trailer:

    spot_img

    Artigos relacionados