Invocação do Mal 4: O Último Ritual, o último filme da franquia, estreou nos cinemas de todo o Brasil em 4 de setembro. Dirigido por Michael Chaves, a produção conta com Vera Farmiga, Patrick Wilson e Mia Tomlinson no elenco principal.
Um dos casais mais famosos do cinema moderno não é de um filme de romance, muito pelo contrário. Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga) protagonizaram por 12 anos uma franquia que, mesmo a tropeços, se consagrou no terror, muito pela potência e carisma de seus protagonistas.
Invocação do Mal trouxe uma nova roupagem para os filmes do gênero, ao resgatar o que de fato sempre foi assustador: espíritos, casas mal-assombradas e famílias desesperadas, mas colocando no meio de tudo isso duas pessoas que compreendiam e se compadeciam das experiências vividas pelos outros. Não é por acaso que o diretor dos dois primeiros filmes e depois produtor da franquia, James Wan, se tornou um nome forte quando o assunto é filme de terror.
Mas, voltando à Invocação do Mal, o quarto filme, chamado de O Último Ritual, promete ser um ponto final à franquia principal, embora pareça que o Invocaverso (apelido dado pelos fãs) esteja longe de terminar. Neste último filme, Ed e Lorraine estão aposentados e sem dúvida cansados, o que os faz voltar à ativa é uma situação um tanto mais pessoal.
O filme de mais duas horas é dividido em dois núcleos, de um lado o casal Warren e sua filha Judy (Mia Tomlinson), agora adulta e prestes a se casar, mas ainda atormentada pelos espíritos, assim como sua mãe. Do outro lado, a família Smurl que, após receber um espelho maligno, passa a sofrer com possessões e presenças demoníacas na casa.
Ed e Lorraine demoram a aparecer na local e isso com certeza prejudica o filme, visto que a investigação do casal nas casas assombradas sempre foi o ponto alto de todos os anteriores, mas é compreensível que o diretor Michael Chaves queira contar uma história mais lenta para esse final. Inclusive, Chaves também foi o realizador do terceiro filme, que infelizmente não teve peso e deixou a desejar, o que não acontece aqui.
Então, por mais que os Warren demorem a entrar de fato em cena, existe uma história sendo contada, mais especificamente sobre um casal que já viveu de tudo juntos e que sempre tenta ajudar quem precisa. Judy, a filha, é quem lembra a eles de sua missão e também quem leva a família para o centro do sobrenatural.
A última meia hora de filme é corrida. Os Warrens chegam na casa dos Smurls para resolver a situação, mas acaba faltando mais interação e conexão, como houve nos dois primeiros filmes. Por outro lado, todo o clima tenebroso e as cenas de terror funcionam. Em especial, uma cena em que a boneca Anabelle gigante aparece para Judy, lembrando até mesmo um jogo de terror.
O filme, desta vez, acerta na direção, criando composições entre sombra e luz que remetem ao bem contra o mal, algo trabalhado em toda a trama. É obvio que existem os sustos baratos. O espírito de uma velha na frente de um carro, por exemplo, é algo que não convence mais, mas Invocação do Mal sabe ser sutil e escancarado quando quer.
De certa forma, é uma franquia que vai fazer falta. Vera Farmiga e Patrick Wilson encarnaram de forma esplêndida esses personagens. Farmiga sempre com um olhar penetrante, e Wilson com cuidado e zelo. É razoável que em seu filme de despedida a história seja mais sobre essa cumplicidade do que qualquer outra coisa, provando que filmes de terror raramente são realmente sobre sustos e seres malignos, mas sim o que vem depois deles.
Veredito
Invocação do Mal 4: O Último Ritual é um final apropriado ao casal mais adorado do cinema moderno de terror. Ed e Lorraine Warren se despedem em uma história que mais tem a ver com eles do que com a família que eles salvam, o que é realmente condizente. Ainda que o filme demore a mostrá-los em ação e tenha uma resolução muito rápida, é sempre revelador ver Vera Farmiga e Patrick Wilson juntos e o quanto eles conseguiram criar em uma franquia de terror.
3,5 / 5,0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Assista ao trailer: