More

    CRÍTICA – Disclaimer traz Cate Blanchett em trama sufocante

    Dirigida e roteirizada pelo vencedor do Oscar Alfonso Cuarón, Disclaimer é a série que adapta o thriller homônimo escrito por Renée Knight. A produção do Apple TV+ traz em seu elenco Cate Blanchett, Sacha Baron Cohen, Kevin Kline, Lesley Manville e Kodi Smit-McPhee.

    Os dois primeiros episódios já estão disponíveis no streaming, mas nós tivemos a oportunidade de assistir ao seriado completo. Confira nossa crítica sem spoilers da produção.

    Sinopse de Disclaimer

    A história acompanha Catherine Ravenscroft (Cate Blanchett), uma jornalista documentarista de televisão cujo trabalho se baseia em revelar as transgressões de instituições respeitadas há muito tempo.

    Análise

    Quando penso em Disclaimer, a palavra que mais me vem à mente é sufocante. Seja pela forma como Cuarón filma seus personagens, quase como um observador intruso que está próximo de cada detalhe da cena; seja pelo constante silenciamento de Catherine ao longo do desenrolar de sua história.

    É difícil não se sentir angustiado e nervoso a cada novo episódio da série, seja para o bem ou para o mal. Não há personagens plenamente adoráveis nessa trama, ao mesmo tempo em que é difícil odiá-los completamente.

    Há uma balanço genuíno e muito bem administrado por Cuarón que consegue, de forma efetiva, entregar partes da trama a cada novo capítulo sem deixar tudo completamente aparente.

    Na história, Catherine vê sua vida virar de cabeça para baixo após um grande segredo de seu passado vir a público. Não vou entrar em detalhes do plot de Disclaimer, pois é nas reviravoltas que mora o grande atrativo da produção, mas acredito que a série irá dividir o público seja pela escolha criativa de alguns de seus arcos, seja pelo fechamento de sua história. 

    Entretanto, é fato que Cuarón não teve medo de se comprometer a um universo de personagens cinzas. Cate Blanchett tem se especializado em escolher papeis complexos, e Catherine certamente entra nesse portfólio. Vale destacar que Blanchett consegue transformar até o material mais simples em algo digno de sua atuação, e aqui não é diferente.

    Como Catherine, Blanchett é vulnerável em diversos momentos e é de sua vulnerabilidade que vem também a sua maior força. Diversas são as cenas em que a atriz está sozinha e, mesmo sem falar nenhuma palavra, consegue criar laços com a audiência.

    Dirigida por Alfonso Cuarón, Disclaimer é a nova minissérie semanal do Apple TV+ baseada no livro homônimo escrito por Renée Knight
    Créditos: Apple TV+ / Divulgação

    Mesmo que Blanchett tenha em alguns episódios menos tempo de tela, a presença de Catherine é sentida em todas as situações (ou ansiada) e acredito que isso faça a personagem se destacar ainda mais positivamente.

    Vale destacar também o ótimo trabalho de Kevin Kline. O ator interpreta Stephen Brigstocke, um dos personagens mais importantes da trama, algo que ele faz de maneira segura e precisa, sustentando o desenvolvimento de Kline ao longo de toda a série.

    Mesmo que eu acredite que o arco desse, e de outros personagens da trama, pudessem ser muito melhor, não acho que afete a boa entrega dos atores a seus papeis. Kodi Smit-McPhee, por exemplo, é extremamente talentoso, mas é fato que seu personagem não é  tão bem aproveitado na trama – o que é uma pena.

    Um ponto que me causou bastante estranheza foi uso de uma narração por cima dos acontecimentos, como alguém que lê os personagens do lado de fora, algo que por vezes não funciona muito bem ou não se justifica totalmente. 

    A escolha é estranha porque o personagem de Kevin Kline já nos conta sua história quase em tempo integral, então esses dois elementos acabam colidindo em alguns momentos, tornando a abordagem um pouco repetitiva.

    Por fim, Disclaimer possui uma boa ideia e alguns episódios melhores do que outros, mas seu elenco é um grande trunfo que dá força para a produção. 

    Veredito

    Com os nomes de Alfonso Cuarón e Cate Blanchett, Disclaimer já chega como uma das séries mais importantes do ano. Um thriller intenso, a produção do Apple TV+ derrapa um pouco em sua construção, mas tem em seu elenco o seu grande ponto positivo. Se você gosta de séries desse gênero, certamente vale acompanhar.

    Nossa nota

    3,9  / 5,0

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    Assista ao trailer:

    spot_img

    Artigos relacionados