More

    CRÍTICA – Cangaço Novo é uma das melhores séries nacionais de 2023

    Cangaço Novo é a nova série do Prime Vídeo que estreou no último dia 17 de agosto na plataforma. A produção conta com 8 episódios e traz no elenco principal os atores Allan Souza Lima, Alice Carvalho, Thainá Duarte, Marcelia Cartaxo, Pedro Lamin e Ricardo Blat.

    Sinopse de Cangaço Novo

    Em Cangaço Novo, um bancário que mora em São Paulo vira um cangaceiro após descobrir que é herdeiro de um legado surpreendente no sertão nordestino.

    A série faroeste brasileira conta a história de Ubaldo (Allan Souza Lima), que não lembra de sua infância e está infeliz com seu emprego na capital paulista. Ele descobre que seu desconhecido pai morreu e que ele tem duas irmãs no interior do Ceará. Ao chegar lá, ele é impactado com os admiradores do falecido pai e a realidade das irmãs. Ubaldo cumprirá com o legado e virará o novo líder mítico da gangue?

    Análise

    Cangaço Novo é uma série brasileira que acaba sendo mais um ponto fora da curva nas produções do Brasil nesse ano de 2023. Assim como a excelente série Os Outros, da Globoplay, que também vem sendo um grande sucesso.

    Desse modo, em Cangaço Novo temos uma produção que apesar de sua autenticidade, tem grande influência em produções norte-americanas como Breaking Bad e Better Call Saul.

    A maneira como a edição conduz a narrativa da série é exatamente igual a de Breaking Bad, que inicia o episódio mostrando cenas em preto e branco do passado dos personagens e logo após alternando para o presente com cenas em cores. Desse modo, o enredo da trama vai sendo desenvolvido de maneira rápida. 

    E por falar em rápida, a produção é extremamente ágil com o desenvolvimento do enredo dos personagens e que, apesar de serem anti-heróis, logo o espectador vai estar torcendo por suas ações.

    Créditos: Divulgação / Prime Video

    Por mais que os personagens tenham várias camadas, acredito que com mais dois episódios a série desenvolveria ainda mais suas nuances. Embora isso não seja feito, o enredo não deixa furos.

    Agora quanto ao elenco, todo o cast é brilhante e contam com atuações excelentes que representam bem o povo do interior do nordeste brasileiro, mas sem ser estereotipado ou mesmo clichê. O destaque vai para os atores Allan Souza Lima (Ulbado) e Alice Carvalho (Dinorah), ambos roubam a cena em suas atuações.

    Allan faz o típico bom moço da cidade grande que chega no interior se sentindo esperto, mas que logo perde esse seu lado ingênuo e vai entrando de vez no mundo da criminalidade. Toda a construção de Ulbado tem diversas camadas que são semelhantes a de Walter White (Breaking Bad), que começa sendo bom samaritano, mas que devido às circunstâncias vão abraçando de vez seu lado sombrio.

    Enquanto Alice Carvalho da vida a uma personagem determinada, destemida e fria em algumas situações, mas que apesar da sua frieza ser grande, a mesma tem o seu momento amável com seu parceiro de crime Raul (Rafael Losso). A atuação de Alice é tão poderosa que comparo sua personagem com a Furiosa de Mad Max: Estrada da Fúria. Digamos que ela seja a Furiosa do Cangaço.

    Créditos: Divulgação / Prime Video

    Além das incríveis atuações, os diálogos são excelentes e repletos de dialetos e gírias do nosso cotidiano que deixam a produção ainda melhor. Em diversas situações tensas, os diálogos deixam a série com aspecto hilário. Outro destaque vai para as cenas de ação no sertão que são de tirar o fôlego. Toda essa região do Brasil deixa a série com um visual incrível e com tom de neo western como no filme Onde os Fracos Não Têm Vez.

    Toda a série é simplesmente impecável, seja na atuação, ação, direção, diálogos e ambientação. Bem como a trilha sonora, que foi feita uma curadoria certeira com inclusão de Nação Zumbi, Zé Ramalho e Clube da Esquina. Todas são bem encaixadas no momento exato da cena, mas definitivamente a minha música favorita da série foi “Tudo que você podia ser” do álbum Clube da Esquina. O modo que essa canção é incluída é excepcional. 

    Veredito

    Cangaço Novo é uma das melhores séries de nosso país lançada em 2023, que não segue uma cartilha de clichês de outras produções nacionais.

    Aqui temos uma trama frenética e que se baseia na realidade da série de assaltos a banco, que vem sendo tão recorrentes nos últimos anos no interior do Brasil, para contar uma história contundente e com um excelente desfecho.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer:

    spot_img

    Artigos relacionados