Wolverine Snikt é um quadrinho escrito e desenhado pelo mangaká Tsutomu Nihei e com cores Guru Efx.
A obra já havia sido publicada no Brasil pela própria editora Panini Comics, mas foi republicada em 2023.
O quadrinho conta com capa cartão e 136 páginas.
Sinopse
Nas páginas de Wolverine Snikt, pelo aclamado mangaká Tsutomu Nihei (BLAME!), Wolverine é a única esperança dos poucos humanos remanescentes numa dimensão arruinada em que mutantes e humanos lutam para sobreviver contra tenebrosos organismos robóticos.
Será ele capaz de salvar o dia e manter a própria humanidade ou suas escolhas o forçarão ao ódio descontrolado e animal que vive dentro dele?
Análise de Wolverine Snikt
Wolverine é um dos personagens mais emblemáticos do Universo Marvel, e até hoje ele continua a ter histórias memoráveis, com cada quadrinista trazendo uma nova visão para o canadense mais casca grossa da Marvel. Apesar de contar com diversos clássicos, Wolverine: Snikt é uma das menos destacadas pelos fãs do carcaju.
A obra se destaca como um ponto fora da curva, especialmente por contar com o mangaká Tsutomu Nihei (Blame), que apresenta um enredo simples e repleto de ação, aliado à sua arte inconfundível que mescla o cyberpunk com um futuro pós-apocalíptico de forma impactante.
No início, a narrativa se passa nos dias atuais, com Wolverine vagando pela cidade de Nova York. No entanto, Logan logo é abordado por Fusa, uma jovem que vem do futuro, ano de 2058, e precisa de sua ajuda para eliminar uma espécie de andróide chamada Mandato, que exterminou parte da população.
Nesse contexto, apenas o adamantium presente no corpo do Wolverine pode penetrar no núcleo desses andróides e impedir que continuem destruindo a raça humana. Embora a obra tenha uma clara influência do filme O Exterminador do Futuro, o enredo do quadrinho é fluido, apresenta o essencial e conduz a trama de forma eficiente, colocando o carcaju em ação neste futuro distópico.
A história não se propõe a criar novas características para o Wolverine ou a trazer camadas profundas de desenvolvimento para os outros personagens. A obra tem poucos diálogos, e, assim como em Blame, o mangaká não se preocupa em explicar muitos conceitos do universo. Mesmo sem essas explicações, a narrativa acaba sendo satisfatória.
Embora o enredo seja simples, a narrativa gráfica é espetacular, destacando-se com cenas de ação impressionantes em um cenário vasto e devastado pela destruição causada por Mandato. O traço de Tsutomu Nihei se encaixa perfeitamente com a intensidade de Wolverine.
Em relação às colorizações realizadas pelo ilustrador Guru Efx, o artista faz um trabalho fantástico, dando o tom certo para o clima do quadrinho e harmonizando perfeitamente com o traço de Tsutomu Nihei.
Com essa premissa, o quadrinho se desenvolve em uma narrativa dinâmica e coesa, não economizando criatividade nas cenas de ação eletrizantes. Além disso, apresenta um Wolverine com um design cru e muito impactante.
Minha única ressalva vai para o desenvolvimento superficial do universo. Embora o pouco que é apresentado seja interessante, o autor poderia explorar mais nuances desse futuro sombrio.
Talvez a história de Wolverine: Snikt não impressione o fã mais fervoroso, mas garanto que é um ótimo trabalho que cumpre sua função de apresentar o personagem sob uma perspectiva diferente, com um estilo único e visceral a cada página virada.
Veredito
Wolverine Snikt é uma obra que faz jus à sua onomatopeia e traz uma história visceral e objetiva, não se preocupando em se aprofundar mais a fundo dentro desse universo. Ainda assim, acaba sendo mais uma ótima história do Carcaju mais conhecido da cultura pop.
4.0/5.0
Autor: Tsutomu Nihei
Editora: Panini Comics
Páginas: 144
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!