Lançado em 6 de junho de 2023, Diablo IV é o quarto jogo da série principal e o décimo dessa franquia de sucesso da Blizzard. O jogo de RPG de ação está disponível para PC (via Battle.net), PlayStation 4 e PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X | S.
No mundo aberto de Diablo IV, Lilith retorna com sede de vingança contra Inárius, que a baniu para o abismo em resposta às ações violentas que a filha de Mephisto desencadeou no passado com o objetivo de proteger os nesfalem, seus descendentes híbridos.
Santuário – a terra criada por Lilith e Inárius – agora está em uma era de escuridão e sofrimento, fazendo com que a humanidade agonize sem saber qual será seu destino.
Confira a seguir o review sem spoilers de Diablo IV jogado no PC.
Análise de Diablo IV
Joguei um game da franquia pela primeira e única vez no começo dos anos 2000, com Diablo II. Não sou grande conhecedor de toda a série, mas guardo boas memórias da experiência com o segundo título da saga.
Essas lembranças foram mais do que suficientes para que Diablo IV despertasse meu interesse. E bem, devo dizer que meu feeling para retornar à franquia estava certo.
O quarto jogo da série principal reúne elementos que estavam vivos na minha memória, potencializando-os com mecânicas e recursos dos dias atuais. A empolgação que senti quando criança curtindo um jogo da magnitude de Diablo II para época foi a mesma agora com o viciante Diablo IV.
O jogo começa com um tutorial não tão curto, mas bastante prazeroso e essencial para ensinar o básico para encarar as primeiras horas do game. São tantas possibilidades que seria impossível um tutorial cobrir tudo sem ser exaustivo, e felizmente o jogo pouco a pouco apresenta as possibilidades em uma cadência muito boa.
Diablo IV oferece 8 trilhões de combinações de aparência no total, com riqueza de detalhes que vão desde a cor dos olhos até penteados insanos e marcas corporais. Também conta com uma infinidade de equipamentos que, de modo prazeroso, a cada combate somos agraciados como recompensa por derrotar os inimigos.
Muitos equipamentos podem ser reciclados para gerar novas combinações cosméticas. É realmente um prato cheio para quem valoriza criar um avatar autêntico.
Outra área com vastas possibilidades é a árvore de habilidades com ataques passivos, elementais, ofensivos, defensivos e muito mais. A customização de builds é riquíssima em Diablo IV, de modo que o jogo é um constante convite à customização não só do visual, como também das habilidades, que podem ainda ser remanejadas sem precisar iniciar um novo jogo.
A árvore de habilidades extensa se torna ainda mais interessante pelo fato de que são cinco classes para escolher no início do jogo: Bárbaro, Druida, Necromante, Renegado e Mago. Escolhi o Renegado e priorizei jogar com uma build equilibrada entre rápidos ataques de curta e longa distâncias.
A progressão de dificuldade é também outro aspecto muito bem feito. Os desafios aumentam em todo o mapa conforme você sobe de nível, dificultando ainda mais também as masmorras e os chefes de mundo.
É graças à ótima cadência da progressão que sempre fará sentido experimentar novas builds, produzir novos elixires e refinar constantemente a estratégia.
Após zerar a campanha principal, Diablo IV expande a já longa lista de possibilidades para criar builds usando pontos de excelência. Ou seja: Você se aventura sempre tendo vontade de experimentar novas armas e habilidades, e quando conclui a história, o jogo continua dando motivos para renovar a gameplay.
Um ótimo mundo aberto que tanka
O grande mundo aberto de Diablo IV oferece uma exploração sempre convidativa e constantemente desafiadora. Você dá alguns passos rumo a um objetivo e logo enfrenta uma horda de inimigos. Caminha mais alguns segundos e está em perigo novamente.
Os combates são muito bem balanceados, fazendo com que a curva de aprendizagem seja prazerosa e desafiadora ao mesmo tempo. Novos itens úteis são encontrados frequentemente, além de não ser difícil encontrar inimigos que dropam poções. É a receita perfeita para ser uma experiência viciante.
Os objetivos da história principal, e a narrativa em si, são cativantes. Mas sempre há um bom motivo para se distrair. O encontro constante com inimigos, as 120 masmorras, os altares de Lilith, os chefes de mundo, as fortalezas, as side quests… Tudo é um agradável convite para desviar o foco, pois cada experiência é sempre recompensadora.
No PC, o ótimo mundo aberto repleto de combates roda com muita naturalidade. A gameplay raramente apresenta alguma queda de framerate, e particularmente não experienciei nenhum bug jogando como Renegado.
Tecnicamente o jogo se destaca também pela qualidade sonora, tanto pela dublagem dos personagens, como também pela ambientação criada pelas trilhas e, principalmente, pelos sons dos combates.
A experiência ganha novos significados após concluir a história principal, pois é quando se habilita o PvP. O combate com outros jogadores se torna uma caçada intensa pelas melhores recompensas de Santuário. É mais uma oportunidade para Diablo IV convidar você a experimentar novas builds, novas classes e se manter viciado no jogo.
Tudo isso pode se tornar ainda melhor com a inclusão gradual das temporadas, fazendo com que um jogo que tem uma história principal com potencial para durar pelo menos 40 horas se mantenha interessante por muitos anos com uma boa dose de renovação de tempos em tempos.
Veredito
Diablo IV oferece uma excelente experiência que reúne o que a franquia havia feito de melhor com o que há de mais notável em RPG de ação.
O jogo é muito viciante e com um ótimo fator de rejogabilidade, pois consegue equilibrar bem a progressão de dificuldade e as recompensas no mundo aberto, enquanto constantemente estimula que você explore novas combinações de builds e refine sua estratégia.
Com certeza Diablo IV é um jogo essencial para fãs de RPG de ação e hack ‘n’ slash.
5,0 / 5,0
Assista ao trailer da gameplay de Diablo IV:
Veja mais conteúdos de games aqui na Emerald Corp.
Ficha técnica de Diablo IV
Lançamento: 6 de junho de 2023
Desenvolvido e publicado por: Blizzard Entertainment
Plataformas disponíveis: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X | S
Número de jogadores: 1 e multiplayer online
Gêneros: RPG de ação, Hack ‘n’ Slash
Idiomas: Português (Brasil), Alemão, Chinês (simplificado), Chinês (tradicional), Coreano, Espanhol, Espanhol (México), Francês (França), Inglês, Italiano, Japonês, Polonês, Russo, Turco
Preço: A partir de R$ 349,90 (edição padrão)