More

    CRÍTICA – As Tartarugas Ninja: Caos Mutante é uma animação de alta qualidade

    As Tartarugas Ninja: Caos Mutante (Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutant Mayhem) chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 31 de agosto. A animação é mais uma adaptação da história clássica dos personagens, desta vez voltada para um público mais jovem.

    O elenco de voz original de As Tartarugas Ninja: Caos Mutante possui grandes nomes como Seth Rogen, Jackie Chan, Giancarlo Esposito, Paul Rudd, John Cena, Ice Cube e Post Malone. Já o elenco de protagonistas é composto pelos iniciantes Nicolas Cantu, Micah Abbey, Brady Noon e Shamon Brown Jr.

    Confira abaixo nossa crítica sem spoilers do filme.

    Sinopse de As Tartarugas Ninja: Caos Mutante

    Os irmãos Tartaruga trabalham para conquistar o amor da cidade de Nova York enquanto enfrentam um exército de mutantes.

    Análise

    A nova animação das Tartarugas é uma grata surpresa de 2023. O estilo de animação é, certamente, um dos grandes pontos positivos do filme. Com uma estética similar à aplicada em Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, As Tartarugas Ninja: Caos Mutantes cria uma identidade diferenciada para os personagens que conhecemos há tantos anos.

    É interessante como a franquia consegue se renovar ao longo do tempo. Passando pelos desenhos antigos, o filme dos anos 1990, os jogos de videogame, o live-action tenebroso de 2014 produzido por Michael Bay; as Tartarugas já rumaram para caminhos bem específicos e sempre acham uma nova forma de impactar o público que não teve contato com os materiais anteriores.

    A animação de 2023 é, provavelmente, um dos melhores produtos recentes da franquia. Isso porque, além de trazer um design diferenciado, o trabalho de aproximar os personagens da nova geração de possíveis fãs foi muito bem executado. A história das Tartarugas Ninja é universal e muito se pauta nas temáticas de aceitação, busca pela própria identidade e a importância da família.

    Atrelada a um senso de humor marcante e ótimas cenas de luta, Tartarugas Ninja: Caos Mutante tem todos os elementos necessários para manter uma legião de fãs interessados por muitos e muitos anos, tanto os mais antigos que consumiram as histórias lá nos primórdios, como as crianças de hoje em dia.

    Créditos: Divulgação / Paramount

    Sendo assim, acredito que focar na trama das Tartarugas adolescentes, e seus sonhos de serem como outros jovens normais, é uma abordagem certeira e que funciona muito com a inserção de elementos dos dias atuais – como celulares, lives, Kpop e trends do TikTok.

    Na história, Donatello (Micah Abbey), Michelangelo (Shamon Brown Jr.), Leonardo (Nicolas Cantu) e Raphael (Brady Noon) decidem se tornar heróis para ganhar o amor dos humanos e, assim, serem aceitos pela sociedade. Afinal, como eles são Tartarugas mutantes, não é como se os humanos os aceitassem facilmente.

    Desta forma, eles se unem a April (Ayo Edebiri), uma adolescente que trabalha no jornal de uma escola, para investigar o vilão Super Mosca (Ice Cube) que está causando o caos na cidade. Ao descobrirem que Super Mosca é, na verdade, um mutante, as Tartarugas se veem diante de um dilema.

    Apesar de ter uma construção comum e até bem clichê, que lembra o desenrolar de outras animações famosas, Tartarugas Ninja: Caos Mutante se destaca pelos debates sobre família e dever, criando momentos emocionantes entre os protagonistas e seu pai Splinter (Jackie Chan). Tudo isso com ilustrações belíssimas, que preenchem a tela com cores vivas e vibrantes.

    Créditos: Divulgação / Paramount

    O fato de serem quatro crianças ingênuas e muito bem-humoradas torna a animação ainda mais bacana, pois diversos são os momentos em que você dá risada de alguma besteira falada por Michelangelo e Raphael, ou da zoação que eles e Donatello fazem de Leonardo. Leonardo, inclusive, é o personagem que mais se beneficia dessa nova versão das Tartarugas Ninja, pois ele deixa de ser apenas um chato para se tornar um chato legal!

    O elenco de dublagem brasileiro consegue pegar a essência do elenco de voz original e elevar a novos níveis. Como todo mundo sabe, a dublagem brasileira é a melhor do mundo, e Rodrigo Ribeiro, Victor Hugo Fernandes, Enzo Dannemann, Arthur Carneiro e Any Gabrielly dão show nos papéis principais!

    Veredito

    As Tartarugas Ninja: Caos Mutante é uma gracinha! Uma animação linda, com um estilo incrível e que encanta desde a primeira cena. A história é divertida e os personagens mantêm a essência da franquia clássica que tanto amamos! Vale muito a pena conferir na telona dos cinemas.

    Nossa nota

    3,8 / 5,0

    Assista ao trailer:

    spot_img

    Artigos relacionados