Onion Assault é o mais novo jogo solo de Bertil Hörberg, dono da Hörberg Productions, estúdio criador do bem avaliado Gunman Clive (2012). O novo game plataforma 2D do desenvolvedor sueco foi lançado em 26 de janeiro para PC (Steam) e Nintendo Switch.
Nesse novo jogo de ação e plataforma, você deve derrotar o terrível Croquetto Empire, que está tentando conquistar Onionia. É possível controlar o destemido fazendeiro ou sua mãe para impedir a invasão do exército fascista.
São 16 níveis com grande variedade de ambientes, obstáculos, inimigos e chefes gigantes. A gameplay de Onion Assault é inspirada em clássicos 8-bit do gênero, em especial Super Mario Bros 2 (1988).
Confira nosso review do jogo para o Nintendo Switch.
Análise de Onion Assault
Onion Assault revisita os clássicos plataformas do Nintendinho e do Super Nintendo, trazendo ao PC e ao Nintendo Switch um jogo com uma bela arte gráfica 3D colorida e cheia de vida.
É seguro dizer que Bertil Hörberg faz uma verdadeira homenagem aos clássicos, mas também ousa ao trazer uma gameplay fluida, sem problemas de performance e com personagens com mobilidade que faz jus aos dias atuais.
Além da ótima mobilidade, Onion Assault se destaca pelo excelente trabalho 3D e level design, atributos responsáveis por criar ambientes vivos. A perspectiva visual é importantíssima para tornar cada fase diferente entre si e renovar a experiência nível por nível.
Pequenos detalhes na profundidade vão te fazer cair em buracos se você não prestar bem atenção onde está pisando. É incrível como Onion Assault trabalha bem a qualidade visual para dar vida aos ambientes, tornando a própria fase como uma espécie de adversário.
Um outro ponto inteligente do jogo é o uso de elementos naturais, como acúmulos de areia e neve, para que sejam uma espécie de puzzle rápido que você precisa resolver para avançar. Os próprios inimigos muitas vezes devem ser usados como peças de um quebra-cabeça para seguir em frente.
A referência direta a Super Mario Bros 2 é a possibilidade de subir nos adversários e pegá-los para usá-los como arma. Onion Assault acrescenta a essa mecânica clássica o toque repetitivo no botão para pegar oponentes maiores, como tanques de guerra, e obstáculos dos ambientes.
A história em si é apenas detalhe, pois o jogo é bem direto. Mal há espaço para diálogos, e acredito que isso não traga nenhum prejuízo ao game.
Por serem 16 fases e mal existir diálogos, Onion Assault é um ótimo passatempo que pode ser zerado em um fim de semana. Dependendo da sua habilidade em plataformas clássicos, é possível que renda umas 5 horas de gameplay, uma duração bastante justa para a experiência oferecida.
Veredito
Onion Assault é uma ótima surpresa indie logo cedo em 2023! O novo jogo do desenvolvedor sueco Bertil Hörberg é uma verdadeira homenagem ao passado, com refinamentos que o tornam um jogo plataforma essencial para fãs do gênero.
5,0 / 5,0
Assista ao trailer de Onion Assault:
Informações técnicas de Onion Assault
Lançamento: 26 de janeiro de 2023
Desenvolvido e publicado por: Hörberg Productions
Plataformas disponíveis: PC (Steam) e Nintendo Switch
Número de jogadores: 1
Gêneros: Plataforma 2D, Ação, Arcade
Idiomas: Alemão, Espanhol, Francês, Holandês, Inglês, Italiano, Português (Portugal)
Preço: R$ 26,00 (Nintendo eShop), R$ 26,49 (Steam)