The First Berserker: Khazan é um RPG de ação intensa com elementos de soulslike desenvolvido pelo estúdio Neople. O jogo foi lançado pela publisher Nexon em 27 de março para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
Esse novo soulslike do mercado é ambientado cerca de 800 anos antes do início de Dungeon & Fighter (DNF). O game permite que você explore o continente de Arad e descubra a história não contada do general Khazan.
A jornada impõe desafios estratégicos contra uma variedade de inimigos e chefes lendários, além de exigir que se domine um sistema de combate profundo para se tornar o primeiro Berserker e trilhar o caminho da vingança de Khazan.
Tivemos duas oportunidades de avaliar The First Berserker: Khazan anteriormente, sendo uma na gamescom 2024 da Alemanha, e outra por meio de primeiras impressões do teste beta fechado.
A seguir, leia nosso review definitivo do jogo para PlayStation 5.
Análise de The First Berserker: Khazan
Já faz um tempo que a indústria de games vem tendo inúmeros lançamentos no gênero soulslike. Por consequência, esse subgênero de ação intensa vem se saturando, mesmo para os fãs mais fervorosos, visto que muitos apenas surfam essa onda sem trazer novos elementos.
No entanto, alguns acabam se destacando no mercado, seja pelo level design ou pela narrativa, mantendo a qualidade alta que os gigantes do gênero possuem e com isso que hoje destaco o excelente The First Berserker: Khazan.
Em The First Berserker: Khazan temos uma história de vingança ambientada em mundo dark fantasy no qual assumimos o controle do general Khazan, que é falsamente acusado de traição. Após sobreviver à morte, ele parte em uma jornada no universo de Dungeon & Fighter para se vingar de seus algozes.
Desse modo, a narrativa é desenvolvida apresentando todos os bons elementos de jogabilidade que temos nos jogos da FromSoftware, o que acabou sendo familiar e desafiador para mim. Apesar de ser um soulslike, o jogo é muito mais acessível por ter uma jogabilidade bastante suave e acaba não sendo truncada, como na série de jogos Dark Souls.
Nesse sentido o combate é absurdamente visceral e muito divertido em sua resposta flexível, com grande fluidez na hora de desviar dos ataques. Todos esses pontos de sua jogabilidade acabam tornando o jogo viciante mesmo para quem não é um fã do subgênero.
E por falar em jogadores que querem distância do soulslike, o game possibilita alternar a sua dificuldade entre o fácil e normal logo após concluir a primeira missão. Isso é um ponto que pode ser interessante para quem sente que a gameplay desafiadora desse estilo de jogo não é convidativa, que por vezes beira à injustiça até mesmo para os fãs “masoquistas”.
No entanto, destaco que mesmo tendo essa alternância para o modo “fácil”, o jogo não suaviza em sua dificuldade, parecendo que você segue jogando no nível padrão. Espero que futuramente seja corrigida essa falta de balanceamento entre os modos.
Agora, em relação ao seu estilo gráfico, The First Berserker: Khazan é impecável no design dos personagens, que são muito bem estilizados com suas armaduras. O visual artístico remete a um anime de dark fantasy, que também achei semelhante ao do jogo Code Vein (2019).

Em contrapartida, o jogo acaba falhando em seu design de fases, que coloca uma quantidade satisfatória de inimigos em determinado ponto, mas que se você tentar avançar sem enfrentá-los poderá ocasionar numa horda de inimigos em seu encalço e te sufocando para enfrentá-los.
Embora torne a experiência mais desafiadora, isso acabou me atrapalhando na progressão do mapa. Portanto, antes de avançar, certifique-se que tenha aumentando o seu nível, pois caso não faça, sua jogatina poderá ter uma dificuldade a mais.
Outra característica muito interessante que achei foram as inúmeras armadilhas que existem no mapa, o que tornou a exploração das áreas ainda mais intensa, seja pela pressão dos inimigos, como pelo risco de perder pontos de experiência e dinheiro em uma armadilha aleatória.
Veredito
The First Berserker: Khazan é um ótimo soulslike que se destaca entre outros jogos do subgênero, apresentando uma história simples e objetiva em seu desenvolvimento. Além disso, traz uma jogabilidade extraordinariamente visceral e divertida.
4,5 / 5,0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Assista ao trailer:
Ficha técnica de The First Berserker: Khazan
Lançamento: 27 de março de 2025
Desenvolvido por: Neople
Publicado por: Nexon
Plataformas: PC (via Steam), PlayStation 5 e Xbox Series X|S
Número de jogadores: 1
Gêneros: RPG de Ação, Soulslike
Idiomas: Alemão, Chinês (simplificado), Chinês (tradicional), Coreano, Espanhol (México), Francês (França), Inglês, Italiano, Japonês, Português (Brasil), Russo
Preços: Versões a partir de R$ 299,90. Demo gratuita disponível em todas as plataformas.