Lançado em 24 de fevereiro de 2023 para Nintendo Switch, Kirby’s Return to Dream Land Deluxe é a versão remasterizada e com novos recursos adicionados ao jogo original, lançado em 2011 para Nintendo Wii. O game está disponível em português brasileiro.
O novo título remasterizado de Kirby para o Nintendo Switch mantém a aventura da bolinha rosa e seus amigos tentando ajudar Magolor a reconstruir sua nave, após misteriosamente cair no planeta Pop.
Em Kirby’s Return to Dream Land Deluxe, você pode jogar solo ou em modo multijogador para até 4 pessoas, que podem controlar o Rei Dedede, o Meta Knight, o Waddle Dee Bandana ou o próprio Kirby em suas variações coloridas.
O personagem principal conta com mais de 20 habilidades tradicionais da franquia, além da estreia da areia e de maqui, uma espécie de pequeno “Mecha Kirby”. Há também as super-habilidades, que garantem um poder especial em determinados momentos das fases e jogam os adversários para longe.
O multiplayer também está disponível para os modos de jogo adicionados ao remaster: Parque Magolândia (minijogos), Extra (modo história com inimigos maiores), A Arena (time attack contra todos os chefões) e o Epílogo de Magolor (uma aventura inédita).
Além disso, o jogo conta também com um cinema para rever momentos da sua aventura, um jukebox para ouvir cada trilha sonora do game, e um acervo mostrando aventuras passadas de Kirby.
Confira a seguir o review de Kirby’s Return to Dream Land Deluxe.
Análise de Kirby’s Return to Dream Land Deluxe
Remasterizações são polêmicas. Muitos acreditam que é desnecessário voltar ao passado para trazer uma versão mais polida às plataformas atuais.
Eu respeito essa opinião, mas discordo. E jogos como Kirby’s Return to Dream Land Deluxe e outras remasterizações dos últimos anos, como o recente Metroid Dread Remastered, me fazem entender essas versões como essenciais.
Considero válido o esforço de remasterizar jogos porque é uma forma de trazer ao público atual jogos que mereciam mais atenção no passado, ou ainda aqueles que são verdadeiras joias atemporais. Mas só isso nem sempre é capaz de justificar a remasterização, pois muitas acabam não tendo o polimento necessário.
Kirby’s Return to Dream Land Deluxe se destaca pelo seu ótimo polimento que o faz parecer um remake, na verdade. Os méritos da aventura remasterizada da bolinha rosa são muitos e vão além do aspecto gráfico.
Mas sim, é preciso destacar a parte gráfica. Afinal, são os gráficos em alta definição e uma boa performance os primeiros elementos que irão chamar atenção do público e gerar interesse em comprar um jogo remasterizado. E a aventura Deluxe de Kirby se destaca em ambos requisitos, inclusive no modo portátil e jogando em multiplayer.
Dito isso, bora falar dos outros méritos de Kirby’s Return to Dream Land Deluxe.
Eu não joguei o título lançado para o Wii, mas confesso que fico muito feliz por agora ter a oportunidade de jogar no Nintendo Switch um game relaxante, que segue as melhores práticas de um bom plataforma 2D, e ainda com um ótimo level design.
Existe uma progressão no level design desse jogo que faz sentido. Algumas fases contam com elementos escondidos, que exigem um pouquinho mais de atenção ao avançar para encontrar um item importante. Nada inovador, mas apesar de fazer sentido, me parece um pouco desbalanceado aqui.
Acredito que nesse quesito de esconder áreas e itens nas fases poderia voltar ainda mais às raízes dos plataformas, inclusive usando aquele tradicional fim de fase para ter um item ou uma passagem escondida.
Mas mesmo assim, o saldo geral do level design de Kirby’s Return to Dream Land Deluxe é ótimo. Isso porque na última área do planeta Pop e nas fases do planeta seguinte há boas surpresas que geram uma agradável sensação quando encontramos. A exploração é menos linear, principalmente nas fases escuras, e os locais onde há algo secreto são menos óbvios.
É numa dessas ocasiões que se pode encontrar uma área com um easter egg da HAL Laboratory! Por falar em easter eggs, esse é outro ponto muito legal em Kirby’s Return to Dream Land Deluxe.
A habilidade Kirby lutador faz com que o protagonista seja uma espécie de Ryu de Street Fighter. Há um chefe macaco, Goriath, que se transforma em Super Sayajin quando você tira metade da vida, e ele também usa um golpe tipo Kamehameha. Isso sem falar no design de algumas fases que lembram muito os ambientes dos games mais clássicos de Sonic.
Embora Kirby’s Return to Dream Land Deluxe seja um jogo fácil, como de costume da franquia, é seguro dizer que com o acréscimo do Epílogo de Magolor a diversão fica na casa das dezenas de horas.
O Epílogo de Magolor é um ótimo modo
A gameplay do modo história é praticamente o tradicional plataforma 2D, exceto por um breve momento em que controlamos Kirby durante um shooter estilo Space Invaders.
O Epílogo de Magolor é uma aventura inédita que acrescenta uma experiência de plataforma 2D com RPG ao jogo original. Isso porque é preciso recuperar as habilidades de Magolor conforme vamos pegando pontos de magia nas fases. Dessa forma, novas fases vão se abrindo, entre elas algumas para usar habilidades específicas.
Além disso, o jogo possibilita escolher quais habilidades serão melhoradas a cada vez. Então o game plataforma traz essa pequena progressão do gênero RPG, gerando uma experiência bem agradável, que também pode ser curtida em multiplayer. Ótimo acerto da HAL Laboratory em acrescentar esse modo inédito!
Infinitas horas de diversão no Parque Magolândia
Os 10 minijogos do Parque Magolândia são incríveis! A diversão é garantida tanto sozinho contra a CPU, como também em multijogador local para até 4 pessoas. Ou ainda também online contra outros players ao redor do mundo no Kirby Samurai 100.
Estes são os mini games de Kirby’s Return to Dream Land Deluxe:
Zap-pega: Um joguinho de tiro visto de cima em que é preciso ser o único sobrevivente
Estrela batente: O famoso carro choque dos parques de diversão, também conhecido como bate-bate, com o objetivo de empurrar os adversários para fora da arena
Racha rocha: Minijogo em que você deve acertar o timing perfeito para causar a maior destruição e receber mais pontos
Na mira do Kirby: Outro joguinho de tiro, esse com o objetivo de acertar os alvos que surgem no Saloon
Dojo Ninja: Outro jogo em que o objetivo é acertar o timing perfeito para acertar alvos dinâmicos gerados proceduralmente.
Bomba quente: Em uma roda com 4 personagens, você deve apertar o botão no momento certo para jogar a bomba a um adversário. Perde quem erra o tempo até que reste apenas um player.
Caibuleiro: Um tabuleiro em que você deve se esquivar das peças do chão que caem. Vence quem não cair.
Caça ao livro de Magolor: Fique de olho no livro exibido por Magolor e tente pegá-lo o mais rápido possível para aumentar sua pontuação. A rodada final vale o dobro de pontos. Vence quem pontuar mais.
Kirby Samurai: Teste seus reflexos nesse outro minigame em que você deve ter o timing perfeito. Seja o primeiro personagem a apertar o botão assim que o sinal aparecer em tela.
Papa ovo: Abra a boca de Kirby no momento certo para pegar o máximo de ovos possíveis. Cuidado para não engolir bombas e ser desclassificado.
Cada minijogo possui três níveis de dificuldade. Isso torna tudo mais divertido e, para quem busca um bom desafio, certamente vai encontrar em alguns minigames, como o Dojo Ninja e o Kirby Samurai, no nível mais difícil.
O Parque Magolândia também oferece a excursão com Magolor. Esse modo é um rápido torneio com fases aleatórias, sendo que a última vale o dobro de pontos. Eu curti muito tudo o que se pode fazer nesse modo!
É incrível como apenas a experiência nos minigames de Kirby’s Return to Dream Land Deluxe já é melhor do que o pouco conteúdo oferecido por Kirby’s Dream Buffet (2022).
Veredito
Kirby’s Return to Dream Land Deluxe é mais um ótimo jogo da bolinha rosa no Nintendo Switch, assim como também mais uma versão remasterizada com maestria. O game é uma excelente porta de entrada para pessoas que não conhecem o Kirby, assim como para quem compartilha o console com mais pessoas no próprio lar.
Esse é um jogo que merece ser curtido por crianças e adultos fãs de jogos relaxantes e plataforma 2D.
4,5 / 5,0
Assista ao trailer de Kirby’s Return to Dream Land Deluxe:
Informações técnicas de Kirby’s Return to Dream Land Deluxe
Lançamento: 24 de fevereiro de 2023
Desenvolvido por: HAL Laboratory
Publicado por: Nintendo
Console: Nintendo Switch
Número de jogadores: 1 a 4
Gêneros: Ação, Plataforma, Party
Idiomas: Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Holandês, Inglês, Italiano, Japonês, Português Brasileiro
Preço: R$ 299,00. Uma demo está disponível gratuitamente no Nintendo eShop.
Veja em nosso YouTube os principais lançamentos de março para o Nintendo Switch.