Everybody 1-2 Switch! é o novo jogo party exclusivo do Nintendo Switch lançado em 30 de junho de 2023. O game foi feito para ser jogado em grupos de 2 a 8 pessoas usando Joy-Con, ou entre 2 e até 100 pessoas usando smartphones.
O título é considerado o sucessor espiritual de 1-2 Switch, lançado em 2017, primeiro ano de vida do console híbrido da Nintendo. O antecessor teve como foco o jogo solo ou no multiplayer local para até 2 pessoas.
O modo Team Contest de Everybody 1-2 Switch! divide os jogadores em dois grupos para ver qual pontua mais primeiro para ser o grande vencedor. No Quiz Show, o foco é testar os conhecimentos e o tempo de resposta para pontuar mais. Há também o Bingo Party, um jogo de bingo exclusivo para ser jogado usando um dispositivo inteligente.
Horace, o cavalo anfitrião, é quem conduz a festa toda. Confira o review de Everybody 1-2 Switch! a seguir.
Análise de Everybody 1-2 Switch!
Everybody 1-2 Switch! tem a interessante proposta de expandir a gameplay para que seja, de fato, jogado em festas ou grandes eventos sociais. Para isso, o novo jogo party da Nintendo usa smartphones como controles para que até 100 participantes possam se divertir.
Esse é o grande trunfo de Everybody 1-2 Switch! A conexão do smart device com o console é fácil e rápida, e o tutorial para sincronizar os dispositivos é eficiente.
O jogo oferece diferentes estilos de minigames que podem ser jogados apenas no Joy-Con, somente via smartphone, ou em ambos. A dinâmica é interessante porque nem todos podem ser jogados de um ou outro modo, mas também oferece alguns que podem ser aproveitados em ambos.
Isso permite que uma grande quantidade de pessoas participe da jogatina mesmo que não haja Joy-Con suficiente. Ponto para a Nintendo, que criou esse ótimo modo de jogo e o fez de modo eficiente.
No entanto, Everybody 1-2 Switch! não apresenta nada de grandioso em termos de gameplay. Muitos jogos são divertidos e a variedade é ok para entreter um grande grupo, mas não há nada marcante.
Particularmente o jogo que eu mais gostei foi um dos mais simples: o bingo. Digo simples porque não tem nada de inovador em um jogo de bingo num console, mas o diferencial no meu ponto de vista é justamente a integração com o smartphone.
Outro minigame que me chamou atenção foi o de atender clientes na sorveteria. É preciso usar o smartphone para anotar os pedidos rapidamente, e então servir a clientela corretamente. Apesar de difícil anotar por não ser o mesmo que usar um lápis e um bloco de papel, a dinâmica é interessante.
No geral, a conectividade com os Joy-Con funciona muito bem. Isso mostra a consistência da Nintendo em jogos do estilo, mas ao mesmo tempo evidencia que não há mais o que fazer quando o assunto é sensor de movimentos dos Joy-Con e conexão com o console.
Ou seja, o timing para jogos party focados nesse recurso era bem mais apropriado nos anos iniciais do Nintendo Switch.
Embora o sensor de movimentos funcione bem, Everybody 1-2 Switch! peca no feedback audiovisual em alguns jogos, como no de pular corda. Por vezes fica a sensação de que você está agindo como o jogo pede, mas não sabe se de fato está fazendo o que deveria, ou tem a experiência prejudicada.
Um ponto positivo é a animação do cavalo Horace e o dinamismo do personagem. Ele realmente cativa quem está jogando e diverte por não se levar a sério (afinal, ele usa uma máscara gigante de cabeça de cavalo).
Apesar da autenticidade e do papel de destaque do Horace, é curioso que os jogos que envolvem imagens de pessoas sejam tão genéricos. Fica a dúvida no ar se o jogo não se leva a sério por completo e não teme parecer tosco nesse sentido, ou se simplesmente faltou repertório para criar algo com uma identidade diferenciada como a pensada para o anfitrião.
Por fim, é importante destacar que a falta de localização para o português brasileiro prejudica a experiência, principalmente nos quizzes. Isso acontece não apenas pela questão do idioma, mas também porque algumas perguntas envolvem aspectos culturais bem diferentes do Brasil.
Veredito
Everybody 1-2 Switch! é um jogo inconsistente que possui minigames divertidos, mas longe de serem memoráveis. Oferece uma ótima experiência com Joy-Con e, principalmente, dispositivos inteligentes, mas por vezes peca nos feedbacks audiovisuais de alguns joguinhos.
O novo jogo party da Nintendo evidencia que não há muito mais o que inovar nesse gênero usando o sensor de movimento do Joy-Con, mas mostra que há espaço para explorar acessórios como smartphones para complementar bem a gameplay no console.
O que foi muito inovador no passado e ajudou a atrair o público para o Nintendo Switch, agora em 2023 não tem potencial para ser algo além de um título ok. E mais: em um ano que trouxe The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e ainda trará Super Mario Bros. Wonder e Detective Pikachu Returns, possivelmente Everybody 1-2 Switch! não fará parte da festa de muita gente por causa do timing ruim de lançamento.
2,9 / 5,0
Assista ao trailer de Everybody 1-2 Switch!
Ficha técnica de Everybody 1-2 Switch!
Lançamento: 30 de junho de 2023
Desenvolvido e publicado por: Nintendo
Plataforma: Nintendo Switch
Número de jogadores: 2 a 8 (no mesmo console), 2 a 100 no modo smart device
Gêneros: Festa, Multijogador, Quiz
Idiomas: Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Holandês, Inglês, Italiano, Japonês, Russo
Preço: R$ 149,00