Tekken 8 teve sua primeira sessão de teste de rede fechado durante os dias 28 e 31 de julho de 2023. A oportunidade esteve disponível para imprensa, produtores de conteúdo e público em geral mediante cadastro.
A saga Tekken não recebe um novo título desde Tekken 7, lançado originalmente para arcade em 2015, chegando aos consoles somente em 2017. O novo jogo da Bandai Namco ainda não tem data de lançamento prevista, mas será lançado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X | S.
O teste de servidores de Tekken 8 ofereceu à comunidade a chance de jogar os tutoriais básicos e das novas mecânicas Heat, podendo escolher entre 16 personagens para lutar contra outros players online. Confira a seguir nossas primeiras impressões do jogo para PC.
Primeiras impressões de Tekken 8
Tekken 8 inicia com a animação de uma intensa batalha entre Jin Kazama e Kazuya Mishima, mostrando uma grande evolução gráfica em comparação a Tekken 7. A alta qualidade se mantém também na gameplay.
Testei o jogo com a qualidade gráfica no máximo e DLSS ativado, de modo que as animações, personagens e cenários ficaram com grande riqueza de detalhes. No entanto, é curioso notar que ocorre uma intensa queda de framerate nas animações do menu de escolha dos combatentes e nas transições durante o carregamento até a partida iniciar.
A performance em geral nas lutas é muito boa. Tive algumas quedas de FPS nas transições em arenas, mas foi algo pontual. No entanto, isso ocorreu tanto em lutas contra CPU enquanto esperava o matchmaking, como também em algumas disputas online. Provavelmente os problemas de performance no online se devem aos servidores.
As partidas em que enfrentei adversários da América do Sul foram as piores. Todas, sem exceção, foram prejudicadas pela conexão. Estranhamente as partidas contra pessoas do outro lado do mundo performaram muito bem.
Isso me faz acreditar que o problema é estrutural nos servidores localizados na América do Sul. Outro ponto negativo desse teste foi a demora para encontrar adversários, mesmo com o crossplay ativado.
Felizmente o período era justamente para testar a conectividade, dando boas condições para a Bandai Namco arrumar tudo até o lançamento.
Em relação aos comandos e à jogabilidade, a experiência é o que Tekken está acostumado a oferecer. Quem espera por uma grande renovação na franquia talvez se frustre, pois em termos de gameplay a novidade fica por conta apenas do sistema Heat, que melhora o poder dos personagens e facilita o uso de ataques especiais.
Particularmente eu gostei muito de Tekken 8, pois é a franquia em sua essência, agora com o que há de melhor em qualidade gráfica.
Os tutoriais são bem didáticos, podendo servir como uma boa porta de entrada para novos jogadores. Players mais experientes podem optar por pular os tutoriais básicos e também os do Sistema Heat, se não desejarem assistir nada.
Também fiquei com a impressão de que o online disponibilizado é apenas a ponta do iceberg. Não é de se duvidar que uma inovação mais notável fique por conta do modo história ou de algum outro modo de jogo, seguindo os passos dados por Street Fighter 6 neste ano, por exemplo.
O que é o Sistema Heat
O Heat System oferece diversos benefícios quando ativado durante a luta, estimulando uma postura mais agressiva dos jogadores. Esse recurso só pode ser usado uma vez a cada round.
O Sistema Heat está dividido em duas formas.
Hear Burst: É ativado durante um ataque poderoso e dá uma leve vantagem nos seus golpes e ao se defender do adversário por 10 segundos.
Heat Engager: É um ataque que pode ativar o Heat ao acertar o oponente. Após o acerto, seu personagem corre em direção ao adversário e ganha uma vantagem significativa por 15 segundos.
Quando um personagem está no Estado Heat, é possível usar o Heat Smash para causar um dano massivo. Também é possível usar um Heat Dash, que pode fazer você encaixar novas possibilidades de combos. O efeito se encerra imediatamente após usar ambos recursos.
Esse novo Sistema Heat é bem interessante, pois expande as possibilidades a cada round e é um recurso que deve ser usado com estratégia. Em conjunto com as Rage Arts, introduzidas no jogo anterior, Tekken 8 oferece uma experiência ainda mais dinâmica e frenética.
Personagens de Tekken 8
Estes são os 16 personagens inicialmente apresentados em Tekken 8 durante esse período de testes:
- Asuka Kazama
- Bryan Fury
- Claudio Serafino
- Hwoarang
- Jack-8
- Jin Kazama / Devil Jin
- Jun Kazama
- Kazuya Mishima / Devil Kazuya (mediante transformação no Heat State)
- King II
- Lars Alexandersson
- Leroy Smith
- Lili De Rochefort
- Ling Xiaoyu
- Marshall Law
- Nina Williams
- Paul Phoenix
Assista ao trailer de Tekken 8:
Ficha técnica de Tekken 8
Lançamento: Data a ser anunciada
Desenvolvido e publicado por: Bandai Namco
Plataformas: PC, PlayStation 5 e Xbox Series X | S
Número de jogadores: 1
Gêneros: Ação, Arcade, Luta, Multijogador
Idiomas: Português (Brasil), Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol, Árabe, Japonês, Coreano, Chinês simplificado, Chinês tradicional, Polonês, Russo, Tailandês
Preço: Ainda não divulgado