Na última década, o true crime se tornou praticamente um subgênero do horror. São inúmeros os filmes, documentos e outras produções sobre o tema. Essa onda, que ganhou força, especialmente nos Estados Unidos, criou um verdadeiro fascínio do público por crimes, principalmente os mais violentos.
Mas, muito além dos filmes e séries norte americanos, o Brasil também conta com uma vasta produção sobre crimes reais que chocaram o país. E muito mais está por vir. Ano que vem, lança pela Prime Vídeo tanto um documentário, como um longa que contará a história do Maníaco do Parque, criminoso que aterrorizou mulheres na década de 90 em São Paulo.
Seja para relembrar as vítimas ou fazer justiça aos envolvidos, esses casos nacionais dizem respeito a nossa realidade enquanto brasileiros e tratam de uma série de problemas sociais que precisam urgentemente de soluções. Vale lembrar que essas produções têm conteúdos sensíveis e por isso é aconselhado assistir com moderação.
Abaixo estão oito produções true crime de casos brasileiros para você assistir no streaming:
Caso Daniella Perez
Um crime que envolve a teledramaturgia brasileira. Em 1992, a atriz Daniela Perez foi brutalmente assassinada pelo colega de elenco Guilherme de Pádua e sua esposa Paula Thomaz. O crime chocou o país e até mesmo resultou em uma alteração do código penal impulsionada por Gloria Perez, roteirista e mãe da vítima. No documentário Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez, produção da HBO Max, o caso é destrinchado para entender o que de fato aconteceu e também apresentar a tragédia para uma geração que ainda não conhece a história.
Assista: https://www.hbomax.com/br/pt/series/urn:hbo:series:GYsA-_gaARC8TnQEAAAAV
Caso Evandro
Após 30 anos da morte do menino Evandro Ramos Caetano, de 6 anos, o jornalista Ivan Mizanzuk reabre o caso em seu podcast Projetos Humanos, com o grande sucesso da produção a Globoplay lançou documentário O Caso Evandro sobre a história. Um dos crimes mais intrigantes do Brasil, o corpo da criança foi encontrado em um matagal, sem vários órgãos, com mãos e pés amputados. Elementos como vingança, infidelidade conjugal, conspiração política e rituais satânicos marcaram a investigação do caso..
Assista: https://globoplay.globo.com/o-caso-evandro/t/1z5m5PxLkK/
Bônus – Projetos Humanos: Caso Evantro: https://www.projetohumanos.com.br/temporada/o-caso-evandro/
Caso Fera da Penha
Um crime brutal contra uma criança por vingança. Durante os anos 60, Neyde Maria Maia Lopes era uma mulher jovem de 22 anos que após descobrir que seu namorado era casado e tinha duas filhas resolveu sequestrar a mais nova de três anos e queimá-la. O caso gerou revolta popular na época e em 2013 ganhou uma adaptação para os cinemas. O longa O Lobo Atrás da Porta tem no elenco Leandra Leal, Milhem Cortaz e Fabiula Nascimento. Disponível na Netflix, o filme acompanha os passos de Neyde em seu crime premeditado. O caso também ganhou um episódio no programa Linha Direta em 2003.
Assista: https://www.netflix.com/title/70295402
Bônus – Linha Direta: Fera da Penha: https://www.youtube.com/watch?v=431t_NB4HTI
Caso Flordelis
Em 2019, um crime chocou a comunidade evangélica e política do Rio de Janeiro. O pastor Anderson do Carmo de Souza foi morto a tiros na porta de casa por homens encapuzados. Segundo investigações da polícia, Anderson foi morto a mando da esposa, a deputada federal Flordelis, com participação de sete filhos do casal. Para contar esse crime, a HBO Max lançou o documentário Flordelis: Em Nome da Mãe, a produção acompanha Flordelis e narra os pontos principais do caso, desde o mandato até a prisão preventiva. Já na Globoplay está o documentário Flordelis: Questiona ou Adora que explora a conjuntura familiar da pastora com seus 55 filhos.
Assista: https://www.hbomax.com/br/pt/series/urn:hbo:series:GY3KdhQR7dnd2sQEAAABe
Assista: https://globoplay.globo.com/flordelis-questiona-ou-adora/t/GHCYR5jhFd/
Caso Nardoni
Um dos recentes documentários sobre crimes brasileiros da Netflix, Isabella: o Caso Nardoni conta a história do assassinato da menina Isabella Nardoni, atirada pela janela do apartamento do pai, em São Paulo. O documentário reuniu um vasto material que inclui entrevistas com testemunhas, familiares e criminalistas para contar como o pai e a madrasta cometeram o crime.
Assista: https://www.netflix.com/title/81506051
Bônus – A história do assassinato de Isabella Nardoni, do jornalista Rogério Pagnan: https://www.amazon.com.br/pior-dos-crimes-história-assassinato-ebook/dp/B079NLHGLX
Caso Richthofen
Um dos casos mais emblemáticos do Brasil. Em 2002, o casal Manfred Albert von Richthofen e Marísia von Richthofen são assassinados a paulada pelos irmãos Daniel e Cristian Cravinhos, a mando da filha, Suzane von Richthofen. A história foi contada em dois filmes da Prime Video, A Menina que Matou os Pais / O Menino que Matou meus Pais em 2021. Um terceiro filme, A Menina que Matou os Pais – A Confissão, será lançado no dia 27 de outubro.
Caso Matsunaga
Em 2012, o empresário e diretor da empresa Yoki, Marcos Kitano Matsunaga foi morto e esquartejado pela esposa Elize Matsunaga dentro de casa. A motivação do crime teria sido, segundo ela, a descoberta de uma relação extraconjugal de seu marido, mas a relação era mais conturbada do que se poderia imaginar. No documentário da Netflix chamado Elize Matsunaga: Era uma Vez um Crime, Elise dá sua primeira entrevista sobre o caso.
Assista:https://www.netflix.com/title/81043160
Caso João de Deus
Considerado uma celebridade religiosa, João de Deus atendeu milhares de pessoas durante anos como curandeiro e “médium”, incluindo famosos. No entanto, em 2018, ele foi preso por abuso sexual de centenas de mulheres, atos cometidos durante suas sessões. O caso é exposto em dois documentários, João de Deus: Cura e Crime na Netflix e Em Nome de Deus na Globoplay, com relatos das vítimas.
Assista: https://www.netflix.com/title/81103570
Assista: https://globoplay.globo.com/em-nome-de-deus/t/6NB6npkjnd/