No dia 1º de dezembro, ocorreu no Hotel JW Marriot a coletiva de imprensa a respeito da quarta temporada de True Detective: Terra Noturna, que encerra um hiato de cinco anos do seriado desde sua última leva de episódios.
Participaram da entrevista a diretora, roteirista e showrunner, Issa López; e as coprotagonistas da nova temporada, Kali Reis (que fará o papel de Evangeline Navarro) e Jodie Foster (intérprete de Liz Danvers), atriz vencedora do Oscar e responsável por inúmeros papéis marcantes na carreira, como a detetive Clarice Starling em O Silêncio dos Inocentes (1991).
A vinda tanto da diretora, como das atrizes principais para o Brasil faz parte das ações da Warner Bros. para divulgar a série durante a passagem da produtora pela CCXP 2023.
A coletiva durou em torno de 46 minutos e as perguntas respondidas foram enviadas antecipadamente, sendo algumas selecionadas para as entrevistadas responderem, abordando diversos aspectos da produção do seriado.
No começo da entrevista, Jodie Foster respondeu sobre os pontos importantes que vão tornar True Detective: Terra Noturna uma temporada diferente de suas antecessoras. A atriz afirmou que trabalhar nessa produção comandada e protagonizada por mulheres foi uma experiência empolgante.
Ela aproveitou para relembrar sobre o merecido expansionismo feminino no mercado de entretenimento, situação que a atriz acredita que poderá lhe permitir um dia se tornar uma diretora também como sua principal função na indústria. Jodie Foster estreou em 1991 com o filme Mentes que Brilham, e posteriormente dirigiu episódios das séries House of Cards, Black Mirror e Orange Is The New Black.
Issa López comentou esse tema de sua perspectiva, citando a cineasta Matilde Landeta (1910 – 1999) e outras diretoras que surgiram ao longo das décadas até a atualidade, referenciando que as melhores produções mexicanas que ganharam visibilidade têm sido majoritariamente dirigidas por mulheres.
Uma informação empolgante para os fãs da série e do gênero foi dada pela diretora a respeito das inspirações que ela trouxe para esta temporada.
Citando sua predileção por clássicos como Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995) e O Silêncio dos Inocentes, Issa López destacou que O Enigma de Outro Mundo (1982), de John Carpenter; e O Iluminado (1980), de Stanley Kubrick, foram suas principais referências para desenvolver True Detective: Terra Noturna. Além disso, a diretora ainda reconheceu a importância de ter uma estrela como Jodie Foster no elenco.
Em resposta a uma das perguntas, Jodie Foster explicou que sua personagem Liz Danvers é uma mulher que está se adaptando a um mundo diferente. Dessa forma, ela demonstra ser uma pessoa rude, mas com bom coração.
Kali Reis, que também é boxeadora profissional, aproveitou a coletiva de imprensa para ressaltar a importância de estar em um seriado de grande porte como True Detective já em seu terceiro trabalho como atriz. Ela destacou a intensidade dos personagens e a cultura que está sendo trazida à narrativa do seriado, descrevendo sua experiência na produção como excitante, difícil e dignificante.
Sobre os bastidores da produção, a atriz e boxeadora ainda comentou que gravou cenas externas ao lado da diretora tendo que, em muitos momentos, fingir reações como se estivesse em um lugar muito mais frio do que realmente estava.
O que esperar da 4ª temporada
De acordo com a diretora e as atrizes, a nova temporada de True Detective irá abordar questões sociais. A diretora Issa López, que também foi roteirista dos 6 episódios desse ano, relatou que o roteiro foi elaborado durante a pandemia. Segundo ela, isso dificultou o processo de pesquisa, sendo necessário recorrer a diferentes fontes além de tecnologia e redes sociais para conhecer a região do Alasca.
Outra questão que ganhou destaque na entrevista foi se haveria a repetição da dinâmica dos personagens que, mesmo não gostando um do outro, iriam trabalhar juntos para enfrentar as situações difíceis. Sobre isso, Kali Reis respondeu que sua personagem é tão brava quanto a Danvers de Jodie Foster, mas também com um coração cheio de bondade.
True Detective: Terra Noturna está prevista para estrear em em 14 de janeiro de 2024 no HBO Max.
Sinopse de True Detective: Terra Noturna
Embora a luz do dia nunca amanheça nesta região inóspita, Liz Danvers e Kali Reis preparam-se para penetrar nos mistérios congelados do Ártico. A missão delas: investigar o desaparecimento de oito pesquisadores da estação de pesquisa Tsalal, no Alasca.