O The Game Awards 2024 (TGA) anunciou nesta segunda-feira (18/11) os indicados às 29 categorias da edição deste ano, que celebrará os 10 anos de existência do evento criado por Geoff Keighley.
As seções de prêmios contemplam desde jogos independentes, times e profissionais de esports, criadores de conteúdo no mercado gamer, adaptações de games para outras mídias, categorias técnicas, até – claro – a cereja do bolo: a premiação para o Jogo do Ano, popularmente conhecido como GOTY (Game Of The Year).
O The Game Awards 2024 trouxe novidades em seu regulamento. A principal é que agora DLCs, remakes e remasters são elegíveis a concorrer aos prêmios do evento. Isso causou grande polêmica e não foi bem recebido pela comunidade global, especialmente pelo fato de que Elden Ring Shadow of the Erdtree foi indicado a Jogo do Ano.
Elden Ring foi o grande vencedor do TGA 2022. Isso o credencia como um grande favorito a ganhar novamente o prêmio principal com sua DLC. A polêmica está no fato de que o conteúdo adicional foi feito com base num jogo de grande sucesso entre público e crítica, enquanto outros concorrentes são jogos feitos “do zero” – e muitos desses ficaram de fora do prêmio principal, como Like a Dragon: Infinite Wealth.
DLCs e remakes merecendo ou não ter um protagonismo tão evidente como o que tiveram nessas indicações, fato é que todos os jogos indicados a Jogo do Ano no The Game Awards 2024 são excelentes. Confira a seguir nossos vereditos de cada um deles.
Reviews dos indicados a Jogo do Ano no The Game Awards 2024
Astro Bot é blues e poesia
Astro Bot é um dos melhores jogos deste ano. Um cozy game muito aventuresco que é divertido, emocionante e ainda aquece o coração dos fãs de diversos jogos que fizeram história nos consoles PlayStation.
Nota: 5,0 / 5,0
Balatro é um roguelike fora da curva extremamente viciante
Balatro é um dos melhores jogos de 2024, destacando-se pelo seu design inovador e gameplay viciante. Com uma execução brilhante e uma experiência de deck-building bem elaborada, o jogo merece estar na lista de melhores lançamentos do ano e, possivelmente, nas indicações do The Game Awards.
Se você está em busca de um roguelike inovador e envolvente, Balatro é a escolha certa. Experimente este jogo único e descubra por que ele é tão viciante.
Nota: 5,0 / 5,0
Black Myth: Wukong não reinventa a roda, mas faz tudo com maestria e paixão
Black Myth: Wukong é a Jornada ao Oeste como nunca vista antes e sendo um dos jogos AAA mais fantásticos de 2024. Esse é de fato um game incrível que não reinventa a roda em seus gêneros, mas realiza tudo com maestria e simplicidade de forma assertiva e brilhante.
Sem sombra de dúvidas, o jogo é um dos mais divertidos que joguei em 2024. Além disso, Black Myth: Wukong mostra o incrível potencial do mercado Chinês na indústria dos games de maneira fantástica e estilosa.
Sei que ainda é um pouco cedo para confirmar, mas acredito que o título é um forte concorrente para levar a maior premiação do The Game Awards e ser eleito como o melhor jogo de 2024.
Nota: 5,0 / 5,0
Elden Ring Shadow of the Erdtree é uma experiência grandiosa e ainda mais desafiadora
Shadow of the Erdtree é uma evolução orgânica de tudo o que há de melhor no jogo base, capaz de tornar a experiência em algo único e ainda mais desafiador neste vasto mundo sombrio e fantástico de Elden Ring. Essa expansão é um dos melhores DLCs que já tivemos desde The Witcher 3: Wild Hunt – Blood and Wine (2016).
De fato, Shadow of the Erdtree foi um dos melhores jogos que joguei neste ano e se tornou meu favorito. Todo o game é bem executado e, mesmo com pequenos deslizes, realmente entrega uma experiência grandiosa que superou todas as minhas expectativas, sendo um dos títulos mais difíceis que joguei desde Sekiro: Shadows Die Twice (2019).
Nota: 5,0 / 5,0
Final Fantasy VII Rebirth deixa fãs com os olhos marejados de emoção
Em suma, Final Fantasy VII Rebirth é um jogo brilhante que traz um mundo gigantesco repleto de side quests e minigames viciantes, tudo com gráficos sensacionais, mas que pode desagradar os fãs mais puristas que esperam um remake seguindo à risca todas as linhas do original.
Mesmo que FFVII Rebirth traga essas mudanças para a narrativa, o jogo me proporcionou uma experiência divertida e imersiva nesse mundo fantástico. Além disso, o novo título da Square Enix desenvolve personagens secundários com várias camadas que nunca havíamos visto antes na franquia Final Fantasy, de forma brilhante e imersiva.
Nota: 5,0 / 5,0
Metaphor: ReFantazio vai além da fantasia para abordar a luta contra desigualdades
Metaphor: ReFantazio é um jogo com uma narrativa ambiciosa e brilhante, que aborda de maneira criativa questões que enfrentamos em nossa realidade. Além disso, o game traz um frescor a Atlus ao explorar um mundo completamente novo, tornando-se um forte concorrente a diversos prêmios no The Game Awards 2024, inclusive de Jogo do Ano.
Nota: 5,0 / 5,0
Veja o vídeo oficial da anúncio dos indicados ao The Game Awards 2024 no player abaixo.