WarioWare: Move It! é o mais novo jogo de Wario, o antagonista de Mario, no Nintendo Switch. O game foi lançado no dia 3 de novembro de 2023.
Agora, Wario conta com dois jogos da série no console híbrido da Nintendo, sendo WarioWare: Get It Together! (2021) o antecessor.
Nesse novo título, o foco é segurar firme os Joy-Con, se mexer de maneiras divertidas e inusitadas para controlar os personagens em minijogos de curtíssima duração. São mais de 200 minigames que envolvem pescar, fugir da prisão, pular como um sapo, fazer poses hilárias e, até mesmo, escorregar por fases do clássico Super Mario 64 (1996).
Análise de WarioWare: Move It!
WarioWare: Move It! é uma divertida mistura entre desenhos escrachados estilo anime e minijogos bizarramente hilários. Alguns (ou muitos) nos fazem questionar como alguém pensou em algo tão hilário.
O jogo acerta em oferecer o modo história para até 2 jogadores e outros modos que variam de 1 a 4 pessoas. Essa é uma maneira bem interessante de incluir quem vai jogar a maior parte do tempo por conta própria, sendo que receber amigos e familiares para curtir será exceção, assim como é ainda mais convidativo para quem tem pelo menos uma parceria quase sempre por perto.
Começando pelo modo história, é seguro destacar que a história pensada é engraçada e resolve muito bem o fato de que um jogo desses não precisa ter história. As cutscenes são bizarras (de uma forma positiva), com um divertido trabalho de dublagem que fortalece a personalidade de cada personagem da turma do Wario.
O modo história conta com momentos mais desafiadores, mas não é punitivo. Isso porque a cada game over você pode segurar o Joy-Con para fazer uma “pose sagrada” e então seguir jogando de onde perdeu.
A variedade de jogos e poses fantásticas (movimentos exigidos em cada minigame) é bem interessante, mantendo a gameplay sempre dinâmica. A duração do modo história principal também é positiva, podendo durar pelo menos duas horas de jogatina.
Após concluir a história, WarioWare: Move It! habilita uma outra parte da ilha onde a diversão acontece. Nela, inicialmente há quatros grupos de jogos. O Megagame Muscles, que pode ser jogado por uma ou duas pessoas, e os demais que devem ser jogados exclusivamente por duas.
O Megagame Muscles é uma série de 20 jogos em sequência focados em realmente levar os players à exaustão. Todo acerto lhe garante pontos, e quando você conquista uma determinada pontuação, um novo estilo de jogo se abre.
A lógica se mantém para abrir mais três jogos, e a experiência vai ficando cada vez mais difícil. Sério, ela chega a beirar o impossível, mas jogando com outra pessoa acaba sendo mais viável superá-los do que sozinho.
Há também o modo party, que mistura os mais 200 minijogos em contextos únicos e bizarros. Um deles é o tabuleiro com regras absurdas que vai te surpreender (e talvez irritar) a cada passo que seu personagem der. WarioWare: Move It! realmente não sabe brincar, mas mesmo assim desce pro playground porque está a fim de zoar quem está jogando.
O terceiro modo de jogo é exclusivo para duas pessoas e se chama Copycat Mirror. Dos três, esse é o menos interessante, pois na verdade ele é um convite para que um dos jogadores fique de frente para o outro sem poder olhar para a tela do jogo.
No Copycat Mirror, o objetivo é que quem está olhando para a tela faça os movimentos, e a outra pessoa copie. No entanto, mesmo assim, é um estilo de jogo divertido.
Performance e usabilidade muito satisfatórias
WarioWare: Move It! é um jogo leve (1.3 GB) e muito bem otimizado, não apresentando problemas de performance. O desempenho da sincronia entre Joy-Con e console também é bastante louvável.
Isso porque a tarefa é bastante desafiadora, visto que muitos jogos exigem movimentos intensos, além de que a transição entre um minijogo e outro é bastante rápida. Nesse contexto, é seguro dizer que 90% dos movimentos fluem muito bem sem perder a sincronia com o Nintendo Switch.
No entanto, algumas poses costumam ser um pouco mais problemáticas, como a pounce e a Ba-KAW (que consiste em imitar uma galinha). Felizmente não é sempre que o jogo se perde, mas essas são as mais comuns de acontecer, especialmente se mais de uma pessoa estiver jogando no local.
Além desses 10% de situações em que a sincronia não funciona da melhor maneira, outro ponto negativo do jogo é que ele não está localizado em português do Brasil. Como a experiência é frenética em jogos de curtíssima duração, às vezes é difícil entender bem a instrução tão rapidamente para já sair se movimentando do jeito correto, mesmo que você saiba ler em inglês.
Veredito
Tive a oportunidade de jogar sozinho e com a Stephanie para avaliar os diferentes modos de jogo. Posso garantir para você que, se o seu caso é de facilmente ter pelo menos mais uma pessoa jogando, WarioWare: Move It! vai oferecer uma experiência divertidíssima e ainda mais completa.
O novo jogo dessa dinâmica e escrachada série do Wario é muito divertido e essencial para quem ama curtir jogos que usam os ótimos sensores de movimento dos Joy-Con do Nintendo Switch.
4,0 / 5,0
Assista ao trailer de WarioWare: Move It!
Ficha técnica de WarioWare: Move It!
Lançamento: 3 de novembro de 2023
Desenvolvido por: Intelligent Systems & Nintendo
Publicado por: Nintendo
Plataforma: Nintendo Switch
Número de jogadores: 1 a 4 (local)
Gêneros: Ação, Party
Idiomas: Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Holandês, Inglês, Italiano, Japonês
Preço: R$ 249,00