Rakuen: Deluxe Edition é o pacote de lançamento de Rakuen e Mr. Saitou para o Nintendo Switch. Lançado originalmente em 2017, Rakuen chegou na plataforma da Nintendo apenas em 2023, como parte do bundle que inclui o novo lançamento da Morizora Studios chamado Mr. Saitou (também lançado agora para PC).
Em Rakuen, acompanhamos a jornada de um menino em busca de encontrar Morizora, um ser fantástico que poderá lhe conceder um desejo. Para isso, você deve ajudar diversos pacientes que residem no hospital com você, entendendo suas histórias e evitando que eles sejam tomados por espíritos ruins.
Já em Mr. Saitou, você vive como o personagem que dá nome a história. O extra é bem curto e apresenta um homem de meia idade que teve um burnout por excesso de trabalho. Ao conhecer uma criança chamada Brandon, Saitou acorda um dia na pele de uma Llama Worm.
Além dos dois jogos, a edição também conta com alguns filmes em 3D do universo de Rakuen!
Confira abaixo o nosso review da versão Deluxe de Rakuen.
Análise de Rakuen: Deluxe Edition
Rakuen é um jogo muito surpreendente. A combinação de gráficos, trilha sonora e storytelling, por si só, já é algo que motiva a querer saber mais sobre esse título. Porém, conforme você progride na história e conhece um pouco do mundo criado para esse game, é perceptível o quanto de esforço e amor foi colocado nessa história.
Começando pelo título principal, Rakuen é uma história profunda, cheia de significados, onde cada pequena aventura dos personagens traz lições que realmente agregam à experiência. É difícil achar um defeito no jogo, pois desde a performance, até a progressão das fases, tudo funciona perfeitamente.
No Nintendo Switch, o jogo rodou muito bem, tanto no modo portátil, quanto na TV. É curioso o título ter chegado apenas em 2023 para o console da Nintendo, pois esse é o tipo de jogo que se encaixa perfeitamente na proposta do videogame. O pacote com o extra Mr. Saitou vale muito a pena e rende muitas horas de gameplay.
Trama emocionante
Um dos principais pontos fortes de Rakuen é a sua trama. Sendo um JRPG com pixel art que lembra muitos os jogos antigos de Pokémon, Rakuen já chama a atenção logo na primeira vez que você tem contato com as artes conceituais. Entretanto, é em sua história que mora a grande virtude do game.
Digo isso porque, desde os personagens secundários, passando pela construção do mundo e a contextualização das fases, tudo é criado nos mínimos detalhes.
Você começa o jogo dentro do hospital, sendo um menino que está internado por uma doença que o jogador ainda não sabe qual é. Conforme você conversa com outros personagens, é possível vasculhar o andar do hospital e conhecer os pacientes internados naquela ala.
Coletando informações sobre os outros pacientes, explorando os quartos e recolhendo itens, você irá progredir na trama, que possui diversos puzzles interessantes. Tanto a parte da história que se passa no hospital, quanto aquela que se passa no mundo fantástico, são fofas e muito emocionantes, e é difícil não se apegar aos personagens ao longo da trajetória.
Confesso que as fases que se passam dentro do universo fantástico de Rakuen são as que eu mais gostei. Todo o arco sobre o paciente Tony foi o que achei mais interessante, pois você navega por diversas memórias desse personagem e completa puzzles super elaborados.
Os diálogos são outro ponto forte do game. Além da ótima condução da história, as conversas são bem desenvolvidas e realmente aprofundam cada personagem ao longo das fases. Não é sempre que você encontra um jogo que dedica tanto tempo assim para desenvolver personagens secundários, e Rakuen é realmente um desses casos raros.
A finalização da trama é a validação final de que esse game merece ser jogado pelo maior número de pessoas possíveis. É emocionante, bonito e muito poético. Realmente consegue cativar de uma maneira única, e até mesmo subverter expectativas. Um trabalho lindo desenvolvido pela Morizora Studios.
Já em Mr. Saitou, a trama é bem curtinha, não dura mais do que duas horas, mas mantém a mesma ideia de diálogos interessantes e relevantes. Por tratar muito mais sobre o mundo dos negócios, o conteúdo extra aborda situações engraçadas, com um clima não tão triste quanto Rakuen.
Trilha sonora e design
A trilha sonora de Rakuen, também utilizada em Mr. Saitou, é incrível. Criada para ser uma parte importante do universo dos games, as canções ficam grudadas na nossa cabeça após o término da jogatina. A trilha principal, que acompanha a sua jornada pelas várias áreas de Rakuen, é um lo-fi muito aconchegante e combina muito com o design dos personagens.
O mundo de Rakuen é vivo e, por mais que não seja um grande mundo aberto, consegue aproveitar a sua pequena área para construir transições interessantes entre o hospital e a comunidade do mundo fantástico. Os personagens na versão fantástica, que são ursos, flores e outros elementos fofinhos, também possuem um design todo especial. Gostaria de poder ter todos eles na estante da minha casa.
Gameplay
Vale ressaltar também a gameplay de Rakuen e Mr. Saitou. Como ambos são ancorados em puzzles, você terá desafios a cada nova fase, mas eles não são extremamente difíceis. Essa não é a proposta do jogo, que traz uma exploração mais focada na aventura.
Em algumas fases você poderá revezar o protagonismo, controlando outros personagens. Eles não são, necessariamente, seres humanos, o que eu achei muito legal e inesperado. A cada memória que você habilita, é possível se inserir naquele contexto específico, explorando um pouco da vida daquele personagem. Um grande acerto de Rakuen e que me cativou bastante.
Essa ótima combinação de visual, trilha, jogabilidade e roteiro, fazem desta edição Deluxe um must play.
Veredito
Rakuen e Mr. Saitou são dois ótimos jogos indies que você precisa conhecer. Com personagens cativantes, histórias fofas e uma trilha sonora incrível, são títulos que realmente agregam ao catálogo do Nintendo Switch.
5,0 / 5,0
Assista ao trailer:
Informações técnicas de Rakuen: Deluxe Edition
Lançamento: 23 de março de 2023
Desenvolvido e publicado por: Morizora Studios
Plataformas: Nintendo Switch (Os games estão disponíveis separadamente na Steam)
Número de jogadores: 1
Gêneros: Aventura, RPG
Idiomas: Inglês, Japonês
Preço: R$ 73,99