Europa é o mais novo jogo indie do artista Helder Pinto, veterano da indústria de videogames que já trabalhou em grandes títulos como Diablo III (2012) e Overwatch (2016).
Artisticamente inspirado nas obras do Studio Ghibli, seu game foi desenvolvido para PC e Nintendo Switch em parceria com a Novadust Entertainment, e lançado pela Future Friends Games neste dia 11 de outubro.
A história do jogo se passa na Europa, a lua de Júpiter, um exuberante paraíso terraformado onde um androide chamado Zee parte em busca de respostas. A proposta do game é de ser uma aventura pacífica num ambiente contemplativo e atmosférico.
Zee desliza e voa por aí usando o seu jetpack Zéfiro, que pode ser melhorado conforme progride na aventura, para impulsioná-lo ainda mais longe pelo ar até que possa flutuar livremente pelo céu.
Confira a seguir o review sem spoilers da versão de Europa para PC.
Análise de Europa
O visual de Europa fala por si: o jogo é incrivelmente lindo. A inspiração nas obras do Studio Ghibli é bastante evidente, e o próprio criador do game destaca isso, mas é interessante ver como isso foi traduzido para criar um jogo de exploração pacífica e moldando uma identidade própria.
O êxito de ter sua própria identidade passa muito pela excelente trilha sonora aconchegante. O som é um elemento essencial para que essa exploração pacífica seja relaxante, mas ao mesmo tempo também traga alguns momentos de urgência e convide a fazer reflexões desafiadoras sobre os rumos da humanidade.
Europa não se inspira apenas nos filmes do Studio Ghibli, como também aproveita boas referências do mundo dos games. A mais notável é The Legend of Zelda: Breath of the Wild (2017) com a liberdade para explorar e voar por aí e, principalmente, por ter uma torreta adversária similar aos guardiões do game da Nintendo, que inclusive mira em Zee usando um laser antes de atirar uma espécie de bomba cósmica.
A gameplay de Europa é bem linear e, dessa maneira, o jogo pode ser facilmente completado em três horas. O game é dividido em áreas abertas por capítulos onde você pode encontrar pedaços do diário do personagem Adam, que contextualiza como a humanidade foi viver na lua de Júpiter e constrói a narrativa dessa aventura. Também é possível encontrar locais para desenhar a fauna do local no seu próprio caderno.
Apesar da linearidade, o game também oferece a oportunidade de explorar bem os locais, que não são tão grandes, mas escondem 40 cristais ao todo e, por vezes, dificultam um pouco encontrar os pedaços do diário para ter todos os detalhes da história. Dessa forma, o jogo acaba sendo recompensador, especialmente porque essa exploração é sempre bem acompanhada pela agradável trilha sonora e os lindos ambientes com cores vivas.
O único ponto negativo de Europa é a impossibilidade de voltar ao capítulo anterior. Então se você avançar para o seguinte sem explorar bem os locais, nem se dar conta de que entrou numa porta ou num portal com essa finalidade, a sua jornada complecionista vai ter que ficar para um novo save.
Europa conduz quem o joga a uma aventura de descobertas sobre Zee e a civilização na lua e o que está acontecendo em seu belo ecossistema. A jornada é poética e tem seus momentos de mais emoção, especialmente pelo convite à reflexão feito pelo jogo a respeito do nosso futuro não tão distante nem no tempo, nem no espaço, e sim aqui mesmo na Terra como a conhecemos hoje.
Veredito
Europa é um lindo jogo indie com ambientação sonora e atmosférica muito bem feita. A jornada é relaxante graças à abordagem de exploração pacífica, mas que também propõe uma reflexão importante – de modo poético – sobre os rumos da humanidade e nossas interações com a natureza.
Não costumo entrar no juízo de valor sobre o preço cobrado pelos jogos, mas é inegável que custando uma quantia acessível como R$ 46,99 se torna ainda mais atrativo conhecer essa aventura curta, porém encantadora.
4,3 / 5,0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Assista ao trailer de Europa:
Ficha técnica de Europa
Lançamento: 11 de outubro de 2024
Desenvolvido por: Helder Pinto e Novadust Entertainment
Publicado por: Future Friends Games
Plataformas: PC (via Steam) e Nintendo Switch
Número de jogadores: 1
Gêneros: Aventura, Exploração, Plataforma 3D, Relaxante
Idiomas: Português (Brasil e Portugal), Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol (Espanha), Japonês, Chinês simplificado
Preço: R$ 46,99 (PC e Nintendo Switch)