More

    REVIEW – Donkey Kong Country Returns HD: um clássico agora no Nintendo Switch

    Donkey Kong Country Returns HD é a versão remasterizada do clássico título lançado originalmente para Nintendo Wii para o Nintendo Switch. Lançado em 16 de janeiro deste ano, o game chega ao console da Big N com novos gráficos e 80 níveis, que incluem também fases da versão de Nintendo 3DS.

    Na história, o Povo Tiki Tak está roubando bananas e hipnotizando criaturas. Cabe a DK e Diddy Kong derrotar os inimigos e garantir que os problemas acabem.

    Confira nossa crítica completa do jogo.

    Análise de Donkey Kong Country Returns HD

    Há muitos anos, os fãs de DK pedem por um novo jogo da franquia. Enquanto o novo título não chega, eles poderão matar a saudade do personagem na nova versão de Donkey Kong Country Returns para Nintendo Switch.

    Essa é minha primeira experiência com esse título, pois não tive a oportunidade de conferir no Nintendo Wii, nem no 3DS. E, confesso, me surpreendeu positivamente, principalmente por ser extremamente frenético.

    A fama de que os jogos de DK são difíceis, e que deixam o jogador à beira de um ataque de nervos, é algo que precede a franquia. Donkey Kong Country Returns não fica atrás nesse sentido, tendo fases muito desafiadoras e com um ritmo de tirar o fôlego. 

    Diversos foram os momentos que me vi repensando todos os momentos da minha vida enquanto perdia, pela 10ª vez, em um desafio. Da mesma forma, me senti a pessoa mais feliz do mundo quando consegui dar um salto correto e finalizar uma fase. Uma coisa é certa: é impossível passar ileso de sentir emoções durante os 80 níveis disponíveis nesse jogo.

    Um jogo divertido e desafiador

    Donkey Kong Country Returns HD é um game bem extenso, mas isso não significa que as fases em si são muito longas. Elas podem se tornar longas devido ao fator de mortes intensas, mas em geral são bem curtas. O que não quer dizer que sejam simples.

    O que falar das construções de fases nesse jogo? Simplesmente impressionante. Cada mundo possui a sua própria lógica, e todas as novas áreas surpreendem pelas diferentes formas de entreter, e enlouquecer, o jogador.

    Não existe um momento em que você sinta que o jogo se repete, ou que ele cai em um marasmo sem trazer nada novo. Isso é um grande ponto positivo, pois o que mais vemos em jogos de plataforma é como eles podem se tornar pouco inspirados depois de determinado momento.

    Aqui essa repetição definitivamente não acontece. Desde o uso de elementos diferentes em cada mundo, até saber aproveitar diversas possibilidades de combinação de botões para inserir novas formas de interagir com o espaço, Donkey Kong Country Returns HD consegue explorar cada pequeno detalhe, transformando as fases em um acontecimento.

    Como todo plataforma clássico, você progride no mapa por entre as áreas e chega em um “chefão” no final, sendo o desafio que irá liberar um novo ambiente para exploração. É possível abrir um nível utilizando uma chave que você compra na lojinha do Cranky Kong e que permite que você tenha duas opções de progressão dentro do mapa. Esse caminho “extra”, por assim dizer, também ajuda a colecionar mais moedas e bananas, que podem ser trocadas por itens.

    Antes de entrar nos níveis, você pode equipar esse itens no seu inventário para utilizá-los ao longo da fase. Confesso que eu estranhei um pouco essa lógica no início, mas faz mais sentido do que permitir que você escolha os itens durante o desenrolar dos desafios – que são frenéticos demais e nem há tanto tempo assim para pensar.

    Uma ótima escolha é que o jogador pode curtir o game sozinho ou no modo cooperativo. Eu testei ambas as formas e, a meu ver, em dupla se torna ainda mais caótico do que individualmente. Para quem gosta de se divertir, o que é o meu caso, a versão cooperativa dá um gás a mais para passar as fases, pois você consegue ter um apoio nos momentos de maior dificuldade. Agora, para quem é competitivo, talvez jogar sozinho seja a melhor opção.

    Outro ponto positivo, e que é uma marca registrada da Nintendo, é a trilha sonora. Muitas vezes são essas músicas queridas e relaxantes os elementos importantes para que o jogador consiga se acalmar enquanto joga.

    A trilha sonora de Donkey Kong Country Returns HD é maravilhosa e é impossível não pensar nela depois que o jogo acaba. Dentre as trilhas recentes de remasters da Nintendo, acho que essa e a de Super Mario RPG são as que mais ficaram comigo pós-jogatina.

    Além de revitalizar muito bem os gráficos e entregar uma excelente performance, a versão de Donkey Kong Country Returns para o Nintendo Switch reforça bastante a identidade visual clássica do DK que conhecemos. O título, a meu ver, é um dos melhores plataformas disponíveis no console, sendo um game obrigatório para quem curte o personagem ou jogos desse estilo.

    Confesso que não sou a melhor nos jogos plataforma, mas me senti completamente envolvida pela experiência com game e acredito que ele tem méritos de sobra para se tornar um favorito dentre os remasters da Nintendo.

    Veredito

    Donkey Kong Country Returns HD é um dos melhores plataforma disponíveis no Nintendo Switch. Desafiador e extremamente inventivo, o jogo traz novos elementos a cada nível, permitindo que os jogadores se surpreendam, se encantem e se desafiem nesse mundo frenético. Com ritmo acelerado, uma trilha sonora no ponto e excelente level design, esse é certamente um must play do console!

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de Donkey Kong Country Returns HD

    Lançamento: 16 de janeiro de 2025

    Desenvolvido e publicado por: Nintendo

    Plataforma: Nintendo Switch

    Número de jogadores: 1 a 2 (local)

    Gêneros: Plataforma, Ação

    Idiomas: Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Holandês, Inglês, Italiano, Japonês

    Preço: R$ 299,00

    spot_img

    Artigos relacionados