Harry Potter é uma das maiores franquias de todos os tempos e mesmo com as polêmicas de sua criadora, J.K. Rowling, há ainda uma legião de fãs do bruxo mais famoso da cultura pop.
Com sete filmes. o último dividido em duas partes, o lucro foi nas alturas e até hoje rende frutos.
Todos os longas são muito amados e aqui vamos trazer a nossa lista do pior ao melhor, mesmo sabendo que não temos obras ruins. Confira!
Oitavo Lugar – Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005):
Abrindo a lista, temos Harry Potter e o Cálice de Fogo, quarto filme da franquia.
Sinopse: Harry é selecionado como um dos campeões do Torneio Tribruxo, uma competição perigosa entre três escolas de magia. À medida que enfrenta desafios mortais, ele descobre uma conspiração ainda mais sinistra se desdobrando.
Por mais que o filme tenha momentos icônicos como a volta de Lorde Voldemort e a morte de Cedrico, ele nem se compara aos eventos dos outros longas da franquia e por isso está em último lugar da lista.
Sétimo Lugar – Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 (2010):
Harry Potter teve seu último capítulo dividido em duas partes, o que dividiu a opinião do público na época.
A primeira parte saiu em 2010, mostrando Harry, Hermione e Ron abrem mão de tudo para dar a cartada final para derrotar Voldemort e seus seguidores.
Sinopse: Harry, Hermione e Ron partem em uma jornada perigosa para destruir as Horcruxes, fragmentos da alma de Voldemort. Enquanto isso, o poder das Trevas se intensifica.
Apesar de sua aura sombria e excelente texto, o longa parece incompleto e episódico, chegando ao nosso sétimo lugar.
Sexto Lugar – Harry Potter e a Câmara Secreta (2002):
Em sexto lugar, temos Harry Potter e a Câmara Secreta, segundo longa do bruxinho mais querido de todos os tempos.
Sinopse: No segundo ano em Hogwarts, Harry enfrenta uma série de eventos estranhos, incluindo o surgimento de uma misteriosa câmara secreta que ameaça os alunos do sangue não puro.
Com uma atmosfera sombria e uma expansão do mundo bruxo, Harry Potter e a Câmara Secreta é uma grande aventura, mas fica atrás dos outros filmes por conta da gigantesca qualidade deles.
Quinto Lugar – Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (2011):
Em quinto, temos a batalha épica que conclui a saga HP com a segunda parte de Relíquias da Morte.
Sinopse: A batalha final entre Harry e Voldemort se desenrola em Hogwarts, enquanto o destino do mundo bruxo é decidido de uma vez por todas.
Com uma luta cheia de emoção, Harry Potter e as Relíquias da Morte – parte 2 finaliza de forma bastante interessante toda a jornada do trio de bruxos amigos. Ver as derrotas de Bellatrix e Voldemort é algo bem satisfatório, assim como ver a grande redenção de Severo Snape.
Quarto lugar – Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009):
Um dos filmes mais subestimados da franquia ganha o quarto lugar da lista.
Sinopse: Conforme Voldemort se fortalece, Harry recebe informações cruciais sobre seu passado e sobre o próprio Voldemort enquanto investiga os segredos do passado do Lord das Trevas.
Com maturidade e mostrando as novas facetas de personagens como Harry, Malfoy e Dumbledore, além de um final surpreendente colocam o sexto longa da franquia em quarto lugar. O filme recebeu críticas mistas, mas é um dos melhores sem dúvidas por conta de um roteiro bem redondo e momentos incríveis.
Terceiro Lugar – Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001):
O primeiro filme de HP é uma das grandes sacadas da franquia ao nos apresentar o mundo mágico de Hogwarts e seus perigos.
Sinopse: Harry Potter, um jovem órfão, descobre que é um bruxo e começa seus estudos na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá, ele descobre uma pedra misteriosa que pode conceder a imortalidade.
Sombrio, intrigante e com excelentes personagens, o Harry Potter e a Pedra Filosofal é espetacular em tudo que se propõem, o que nivela a franquia por cima, já que não há filmes ruins de HP.
Segundo Lugar – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004):
Em segundo lugar, talvez o filme mais amado da franquia por muitos, mas que depois de revisto algumas vezes, só perde para um capítulo de HP.
Sinopse: Harry retorna a Hogwarts para seu terceiro ano e descobre que o perigoso prisioneiro de Azkaban, Sirius Black, está atrás dele. Conforme a verdade sobre seu passado começa a se desvendar, Harry enfrenta novos desafios.
Com uma direção irretocável de Alfonso Cuarón e com a grande virada de chave para uma temática mais sombria e niilista, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban traz conceitos incríveis sobre medo e desenvolve o arco do animago, um ser transmorfo bastante poderoso e que deu trabalho para Harry e seus amigos.
Contando com personagens incríveis como Sirius Black e o Professor Lupin, o terceiro longa-metragem está em nossos corações para sempre.
Primeiro Lugar – Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007):
O primeiro da lista é polêmico, mas vou explicar o porquê dele estar aqui em primeiro lugar:
Sinopse: Harry enfrenta a hostilidade do Ministério da Magia enquanto luta contra a ressurreição de Lord Voldemort e forma a Armada de Dumbledore para se preparar para a batalha que se aproxima.
A essência de Harry Potter está no quinto filme, uma vez que ele fala sobre legado, amizade, além de uma construção bem elaborada de diversos personagens que ganharam mais personalidade como Luna, Gina e Neville.
O ato final é de tirar o fôlego e sem dúvidas nos deixa empolgados para o que estar por vir.