Segredos de Um Escândalo é um longa-metragem que adapta uma história real de uma mulher adulta que teve um caso amoroso com um adolescente.
Dirigido por Todd Haynes, a obra conta com as vencedoras do Oscar Julianne Moore e Natalie Portman como protagonistas.
Sinopse
Uma atriz vai atrás de um casal polêmico por conta de um escândalo do passado. Agora, eles começam a criar uma rede de intrigas e relações controversas nesse processo.
Análise de Segredos de Um Escândalo
A temporada de premiações traz sempre oportunidades de vermos filmes de qualidade ímpar e que sempre ficam de foram nas épocas de “alta”, pois não possuem o mesmo apelo comercial com o público.
Segredos de Um Escândalo é aquele famoso “Oscar bait” que apresenta nomes de peso na direção e elenco, mesmo em um ano complicado com competidores como Oppenheimer, Assassinos da Lua das Flores e Pobres Criaturas no páreo.
A trama é interessante, visto que o polêmico tema é intenso e cria momentos dolorosos em quem está assistindo. Ao pegar o pós-evento, com todos os envolvidos mais velhos e ainda recebendo o ódio das pessoas.
O mais legal é que vemos as consequências do que ocorreram, um grande acerto do roteiro em mostrar o estrago feito principalmente por Gracie (Julianne Moore), uma mulher que demonstra uma falsa ingenuidade e que tem camadas profundas que são bem elaboradas por uma atuação poderosa de Moore.
Ela consegue mostrar a dor de todo o ódio sofrido e, ao mesmo tempo, uma completa falta de noção, pois acredita veementemente que está correta em suas convicções de ter desvirtuado um menino de apenas 13 anos.
Outro destaque é Charles Melton, que consegue fazer um trabalho seguro e que demonstra uma fúria dentro de um homem aparentemente calmo por fora.
Joe sente que perdeu sua juventude com uma mulher mais madura, tendo que ser o esteio emocional da família mesmo sendo apenas um garoto. Com 36 anos a linha do tempo de Segredos de Um Escândalo, ele tenta recuperar os momentos perdidos de forma ligeiramente irresponsável e a personagem de Portman ajuda nesse processo.
Falando da talentosa atriz, Natalie consegue dar vida a uma mulher cínica e que faz de tudo para causar rebuliço por onde passa. Há uma mistura de excentricidade com egocentrismo em sua composição, o que nos faz ter ojeriza ao seu papel no longa.
A direção de Todd Haynes é segura, mesmo que a direção de arte não seja um primor técnico. O cineasta consegue criar tensão como poucos e os momentos de embate são incríveis, tirando o melhor de seu elenco.
O texto de Samy Burch corrobora com essa atmosfera com diálogos ásperos, uma vez que sempre há algum personagem com um objetivo mesquinho em Segredos de Um Escândalo, que é, sem sombra de dúvidas, um filme cheio de subjetividade e com competências enormes, mesmo que tenha alguns gargalos que o deixam morno.
Veredito
Com uma história polêmica e atuações muito boas, Segredos de Um Escândalo vai dar o que falar e deve correr por fora em premiações.
Mesmo que seja irregular, o longa traz uma discussão excelente sobre cancelamento e um tema bem espinhoso que causa bastante desconforto no público.
4,0/5,0
Confira o trailer: