More

    CRÍTICA – Peter Pan & Wendy cria releitura moderna do clássico da Disney

    Comemorando o aniversário de 70 anos da animação clássica, o novo live-action da Disney intitulado Peter Pan & Wendy já está disponível diretamente no Disney+. Dirigido por David Lowery e protagonizado por Alexander Molony, Jude Law e Ever Anderson, o filme remonta os acontecimentos da história clássica em uma releitura moderna.

    Confira nossa crítica.

    Sinopse de Peter Pan & Wendy

    Adaptação live-action do conto clássico de J.M. Barrie no qual um menino que não quer crescer recruta três irmãos em Londres e juntos embarcam em uma aventura mágica na Terra do Nunca.

    Análise

    Quem nunca sonhou em pegar a segunda estrela à direita e seguir reto até o amanhecer? Peter Pan é o tipo de conto que consegue cativar pessoas de todas as idades. Para aqueles que tiveram a oportunidade de assistir à animação clássica da Disney quando criança, a história se torna ainda mais próxima dos nossos corações, seja pela mensagem que ela carrega, ou pela nostalgia da época.

    Em Peter Pan & Wendy, reencontramos esses personagens tão adorados e cultuados ao longo dos anos, mas com uma nova interpretação criada pelo diretor David Lowery e pelo corroteirista Toby Halbrooks. Boa parte dos acontecimentos permanecem os mesmos que vimos na animação e no conto original, mas existem também algumas mudanças na história.

    O filme possui apenas 103 minutos de duração e apresenta um elenco bem diverso, o que me surpreendeu positivamente. Alyssa Wapanatâhk brilha como Tigrinha, que no live-action possui bem mais espaço, criando uma personagem forte e determinada. O Capitão Gancho de Jude Law também ganha um desenvolvimento mais profundo, apresentando um pouco mais de sua história de origem.

    CRÍTICA - Peter Pan & Wendy cria releitura moderna do clássico da Disney
    Crédito: Divulgação / Disney

    A produção acerta bastante na parte visual. Os efeitos estão bem melhores e mais bonitos do que os de Pinóquio, por exemplo, que foi lançado no ano passado. Tanto os momentos que se passam na Terra do Nunca, quanto os efeitos que acompanham Sininho (Yara Shahidi) são muito bem executados.

    O design da roupa de Peter Pan (Alexander Molony) também funciona bem, não sendo algo totalmente verde e caricato, além de optar por uma confecção mais moderna utilizando folhas.

    Aliás, todo o trabalho de caracterização dos personagens foge um pouco do óbvio, o que acredito ser um ponto positivo. O Capitão Gancho de Jude Law possui olhos de cores diferentes, diversas cicatrizes no rosto, além do clássico bigode e cabelo longo. A caracterização de Tigrinha também é ótima e realmente se destaca perante os outros personagens.

    CRÍTICA - Peter Pan & Wendy cria releitura moderna do clássico da Disney

    Há também boas cenas de ação, apesar das coreografias de luta não serem tão ágeis e estonteantes quanto poderiam. Sendo Peter Pan um personagem que pode voar, era de se esperar algumas cenas bem mais inspiradas durante o clássico duelo no barco contra Gancho.

    Entretanto, assim como em outros live-actions da Disney, falta algo em Peter Pan & Wendy. Aqui, o personagem principal é até um pouco coadjuvante em alguns momentos, sendo Wendy (Ever Anderson) quem carrega boa parte da história. Essa ausência de entrosamento entre ambos acaba pesando um pouco no ritmo da trama, mas, mesmo assim, tanto Ever quanto Alexander Molony estão muito bem em seus papéis.

    Em determinados segmentos falta cadência entre as aparições dos personagens e, ao dar mais notoriedade para alguns, o roteiro acaba diminuindo as contribuições de João (Joshua Pickering), Miguel (Jacobi Jupe) e dos meninos perdidos. João e Miguel inclusive não possuem nenhum tipo de desenvolvimento, estando apenas presentes nos momentos em que aparecem em cena (mas pelo menos o Senhor Urso está com eles).

    Outro ponto que deveria ser importante nessa história é a trilha sonora, que aqui é utilizada sem grande impacto. Um dos únicos momentos musicais empolgantes do filme acontece no Jolly Roger, com um cântico executado pela tripulação do navio.

    Veredito

    Peter Pan & Wendy possui uma ótima história, visto que o conto de J.M. Barrie é um clássico. Com um ótimo elenco e boas atuações, o longa faz mudanças consideráveis na história para se diferenciar de outras abordagens, mas não consegue encantar tanto quanto o clássico original.

    Nossa nota

    3,0 / 5,0

    Assista o trailer:

    spot_img

    Artigos relacionados