Donzela ou Damsel é o mais novo blockbuster da Netflix e conta com Millie Bobby Brown como a protagonista Elodie. A direção é de Juan Carlos Fresnadillo (Extermínio 2).
Sinopse
Elodie é uma jovem que é a princesa de um reino nórdico que está passando dificuldades.
Após receber uma proposta de casamento de um reino próspero, a jovem é enganada e agora deve enfrentar uma criatura mitológica para sobreviver.
Análise de Donzela
A Netflix ou Netinha para os mais chegados, tem se destacado negativamente por produções cada vez piores que vem a toque de caixa, quase que sem critérios para poder preencher um vasto catálogo.
Em alguns momentos, longas como Rustin, O Irlandês e História de Um Casamento surgem para pintarem em premiações, mas são as exceções, já que a forma como a Vermelhinha trabalha é essa: volume de produção.
Infelizmente, Donzela cai no emaranhado de produções medianas, uma vez que desperdiça seu potencial de premissa em um longa que tem pouco a dizer.
As atuações de um elenco que conta com a magnífica Angela Bassett e Robin Wright é funcional, pois é nítido que a primeira cumpre tabela e a segunda está ali por conta de um extenso contrato.
O roteiro é sofrível, contando com muitas armaduras para a protagonista e suas aliadas. Há vários momentos inconsistentes, principalmente no que se refere às habilidades da criatura mítica presente em Donzela.
Os vilões humanos são pouco interessantes, sendo escanteados em uma trama de sobrevivência que também evita o enfrentamento por questões, acredito eu, técnicas, já que o dragão do filme possui uma beleza ímpar e executar o CGI deve ser bem difícil.
Há urgência nas cenas de ação e a trama é bastante corrida, o que ajuda no aspecto de fazer o longa ser mais intenso e com um ritmo bom, mesmo que boa parte do tempo vemos Elodie bolando estratégias para fugir da caverna.
De fato, houve bastante estratégia e uma ótima sacada em lançar Donzela no Dia Internacional da Mulher, contudo, falta mais consistência em um projeto que tinha tudo para ser inovador, mas acaba sendo apenas brega e ruim.
Veredito
Com uma boa ideia, mas um roteiro que deixa a desejar, Donzela não atinge todo o seu potencial, colocando grandes atrizes para atuar em um filme vazio e sem força.
2,0 / 5,0
Confira o trailer: