Raccoo Venture é um jogo brasileiro de plataforma 3D e muitos puzzles desenvolvido por Diego Ras e lançado pela QUByte Interactive em 14 de dezembro de 2023. O game do guaxinim está disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X | S.
O novo jogo BR é inspirado nos clássicos plataformas 3D da década de 1990, como Super Mario 64, Banjo-Kazooie e Crash Bandicoot. Você deve controlar o guaxinim protagonista e, eventualmente, trocar de lugar com o pombo Pru para derrotar inimigos e resolver quebra-cabeças desafiadores.
Confira nossa análise de Raccoo Venture jogado no Nintendo Switch.
Análise de Raccoo Venture
2023 está se encerrando com chave de ouro, e o motivo não poderia orgulhar mais a comunidade brasileira: um excelente jogo desenvolvido no Brasil chegou ao mercado aproveitando fórmulas de sucesso para criar a sua própria identidade.
A divulgação de Raccoo Venture acertadamente destaca que bebeu de fontes clássicas e inesquecíveis. Os elementos de franquias como Super Mario, Banjo-Kazooie e Crash Bandicoot estão presentes aos montes ao longo da gameplay, e sempre é um verdadeiro prazer se deparar com a forma como o jogo brasileiro as referencia.
O que mais me deixa feliz por reparar isso é quando toca uma trilha que parece saída dos jogos do Crash, mas com um toque todo especial que torna esse título nacional único.
E mais: assim como em Banjo-Kazooie o objetivo é coletar peças de quebra-cabeças, aqui o progresso acontece coletando peças de xadrez e partes do tabuleiro.
O jogo é muito bonito graficamente, assim como o pequeno guaxinim e os outros animais presentes no game. Mas não se engane: Raccoo Venture pode parecer fofo, mas está cheio de puzzles e segredos espalhados pelo mapa que por vezes te fazem, quase literalmente, quebrar a cabeça.
O combate é bastante simples. Basta pular e bater na cabeça da maioria dos adversários para derrotá-los. Alguns não podem ser derrotados dessa maneira, então é necessário pegar cogumelos explosivos para vencê-los. É basicamente isso ao longo da gameplay.
Por sua vez, nos chefes é que o bicho começa a pegar. Os combates são extremamente bem elaborados, fazendo com que cada boss battle seja diferente e nada tediosa.
Sabe aquela batalha que você demora muito para derrubar um inimigo de vez, e quando finalmente consegue ainda há um minion ou ataque mágico pairando pelo cenário e você perde mesmo depois de derrotar o boss? É provável que você passe por essa situação à medida que avança nos encontros com chefes.
É apavorante, mas muito bom.
Apesar disso, a parte mais desafiadora não é batalhar contra chefes. Os detalhes dos cenários e os quebra-cabeças são o que há de melhor e mais difícil em Raccoo Venture.
Excelentes puzzles viciantes
Quando avaliei COCOON (o Melhor Indie Debut de 2023 segundo o TGA) destaquei como são geniais os puzzles a ponto de você se perguntar como a equipe de desenvolvimento foi capaz de criar algo diferenciado e, ao mesmo tempo, simples. É o caso também do trabalho feito pelo desenvolvedor Diego Ras em Raccoo Venture.
Existem várias situações em que você se vê preso diante de um quebra-cabeça. Isso não é inovador, mas o que o esse jogo brasileiro consegue fazer no gênero plataforma é tornar a aventura não-linear.
Em alguns momentos você estará preso porque precisará desbloquear uma habilidade mais adiante e, então deverá voltar à fase em questão. Por vezes em algumas fases ficará a dúvida no ar se você pegou o caminho correto e, ao não encontrar uma das peças do tabuleiro de xadrez, perceberá que deveria ter ido primeiro a outro local e terá que jogar novamente.
A sensação de resolver um puzzle desafiador é sempre maravilhosa, mesmo que você não seja fã do gênero. O quebra-cabeça da imagem a seguir foi um dos que mais gostei de solucionar, pois a resposta está no cenário próximo ao local, e a forma de posicionar corretamente as luzes é bastante desafiadora e tensa.
Tão bom quanto isso é perceber uma área secreta ou uma peça levemente escondida graças ao movimento da câmera (que é sempre fixa no personagem). Aliás, a forma como a profundidade de câmera é trabalhada em Raccoo Venture é de tirar o chapéu.
Tudo se torna mais desafiador quando o guaxinim finalmente encontra o Bracelete Guardião. Esse item desbloqueia a habilidade de pegar dois tipos de cristais (um em tons claros, outro em tons escuros) para que dois novos avatares possam ser usados temporariamente.
O cristal claro dá vida a um avatar que se movimenta exatamente igual ao guaxinim principal, enquanto o escuro faz os movimentos ao contrário. Existem situações em que ambos devem ser usados para superar um puzzle ou derrotar um chefe. É realmente caótico, mas um caos positivo que dá muita satisfação quando a situação é superada!
Humor, minigame e homenagens a jogos brasileiros
A história simples de Raccoo Venture é também divertida por sua leveza. O melhor exemplo disso é o personagem Astuto Penacio, que parece uma mistura de Zeca Urubu com Zé Carioca, o qual nos convida para fazer um fézinha.
Você pode apostar quais serão as 3 peças de xadrez sorteadas, e então encontrar o Astuto na próxima fase para saber o resultado. Se sorteado, o prêmio pode ser bem generoso.
Há também o minigame de tiro ao alvo no mapa geral do jogo. Nele você pode conseguir importantes upgrades, como uma bolha de ar para respirar por mais tempo debaixo d’água.
E a brasilidade não se limita ao urubu no estilo atendente de lotérica. Raccoo Venture também possui muitas skins, diversas delas em homenagens a jogos brasileiros como o conceituado Super Mombo Quest e o vindouro MARS 2120.
O jogo também é um prato cheio para complecionistas, que podem coletar todas as roupinhas, estátuas escondidas pelos mapas, pergaminhos com a história contada pelo avô do personagem principal, além das peças de xadrez e do tabuleiro, essenciais para abrir novas áreas do mapa.
Veredito
Raccoo Venture se sai muito bem na sua ousada missão de criar uma experiência moderna se inspirando em games clássicos que definiram o gênero plataforma 3D. O novo jogo brasileiro é uma homenagem aos títulos que marcaram época, mas tem uma forte identidade própria pautada pela excelente integração de puzzles desafiadores em meio a gameplay plataforma.
A única ressalva é que, no Nintendo Switch, em alguns momentos mais caóticos (como combates intensos com chefes que sumonam minions) a taxa de quadros cai um pouco. Não chega a ser prejudicial, mas acontece tanto na TV, como no modo portátil. Isso não tira em nada o brilho e o ótimo trabalho realizado, e possivelmente não é um problema nas outras plataformas.
5,0 / 5,0
Assista ao trailer de Raccoo Venture:
Ficha técnica de Raccoo Venture
Lançamento: 14 de dezembro de 2023
Desenvolvido por: Diego Ras
Publicado por: QUByte Interactive
Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X | S
Número de jogadores: 1
Gêneros: 3D, Ação, Aventura, Plataforma, Puzzle
Idiomas: Alemão, Espanhol, Inglês, Português
Preço: R$ 49,99 (PC, Nintendo Switch e Xbox), R$ 79,90 (PlayStation)