More

    REVIEW – DLC Mega Dimension traz muitos Pokémon, mas poucas novidades a Legends Z-A

    Pokémon Legends: Z-A – Mega Dimension é o DLC do mais novo título da franquia dos monstrinhos de bolso para Nintendo Switch e Nintendo Switch 2. Situada no mesmo mapa do jogo base, o conteúdo extra traz uma nova ameaça para o Team MZ solucionar, colocando Lumiose City na beira de uma colisão com uma nova dimensão.

    Na história, iniciamos o DLC logo após os acontecimentos do confronto final de Pokémon Legends: Z-A. No terraço do hotel, encontramos a nova personagem dessa jornada: Ansha, uma menina muito simpática e que tem como companheiro o Pokémon Hoopa.

    Ansha explica que Hoopa, ao comer um donut, ganha o poder necessário para abrir uma fenda em Lumiose City e levar as pessoas a uma nova dimensão. Em uma das vezes que Ansha esteve nesse outro mundo, ela teve a oportunidade de encontrar um Pokémon lendário que se tornou a sua obsessão.

    Não demora muito para que Corbeau apareça e nos diga que as fendas estão se espalhando por Lumiose e que, ao que tudo indica, a nova dimensão tomará o espaço da cidade real se nada for feito. E é a partir desse argumento que toda a trama se desenrola.

    Este review analisa a experiência de jogar Pokémon Legends: Z-A – Mega Dimension no Nintendo Switch 2.

    Um mundo novo com tudo novo dentro

    A lógica de Mega Dimension é meio similar ao que vemos em Zelda: Echoes of Wisdom. Você entra por uma fenda em Lumiose e sai em “outra” Lumiose, só que mais sinistra. É quase como se você entrasse no upside down… 

    Nesse ponto, a dinâmica da gameplay muda pouquíssimo. Corbeau vai passar uma missão que consiste em completar 3 desafios. Quando completados, os desafios somam pontos para finalizar a pesquisa, o que vai abrir uma nova fenda com uma megaevolução para o jogador batalhar.

    Esses desafios podem ser: capturar Pokémon, destruir umas pokébolas que ficam flutuando, batalhar contra outros jogadores… coisas assim.

    Às vezes o jogador vai entrar em uma fenda que vai replicar uma esquina de Lumiose e lá terão vários Pokémon. Outras vezes, por exemplo, a fenda será uma réplica da battle zone de Lumiose, então o jogador terá que batalhar contra vários oponentes da mesma forma que acontece na cidade comum.

    Cada fenda tem um nível específico de dificuldade que você pode ver direto no mapa ou antes de entrar no teletransporte. Para deixar tudo ainda mais complexo, não é possível ficar na outra dimensão por tempo ilimitado, então você precisa fazer donuts cuja combinação gera uma quantidade significativa de calorias e que aumenta o tempo dentro desse mundo.

    Achou complicado? Pera que tem mais. Dependendo do nível da fenda, o mesmo donut pode dar mais tempo ou menos tempo de batalha. Portanto, é sempre importante verificar o nível e se você tem um donut que dê tempo necessário para completar todos os desafios e coletar a pontuação, pois só assim será possível finalizar a pesquisa proposta por Corbeau e avançar na história.

    Para conseguir donuts com mais calorias, é necessário também progredir na aventura. A cada Pokémon com megaevolução que você “derrota”, um pacote de manteiga será entregue. Essa manteiga permitirá que você use mais combinações de frutas, atingindo uma maior pontuação e, assim, garantindo um donut com mais tempo de uso.

    REVIEW | DLC Mega Dimension traz muitos pokémon, mas poucas novidades
    Créditos: Divulgação / Nintendo

    Muitos Pokémon, poucas novidades

    Pokémon Legends: Z-A tem uma história divertida e um final que também se diferencia dos outros jogos recentes da franquia. Entretanto, infelizmente, Mega Dimension não consegue repetir esse feito. 

    Isso porque o conteúdo extra além de muito simples, não possui uma trama que realmente engaje a ponto de fazer com que você se sinta interessado pelo desenvolvimento da narrativa. 

    Se nos dois conteúdos extras de Pokémon Scarlet & Violet você se apaixona pela lore do pequeno Ogerpon e se vê envolvido pelos diferentes destinos da Área Zero, aqui não há nada que realmente faça o jogador se sentir apegado emocionalmente.

    Quando pensamos nos jogos recentes de Pokémon, um grande ponto que se destaca é a narrativa. Para além da gameplay, são os pequenos mistérios que envolvem a trama e os personagens cativantes que fazem, muitas vezes, os jogadores retornarem a esse mundo. 

    E isso vem de uma tradição de décadas. Se tem algo que diferencia a franquia num geral de outros produtos similares é a capacidade dos personagens, e desses pequenos monstrinhos, de criarem esses laços especiais com os fãs.

    Em Pokémon Legends: Z-A esse elo já não é muito forte, pois a trama em si é bem menos inspirada nesse sentido. Mas em Mega Dimension essa falta de um gancho, de um bom plot, fica bem evidente.

    Por outro lado, o conteúdo extra traz a oportunidade de você capturar muitos Pokémon que não existem na região de Kalos, o que é ótimo. Ao longo das missões na nova dimensão, você vai encontrar inúmeros monstrinhos diferentes para completar a sua pokédex, além de batalhar em muitas partidas para ganhar novas pedras de megaevolução.

    Eu achei a quantidade de novos pokémon bem satisfatória, principalmente se você estiver com vontade de jogar todos os desafios que surgem no mapa. Nos desafios que dependem de mais estrelas, a variedade de Pokémon amplia e você também ganha muitos itens para alimentar o seu time.

    Esse é outro ponto bem diferente dessa nova dimensão: os Pokémon são mais fortes do que aqueles que estão na cidade normal, o que torna necessário que o seu time esteja em um level alto para conseguir competir até mesmo contra um Pidgey. 

    Para tornar essa progressão mais simples, todos os itens de XP e doce raro que você recolher na “Lumiose do mau” darão um boost bem maior nos seus Pokémon, o que ajuda a equilibrar os desafios.

    Cansado de batalhar sozinho? Arranje amigos

    Como já vimos em The Hidden Treasure of Area Zero, Mega Dimension também opta por batalhas em duplas e trios, saindo da lógica do jogo base de investir em batalhas 1 contra 1.

    Aqui, você já começa batalhando em dupla contra outros personagens que encontramos anteriormente em Pokémon Legends: Z-A. E essa lógica segue por toda a gameplay, já que as batalhas de megaevolução são, em sua maioria, em trio.

    Esse é outro ponto que faz esse DLC parecer uma junção de tudo o que já vimos em Pokémon nos últimos tempos, sem grandes surpresas e nem dinâmicas muito diferentes. O bom de contar com mais personagens nas batalhas é que você tem a oportunidade de participar de combates mais difíceis, o que requer um time melhor e mais robusto.

    Nesse caso especificamente, acredito que esses combates funcionam melhor do que as fatídicas raids que vimos em Pokémon Scarlet & Violet. Não só porque o combate real-time é muito mais divertido e desafiador, como também porque Pokémon Legends: Z-A tem um nível técnico bem mais elevado.

    Inclusive, o DLC segue a ótima qualidade técnica que vimos no jogo base. Não passei por nenhum bug, travamento e nem quedas relevantes de fps. Inclusive, joguei durante muito tempo no modo portátil e achei que o Nintendo Switch 2 aguentou bem o game por uma longa quantidade de horas fora da tomada.

    Veredito

    Mega Dimension tem um boa quantidade de Pokémon para capturar e mantém os ótimos personagens que conhecemos no jogo base, duas escolhas positivas e que rendem boas horas de diversão. Entretanto, quando o assunto é trama, o DLC deixa a desejar, perdendo a oportunidade de criar um enredo mais contagiante para complementar a narrativa apresentada em Pokémon Legends: Z-A.

    Nossa nota

    3,5 / 5,0

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de Pokémon Legends: Z-A – Mega Dimension

    Lançamento: 10 de dezembro de 2025

    Desenvolvido por: Game Freak

    Publicado por: Nintendo

    Plataformas: Nintendo Switch e Nintendo Switch 2

    Número de jogadores: 1 a 4 (online)

    Gêneros: Ação, Captura de Monstros, RPG

    Idiomas: Japonês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol, Coreano, Chinês Simplificado, Espanhol Latino-americano, Francês Canadense, Chinês Tradicional, Inglês Americano

    Preço: R$ 199,00

    spot_img

    Artigos relacionados