More

    Halloween: 31 Filmes de terror para assistir no mês das bruxas

    Halloween, uma data que os brasileiros tem abraçado cada vez mais e aqui na Emerald é quase como se fosse o Natal, uma vez que somos apaixonados por filmes de terror.

    Vamos fazer uma lista diária que vai incluir longas de todos os tipos de um dos gêneros mais amados de quem gosta da sétima arte.

    Confira agora nossa lista:

    1 – O Massacre da Serra Elétrica (1973, Tobe Hopper)

    Iniciando a lista de Halloween, temos aqui o filme slasher preferido do Ben-Hur Silva, O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hopper, um dos mais macabros e sujos slashers de todos os tempos e que virou referência para muitas obras no futuro.

    Na trama, um grupo de jovens acaba parando em um rancho. Lá, eles descobrem que uma família de canibais caça turistas desavisados e eles serão as vítimas da vez dos Sawyer e, principalmente, de Leatherface, um homem extremamente cruel e que estraçalha suas vítimas com uma motoserra.

    Violento e com uma estética assustadora, O Massacre da Serra Elétrica traz o máximo da brutalidade humana em sua pior essência, colocando sádicos à vontade para destruir seus inimigos de forma cruel.

    Tobe Hopper criou um universo tenso e que até hoje causa arrepios em quem assiste esta relíquia do cinema.

    O longa está disponível nas plataformas de assinatura Prime Video e Apple Plus.

    2 – Hereditário (2018, Ari Aster)

    Seguindo a lista, temos Hereditário, filme dirigido por Ari Áster e que foi uma das grandes surpresas de 2018.

    Na trama, a família Graham sofre uma perda irreparável, o que causa conflitos gerados pelo luto que vão muito além do que eles imaginam…

    Tenso e com uma atmosfera completamente macabra, Hereditário é um filme que quebrou barreiras com atuações memoráveis de Toni Colette e Alex Wolff. A grande reviravolta é impactante e o roteiro consegue nos deixar na ponta da cadeira do início ao fim.

    O longa está disponível hoje na HBO Max e na Netflix.

    3 – Mártires (2008, Pascal Laugier)

    Halloween - filmes de terror

    Saindo um pouco do mainstream e indo mais para o Novo Extremismo Francês, temos Mártires ou Martyrs, longa de 2008 que tem uma temática ultraviolenta e críticas sociais bem pesadas.

    Duas jovens que foram vítimas de abuso quando crianças embarcam em uma sangrenta jornada de vingança e acabam envolvidas em um caminho obscuro.

    Esse filme é uma dica de Halloween para quem possui estômago forte, uma vez que Mártires é um soco na cara.

    Não estranhe cenas de tortura realistas, bastante gore e uma direção que quer chocar demais visualmente. Os momentos de tensão são extremos, com o intuito de mexer com os brios do espectador.

    O longa original está disponível apenas on demand.

    4 – O Exorcista (1973, William Friedkin)

    Os anos 70 trouxeram grandes obras e uma delas causou bastante barulho pelas polêmicas nos bastidores e pelo alto nível de produção, fazendo muitas pessoas terem pesadelos por semanas por conta de uma história horripilante.

    Em O Exorcista, uma menina é possuída por um demônio e sua mãe vai atrás da igreja para ajudá-la a acabar com o malfeitor.

    Com diversas analogias sobre a sociedade que crítica mulheres e com efeitos práticos espetaculares. A direção de Friedkin é impressionante, pois mostra uma qualidade avassaladora e até hoje O Exorcista é considerado um dos melhores filmes de terror de todos os tempos.

    O Exorcista está disponível no Prime Video e no HBO Max.

    5 – Carrie, a Estranha (1976, Brian De Palma)

    Um dos grandes clássicos do cinema e uma das adaptações de Stephen King que deu super certo, se tornando um marco do terror.

    Carrie é uma jovem com poderes de telecinese e que sofre bullying na escola, além de lidar com uma mãe extremamente abusiva e religiosa. A pressão mental da jovem vai criar um rastro de mortes trágicas.

    O longa possui uma boa construção de personagens e uma discussão significativa sobre superproteção e fanatismo religioso, mostrando a habilidade incrível de King de trabalhar a adolescência e a visão de DePalma na direção.

    O longa está disponível no Prime Video.

    6 – Jogos Mortais (2004, James Wan)

    jogos mortais1

    O sexto filme da lista teve mais um capítulo recente e foi um marco para um grande cineasta chamado James Wan.

    Dois homens são raptados e agora tem que vencer um jogo sádico orquestrado por Jigsaw (Tobin Bell) e agora vão descobrir muitas coisas do passado que vão deixar essa batalha ainda mais mortal.

    Jogos Mortais veio e causou muito barulho por conta do grau de violência e as mirabolâncias do roteiro, ainda mais que tivemos um baixo orçamento inicial.

    O longa de 2004 é interessante e ainda é o melhor da franquia. Uma grande dica para o mês de Halloween.

    O longa está disponível no Prime Video e no Globoplay.

    7 – Stigmata (1999, Rupert Wainwright)

    Halloween

    Um dos grandes clássicos da Tela de Sucessos do SBT, Stigmata não é um primor de filme, mas traz uma boa discussão sobre fé e religião.

    Frankie (Patricia Arquette) é uma jovem que não acredita em Deus, mas que terá sua fé testada após receber os mesmos ferimentos de Jesus Cristo e apresentar comportamentos inexplicáveis, chamando a atenção da Igreja.

    O longa de 1999 fala sobre a deturpação da palavra de Cristo e como a Igreja se aproveitou dela para ser um ambiente de ambição e corrupção.

    O longa está disponível no Prime Video.

    08 – A Bruxa (2015, Robert Eggers)

    Um dos grandes filmes da A24 não poderia estar de fora da lista…

    Trazendo uma tal de Anya Taylor-Joy para o estrelato, A Bruxa é aquele tipo de filme que não assusta, mas perturba.

    Uma família inglesa tenta a sorte na Nova Inglaterra, Estados Unidos, contudo, é assombrada por mortes misteriosas e fatos terríveis que assolam essas pessoas.

    A Bruxa traz um discussão interessante sobre fé e o papel de cada membro de uma família tradicional conservadora, o que mostra uma rede de hipocrisia e terror psicológico.

    A Bruxa está disponível no Prime Video.

    09 – A Hora do Pesadelo (1984, Wes Craven)

    A Hora do Pesadelo

    Wes Craven é um dos maiores gênios do terror e sempre foi referência a diversos outros diretores. Em 1984, ele causou bastante ao apresentar um dos maiores ícones da cultura pop, o nosso temível Freddy Krueger, um homem sádico que mata suas vítimas onde estão mais vulneráveis, em seus sonhos.

    Na trama, Nancy (Heather Langenkamp) começa a ser atormentada por uma figura bizarra e cruel em seus sonhos. O que ela não sabe é que o poderoso Freddy Krueger quer vingança e vai aniquilar várias pessoas que a nossa protagonista ama, criando um rastro de sangue que sai dos pesadelos para a vida real.

    O clássico longa está disponível no HBO Max.

    Leia também: A Hora do Pesadelo: as 5 mortes mais legais da franquia

    10 – A Tristeza/The Sadness (2021, Rob Jabbaz)

    halloween

    2021 foi um ano caótico no mundo por conta da pandemia do Coronavírus, que matou milhões de pessoas e sofreu com uma onda negacionista muito forte por parte de alguns governos, imprensa e uma boa parcela da sociedade, gerando um caos desenfreado na busca do tratamento.

    A Tristeza ou The Sadness é um longa que mostra um casal tailandês que está vivendo normalmente, até que um surto viral transforma as pessoas em assassinos sanguinários por meio da raiva e luxúria.

    O longa do estreante diretor canadense Rob Jabbaz é brutal, mas traz uma mensagem de crítica sobre essas pessoas que negaram os fatos de forma sanguinolenta e chocante, com um roteiro afiado e cenas que causam arrepios só de lembrarmos. Uma baita dica para quem ama filmes de terror mais hardcore para esse Halloween.

    O longa está disponível on demand apenas.

    11 – O Iluminado (1980, Stanley Kubrick)

    Lista de Halloween sem O Iluminado é uma blasfêmia sem tamanho! A melhor adaptação de Stephen King contou com uma controvérsia, uma vez que a lenda da literatura ODIOU O FILME de Stanley Kubrick!

    Jack Torrance (Jack Nicholson) é um escritor que está com bloqueio criativo e decide pegar um emprego de caseiro no Hotel Overlook, um ligar isolado, para poder ter novamente sua imaginação a flor da pele.

    Entretanto, o que deveria ser benéfico para ele se torna terrível, transformando para sempre a vida da família Torrance.

    Com uma direção sensacional de Kubrick e atuações incríveis de Jack Nicholson e Shelley DuVall, O Iluminado é aquele tipo de filme que sempre estará na primeira prateleira dos melhores de todos os tempos no terror e é uma parada obrigatória para os amantes do gênero.

    Assista a obra no HBO Max ou no Prime Video.

    12 – Brinquedo Assassino (1988, Tom Holland)

    halloween

    No Dia das Crianças, nada melhor que trazer um Brinquedo Assassino para celebrar tal data, não é mesmo?

    Andy (Alex Vincent) é um garoto qualquer que quer muito um boneco de presente. Entretanto, o que ele ganha é o Chucky, um brinquedo que está com a alma de um assassino sanguinário que quer agora o corpo do menino para criar o caos.

    Don Mancini fez um dos serial killers mais inusitados de todos os tempos e que ficou marcado por ser uma sátira e, ao mesmo tempo, um dos conteúdos mais geniais sobre homossexualidade que temos. Chucky é e sempre será lendário!

    O Brinquedo Assassino está disponível na Apple Plus e Prime Video.

    13 – Sexta-Feira 13 (1980, Sean S. Cunningham)

    filmes slasher

    No dia mais azarado do ano, não tinha como ser diferente!

    Sexta-Feira 13 traz um grupo de jovens em um acampamento em Crystal Lake e lá eles começam a ser caçados por um assassino misterioso que quer vingança por um fato ocorrido no passado.

    O longa criado por Sean S. Cunningham não é nada original, uma vez que copia na caruda obras como O Massacre da Serra Elétrica e Halloween: A Noite do Terror. Contudo, ficou marcado como um dos maiores slashers de todos os tempos com méritos, o que o faz estar nesta lista com a sua data marcante!

    O longa está disponível no HBO Max e Prime Video.

    14 – A Médium (2021, Banjong Pisanthanakun)

    Halloween - A Médium

    A nossa décima quarta dica de filmes para assistir no Halloween vem da Tailândia que tem uma vasta lista de obras genuinamente assustadoras.

    Em A Médium, um grupo de documentaristas está gravando um longa sobre uma família que possui um ritual xamãnico no qual as mulheres devem receber uma entidade, uma vez que os homens acabam morrendo de formas acidentais no processo.

    Entretanto, uma delas quebra o ciclo e sua filha agora começa a ser atormentada pelo espírito, se tornando extremamente perigosa.

    No formato mockumentary (documentário ficcional), A Médium é aquele filme de orçamento modesto e com uma direção, elenco e roteiristas inspirados para criar uma história de arrepiar e te deixar com medo de dormir por um bom tempo, com atuações incríveis e momentos de tirar o fôlego com um cinema artesanal e orgânico.

    O filme está disponível no Prime Video.

    15 – Ninguém Vai Te Salvar (2023, Brian Duffield)

    ninguém vai te salvar

    Na lista de Halloween, não poderia faltar um filme de invasão alienígena, não é mesmo?

    Brynn (Kaitlyn Dever) é um a jovem que vive isolada em uma casa no campo, longe da cidade que a rechaça por conta de um acidente no passado.

    Ela é atacada por seres de outro planeta e agora tem que se salvar, tendo que reviver seus traumas mais obscuros para tentar derrotar os alienígenas.

    Ninguém Vai Te Salvar chamou a atenção por sua simplicidade, competência e clima tenso do início ao fim.

    O longa mandou tão bem que lendas como Stephen King e Guilhermo Del Toro elogiaram bastante, algo que é mais que merecido.

    Para conferir Ninguém Vai Te Salvar, basta dar uma olhadinha no catálogo da Star Plus.

    Leia também:

    CRÍTICA – Ninguém Vai Te Salvar: Del Toro e Stephen King tem razão…

    16 – Pânico (1996, Wes Craven)

    pânico

    Wes Craven é um dos grandes gênios do terror e revolucionou o subgênero do slasher por duas vezes. A primeira em 1984 com A Hora do Pesadelo, criando um dos maiores ícones da cultura pop, o terrível Freddy Krueger.

    Em 1996, cansado de ver muitas obras iguais e pouca inovação, o cineasta fez um dos filmes mais aclamados dos anos 90 e que até hoje tem milhões de fãs.

    Pânico subverteu tudo ao fazer uma sátira e ainda apavorar o público com sua violência e plot-twists inventivos. Os desavisados até hoje acreditam que Drew Barrymore seria a grande estrela da franquia, mas o destino é bem cruel com ela.

    Na trama, Sidney Prescott (Neve Campbell) é perseguida por um assassino sádico denominado Ghostface, que está caçando seus amigos um por um, criando um rastro de sangue.

    Pânico está disponível no Globoplay, HBO Max e Prime Video.

    17 – Arraste-Me Para o Inferno (2009, Sam Raimi)

    Halloween

    O mito Sam Raimi está entrando na lista com uma obra que dividiu opiniões, mas que é um daqueles trashes de qualidade que são pelo menos muito divertidos e que deixam a gente dar umas boas risadas.

    A vida de uma bancária começa a mudar quando, para impressionar seu chefe, ela nega o pedido de prorrogação do prazo de pagamento das prestações da casa de uma idosa, que promete se vingar, lançando uma maldição tenebrosa.

    O longa é um primor de direção e tem momentos marcantes com bastante nojeira e uma cena extremamente engraçada de exorcismo.

    O longa está disponível na Lionsgate.

    18 – A Serbian Film – Terror Sem Limites (2010, Srdjan Spasojevic)

    Chegando no nível mais baixo do iceberg, temos A Serbian Film ou Terror Sem Limites, filme grotesco e que causou revolta no congresso brasileiro por conta do seu mais alto grau de violência e cenas perturbadoras.

    Milos (Srdjan Todorovic) é um renomado ator pornô que está desempregado e que consegue uma oportunidade de trabalho por meio de uma ex-colega de profissão.

    Entretanto, ele vê que o que seria uma rotina normal de filmagens acaba sendo algo brutal, macabro e desumano, com muitos crimes sendo cometidos no set.

    A Serbian Film é apenas para quem tem estômago forte e que não tem medo de deixar um pedaço de sua alma para trás após assistir ao longa. O filme de Srdjan Spasojevicé perturbador, triste e extremamente cruel em diversas camadas e está aqui por ser talvez o pior de todos os tempos no que se refere à violência gráfica.

    A obra está disponível apenas on demand.

    19 – Terrifier 2/Aterrorizante 2 (2022, Damian Leone)

    Art, o Palhaço está sendo o nosso representante da capa e não é por menos: o novo hit do terror traz um icônico personagem que marcou bastante gente, fazendo uma galera passar mal nos cinemas norte americanos.

    Siena (Lauren LaVera) é uma jovem que perdeu o pai e quer tentar passar seu luto em uma festa de Halloween. Contudo, um serial killer sobrenatural está obcecado por ela e seu irmão, e faz várias vítimas no caminho de forma extremamente violenta.

    Terrifier 2 é um trash de qualidade e tem bastante gore, com momentos bem perturbadores, mesmo que seja bem tosco em alguns momentos. Vale à pena entrar no catálogo da Prime Video e dar uma conferida na trilogia completa.

    20 – Midsommar – O Mal Não Espera a Noite (2019, Ari Aster)

    Ari Aster está de novo na lista com mais uma obra inquietante e que apresenta reflexões sobre culturas diferentes das nossas e até mesmo sobre hipocrisia.

    Após vivenciar uma tragédia pessoal, Dani (Florence Pugh) vai com o namorado Christian (Jack Reynor) e um grupo de amigos até a Suécia para participar de um festival local de verão. Mas, ao invés das férias tranquilas com a qual todos sonhavam, o grupo se depara com rituais bizarros de uma adoração pagã.

    O longa não é tão fácil de digerir, mas traz uma forma diferente de tensão: com o dia claro. Tudo acontece a luz do Sol e é extremamente perturbador de assistir.

    Midsommar está disponível no Telecine e Prime Video.

    21 – Corra! (2017, Jordan Peele)

    Halloween - Corra!

    Em 2017, um tal de Jordan Peele saiu das esquetes de comédia e criou um dos melhores filmes de terror social de todos os tempos, com uma mistura de suspense e comédia aliados ao gênero.

    Chris (Daniel Kaluuya) é um homem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada, Rose (Alisson Williams). Porém, o que deveria ser tranquilo tem a questão racial envolvida, pois ela é branca e, ainda por cima, as coisas não parecem ser exatamente com ela diz, com fatos estranhos acontecendo nessa ocasião.

    De forma brilhante, Peele consegue criar uma tensão poderosa e discutir de forma bem ácida o racismo que há por traz de figuras que parecem amigáveis, mas que na verdade possuem interesses excusos para parecerem legais perante a sociedade.

    Carregado de cenas chocantes, Corra! é uma viagem difícil e potente e está disponível no Telecine, Netflix, Prime Video e Paramount Plus para ser agraciado!

    22 – A Lenda de Candyman (2021, Nia DaCosta)

    Trazendo mais uma vez Jordan Peele para pauta, agora como roteirista, temos A Lenda de Candyman, continuação direta do longa noventista que traz Nia DaCosta na direção e Yahya Abdul-Mateen II e Teyonah Paris no elenco.

    Na trama, um bairro negro estadunidense sofre o processos de gentrificação e um artista quer retratar as raízes daquele lugar. Ele acaba se deparando com a lenda de Candyman, um assassino em série injustiçado no passado que voltou para assombrar diversas pessoas, e agora começa novamente a matar por conta desse trabalho artístico.

    Ressignificando o trabalho criado em 1992, A Lenda de Candyman é aquele tipo de sequência que consegue ter uma qualidade absurda e até supera o original em vários momentos. Com boas atuações e cenas impactantes, o longa é uma excelente pedida para quem gosta de um slasher excelente.

    O filme está disponível nas plataformas Apple Plus, Telecine e Prime Video.

    23 – X: A Marca da Morte (2022, Ti West)

    x-a marca da morte

    Ti West começou uma trilogia de respeito na A24 com um longa que veio de mansinho e se tornou um slasher queridinho de muitos fãs do terror.

    Em X: A Marca da Morte, um grupo de pessoas decide filmar um pornô em uma fazenda que tem dois idosos como donos.

    O que eles não sabiam é que os moradores daquele lugar são figuras macabras e a vida dos atores corre grande perigo.

    O filme é sujo e traz reflexões sobre machismo, sexo e conservadorismo de uma forma dinâmica e sangrenta.

    X faz parte atualmente do catálogo da Prime Video.

    24 – Pearl (2022, Ti West)

    pearl

    Continuando com mais um longa de Ti West, temos Pearl, sequência/prequela de X: A Marca da Morte, que consolidou Mia Goth como uma das melhores atrizes atuais do gênero.

    Pearl é uma jovem que sonha em ser uma estrela, mas que possui problemas graves que são usados como combustível para sua fúria mortal.

    Marcado por críticas ao conservadorismo e fanatismo religioso, Pearl é um dos melhores filmes de terror dos últimos anos e uma aula de criação de personagem.

    O longa está disponível no Telecine e no Prime Video.

    25 – O Sexto Sentido (1999, M. Night Shyamalan)

    M. Night Shyamalan pode ser considerado um gênio ou um pior dos diretores de todos os tempos por conta de suas obras inquietantes e cheias de reviravoltas que podem ser excelentes ou péssimas.

    Nesta jornada temos O Sexto Sentido, que traz um garoto que consegue enxergar gente morta e agora seu psicólogo tenta ajudá-lo a superar seus traumas.

    Com um dos plot twists mais incríveis dos anos 90, Shyamalan entrou para a história com um filme intenso, difícil e que conta com atuações primorosas de Haley Joel Osment e Bruce Willis.

    Veja a obra no Star Plus.

    26 – O Silêncio dos Inocentes (1991, Jonathan Demme)

    halloween

    Aqui temos um dos maiores fenômenos da história do cinema, uma vez que esse foi um dos poucos exemplos do gênero que ganhou vários prêmios.

    Clarice (Jodie Foster) investiga um assassino em série que sequestra e retalha suas vítimas. Para ajudá-la, ela começa a se consultar com o brilhante e macabro canibal Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), que cria um relacionamento estranho e complexo entre os dois.

    Com uma trama extremamente intrigante e cheia de tensão, O Silêncio dos Inocentes é uma obra-prima e merece ser assistido várias vezes para contemplarmos as atuações brilhantes de Foster e, principalmente, Hopkins, que até hoje causa arrepios em qualquer um que tenha visto.

    Veja O Silêncio dos Inocentes no Prime Video nesse Halloween.

    27 – Noites Brutais (2022, Zach Cregger)

    O ano de 2022 contou com várias surpresas e uma delas foi Noites Brutais ou Barbarian, um filme que chegou de mansinho e conquistou o público com uma trama bastante envolvente.

    Uma jovem tem uma entrevista de emprego e aluga um AirBnB e, chegando lá, descobre que o lugar está disponível para um homem desconhecido, o que é apenas o início dos problemas.

    Noites Brutais tem uma história surpreendente e cheia de reviravoltas incríveis que deixam o espectador arrepiado.

    O longa está disponível no Star Plus.

    28 – A Noite dos Mortos Vivos (1968, George A. Romero)

    Halloween

    Uma lista de Halloween ficaria incompleta sem a lenda George Romero, o pai dos filmes de terror sobre zumbis.

    O seu maior clássico é A Noite dos Mortos Vivos, no qual fazia duras críticas à sociedade e inovava ao colocar um protagonista negro em uma época onde a questão racial era ainda mais pujante.

    Um grupo de pessoas fica cercada em uma casa por diversos mortos-vivos que tem apenas uma missão: destruir tudo que vem pela frente.

    O longa está disponível no canal de streaming gratuito Plex.

    29 – Fale Comigo (2023, Danny Philippou e Michael Philippou)

    Uma das grandes surpresas do Sundance e que foi um sucesso de crítica é Fale Comigo, longa dirigido pelos estreantes Michael e Danny Phillipou.

    Um grupo de jovens usa um artefato místico para se comunicar com os mortos. Em uma noite de festa, um dos espíritos se manifesta de forma maligna e Mia (Sophie Wilde) tem a missão de salvar seus amigos.

    Com uma temática batida, mas com uma execução brilhante, os Phillipou conseguiram criar um filme tenso, difícil e que é assustador, o que fez com que Fale Comigo se tornasse um dos melhores filmes de 2023.

    CRÍTICA – Fale Comigo consolida A24 no gênero de terror

    30 – A Morte do Demônio: A Ascensão/Evil Dead Rise (2023, Lee Cronin)

    A Morte do Demônio A Ascensão

    Outra grande surpresa de 2023 e, para este humilde redator, o melhor longa de terror de 2023, A Morte do Demônio: Ascensão ou Evil Dead Rise é uma excelente sequência das obras de Sam Raimi.

    Ellie (Alyssa Sutherland) é uma mãe de três filhos que está passando por dificuldades. As coisas ainda pioram quando Danny (Morgan Davis) traz para casa o Livro dos Mortos, despertando um mal terrível que vai aterrorizar a família.

    Violento, cruel e divertido, A Morte do Demônio: Ascensão é tudo aquilo que os fãs queriam e consegue ir além, pois tem uma identidade própria, respeitando o legado de Raimi. Com uma atuação fantástica de Alyssa Sutherland, o longa é espetacular.

    Confira Evil Dead Rise no HBO Max.

    CRÍTICA – A Morte do Demônio: A Ascensão é repugnante do jeito que amamos

    31 – Halloween: A Noite do Terror (1978, John Carpenter)

    Halloween

    Por fim, o filme que dá nome à lista que foi criada com tanto carinho e é um dos grandes expoentes do slasher, assim como O Massacre da Serra Elétrica, que abriu a lista.

    Laurie Straude (Jamie Lee Curtis) é uma babá que vive em uma cidade que tem um novo assassino em série Michael Myers. Agora ela deve lutar pela sua vida na noite mais assustadora de todos os tempos.

    Trazendo o conceito de assassino stealth, Halloween: A Noite do Terror é uma obra-prima do gênero e é até hoje uma das referências para diversos outros longas-metragens.

    spot_img

    Artigos relacionados