O MMO Dune Awakening esteve disponível pela primeira vez no país durante a Brasil Game Show (BGS). A BGS é o maior evento de games da América Latina e a edição de 2024 ocorreu durante os dias 9 e 13 de outubro na Expo Center Norte, em São Paulo.
A feira reúne muitas atrações, momentos de meet and greet, partidas de jogos com players profissionais, apresentação musicais, além da oportunidade de todos os visitantes jogarem títulos de diversos estúdios, inclusive aqueles que ainda não lançaram.
Dune Awakening é desenvolvido e publicado pela Funcom (Conan Exiles) e tem previsão de lançamento para 2025, mas ainda não tem uma data definida. O título será disponibilizado inicialmente para PC, com lançamento futuro para a nova geração de consoles. E nós tivemos a oportunidade de conferir um hands-on por cerca de 45 minutos, além de conversar com Bruno Nunes, diretor de arte do jogo.
Confira tudo sobre Dune Awakening a seguir.
Sinopse e contexto de Dune Awakening
A história do game se passa em um universo alternativo no qual Paul Atreides nunca nasceu. Nesta nova construção, Lady Jessica deu à luz a uma menina e o Duque Leto sobreviveu ao atentado em Arrakis.
Com isso, a guerra entre casas se tornou muito mais violenta. Os Fremen acabam sucumbindo e desaparecendo, e cabe ao jogador, um sobrevivente nesta terra desértica, encontrá-los e despertar a figura misteriosa conhecida como O Adormecido.
Uma experiência repleta de surpresas
Durante o hands-on, foi possível conhecer diversos aspectos a respeito do vindouro jogo, principalmente relacionados à sobrevivência. O game tem uma grande preocupação com o status de vida, que inclui uma barra voltada para a hidratação que pode ser preenchida com o consumo de plantas ou, mais pra frente, com a coleta de água dos seus inimigos.
Há também mecânicas de farming que incluem a coleta de materiais, criação de itens e desenvolvimento de equipamentos para o nosso personagem, além de uma complexa árvore habilidades que tem o potencial de ser um elemento muito divertido.
Os comandos foram bem intuitivos de se aprender, e a experiência está visualmente muito bonita, mesmo ainda não sendo a versão finalizada do jogo. Essa combinação cria a expectativa para um jogo que será um dos lançamentos mais interessantes do próximo ano.
Após a gameplay, tivemos a oportunidade de conversar com Bruno Nunes, diretor de arte de Dune Awakening, e pudemos realizar algumas perguntas a respeito de detalhes do processo de criação do jogo na perspectiva do seu campo de trabalho.
Sua primeira resposta foi sobre a participação no desenvolvimento, que esteve relacionada a toda parte arquitetônica, ou seja, os prédios e outras estruturas que foram construídas. Bruno explicou que houve um grande suporte por parte da Legendary Pictures (estúdio responsável pelos filmes), permitindo que a equipe pudesse ter acesso aos assets e visitar os cenários do filme dirigido por Denis Villeneuve.
Ainda neste tema, ele também respondeu sobre o desenvolvimento dos veículos e que a visita às locações foi importante, pois oportunizou estar dentro de um ornitóptero que foi utilizado durante as gravações, ajudando a retratar isso no jogo da melhor forma possível.
Perguntamos também para ele sobre os núcleos dos Atreides e Harkonnen, e qual teria sido o seu preferido durante o processo de criação. Tivemos uma resposta muito interessante em relação a isso: “Por que não os dois?” e Bruno nos explicou que podemos utilizar os visuais de ambas as casas na construção de nosso personagem. Portanto, durante a gameplay podemos nos vestir como uma casa e realizarmos atividades de outra, ou também seguirmos o nosso próprio código moral.
Outro questionamento feito esteve relacionado ao aspecto de “What if” que Dune Awakening tem como proposta, e o diretor nos respondeu que existe a inspiração nos filmes, a estrutura de mundo dos livros e contou com a aprovação da família Herbert (responsável por administrar o espólio do autor de Duna, Frank Herbert) a respeito das decisões criativas que foram tomadas na história. Para ele, não haverá nenhum estranhamento quando os fãs de Duna tiverem contato com o jogo em seu lançamento.
Por fim, Bruno deixou um convite aos fãs de Duna que são gamers: que eles esperem por um grande MMO muito bem ambientado neste universo, mas com a expectativa de coisas novas pelo caminho.
Quer saber mais sobre Dune Awakening? Confira nossa entrevista diretamente da gamescom 2024, na Alemanha, quando entrevistamos o diretor criativo, Joel Bylos.