The First Descendant surge como uma das gratas surpresas free to play que foram lançadas ao longo desta jornada de games em 2024, combinando estilos de jogos muito conhecidos por uma fanbase muito fiel.
O título é publicado pela Nexon Games e desenvolvido através de uma colaboração entre a filial principal e a Nexon Coreia tendo sua demo disponibilizada no primeiro semestre de 2024.
Em 2 de julho do mesmo ano ocorreu o seu lançamento oficial abrangendo os consoles de antiga geração Playstation 4, XBoXone, geração atual Playstation 5, Xbox Series X/S e PC via Steam além de estar disponível para jogar em nuvem no GeForce Now serviço disponibilizado pela Nvidia.
O jogo é um looter e shooter em terceira pessoa cuja história é ambientada em muito tempo no futuro onde os jogadores que toparem essa aventura serão os Descendentes (Descendant), um guerreiro com habilidades especiais que precisam combater os Vulgus liderados pelo vilão Karel e seus invasores protegendo o continente de Ingris.
Análise de The First Descendant
Este jogo me surpreendeu de forma muito positiva pela complexidade de toda a parte de gerenciamento necessária para que se possa ter melhorias e capacidade de participar das atividades propostas nele.
Tudo o que precisamos para o jogo exige que seja construído, existindo a necessidade de adquirir estes materiais. Diferente dos looter and shooter que conhecemos que é necessário farmar itens com o tão sonhado god roll aqui precisamos além de prestar atenção nestes detalhes além de adquirir os recursos para construí-lo.
À primeira vista, quando olhamos este cenário parece altamente complicado, mas o próprio jogo indica os locais que irão gerar os itens comuns, com chances dos mais raros e as missões que são necessárias serem concluídas para pegar os referentes às armas ou personagens que serão desbloqueáveis.
Falando sobre personagens me chamou muito a atenção a forma como o universo de The First Descendant combinou o elemento de jogabilidade e sua história, sendo necessário conseguir os recursos para desbloquea-lo com uma justificativa relacionada a narrativa como, por exemplo, a personagem Bunny que precisamos consertar a sua armadura para que faça parte do nosso elenco.
Cada personagem tem o seu conjunto de habilidades único, permitindo ter abordagens diferentes seja nas missões ou nas lutas de chefe no Void. O mais interessante é que os personagens adquiridos tem uma linha de missões própria, abordando o seu próprio background e podem ser realizadas em companhia das jornadas principais.
A campanha de missões precisa ser feita no nível normal para adquirir suas versões de dificuldade mais elevada e isso serve para liberar o nível de mundo também. Para alguém acostumado com esse tipo de progressão pode ser um tanto cansativo, mas serve principalmente para compreensão de história e a razão de estar realizando essas atividades enquanto para um iniciante é um excelente ambiente de compreensão de todos os aspectos deste gênero.
É possível escolher entre fazer uma missão solo ou em grupo formado por você e seus amigos, mas também permite abrir sua tarefa para uma atividade pública assim trazendo qualquer jogador que esteja afim de entrar nessa aventura. Importante neste ponto ficar atento a jogadores mais trapaceiros que entram em missões, não ajudam os companheiros e ficam com os prêmios o ponto positivo é a própria desenvolvedora estar atenta a este tipo de comportamento nocivo e toma atitudes para isso mostrando estarem empenhados em formar uma comunidade mais saudável para The First Descendant.
O armamento é adquirido com um poder de acordo com o nível de avanço, mas se você conseguir algum que esteja de acordo com o que deseja é só utilizar a bancada para melhora-lo ou ajustar de acordo com as necessidades. Este elemento de bancada não vai parecer estranho para fãs de franquias como The Division por ser muito semelhante porém mais simples de se aprender.
Por fim o elemento mais importante de um jogo neste estilo é a história, que tem uns requintes ao estilo da franquia Destiny, é muito interessante e propõe um universo que tem potencial para ser muito amplo por explorar o passado da civilização humana nesta narrativa enquanto os descendentes precisam enfrentar uma ameaça presente e muito forte simbolizada em Karel.
Veredito
The First Descendant é mais uma das gratas surpresas lançadas em 2024 com potencial de ter uma vida útil muito grande, abraçando jogadores que gostam de uma aventura solo ou aqueles que sentem muito prazer em um aventura cooperativa.
4.8/5.0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Confira o trailer:
Ficha técnica de The First Descendant
Lançamento: 2 de julho de 2024
Desenvolvido por: NEXON Games Co., Ltd.
Publicado por: Nexon, Nexon Korea
Plataforma: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, GeForce Now, Xbox Series X e Series S, Microsoft Windows
Número de jogadores: Jogo eletrônico para um jogador, Jogo multijogador
Gêneros: Ação, Aventura, RPG
Idiomas: Português (Brasil), Inglês, Francês, Alemão, Espanhol (Espanha), Japonês, Coreano, Polonês, Chinês simplificado, Chinês tradicional
Preço: Gratuito