More

    REVIEW – Tekken 8 é o equilíbrio ideal entre passado e futuro

    Tekken 8 foi lançado pela Bandai Namco em 26 de janeiro de 2024 para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X | S. Essa, que é uma das franquias de luta mais respeitadas do mundo dos games, chegou ao seu oitavo jogo principal com a missão de valorizar ainda mais o seu legado, levando o título também a novas audiências.

    O novo game foi desenvolvido inteiramente na Unreal Engine 5 com o objetivo de aproveitar o que há de mais moderno em poder gráfico de cada plataforma. Além da qualidade gráfica, o jogo também tem como foco a narrativa, mais longa entre todos os Tekken, para abordar um capítulo inédito das linhagens Mishima e Kazama.

    No novo título da saga, o conflito entre pai e filho é capaz de abalar o mundo se iniciando seis meses após o fim de sua última batalha cheia de rancor. A gameplay ainda conta com o novo Sistema Heat para tornar as lutas ainda mais intensas.

    Confira o review de Tekken 8 jogado no PC.

    Análise de Tekken 8

    A Bandai Namco foi bastante ousada em propor que Tekken 8 seja uma referência nos jogos de luta tanto pela qualidade gráfica, como também por colocar a narrativa em primeiro plano. Mortal Kombat 1 já havia feito isso no ano passado ao propor um reboot em seu universo, e certamente valorizar mais o enredo é uma tendência cada vez mais forte entre as clássicas franquias de arcade e luta.

    E a publisher fez isso sem abrir mão de lutas épicas, que tiveram o ótimo acréscimo do Sistema Heat, além de um pool com 32 personagens, entre clássicos e boas adições. Com certeza Reina é a principal nova lutadora e que também se destaca por ser crucial para o avanço da narrativa, pavimentando bem o caminho para o futuro da franquia.

    Tekken 8 é excelente em termos gráficos e de performance. Cenários e personagens são muito bem polidos e repletos de detalhes visualmente impecáveis. Tudo isso é muito bem feito sem que o desempenho seja prejudicado, mesmo durante partidas intensas.

    Há poucos momentos em que ocorrem quedas da taxa de quadros, e curiosamente se limitam a alguma cutscene.

    Ótimo para fãs e também quem está conhecendo Tekken agora

    Equilíbrio é uma palavra que resume bem a experiência positiva em Tekken 8.

    A história é o centro desse novo capítulo da franquia, e isso vem desde os materiais de divulgação com o lendário ator Brian Cox, de Succession, e continua sendo muito valorizado dentro do jogo.

    A galeria de vídeos oferece o resumo do enredo de cada um dos sete jogos da franquia até aqui para que todo mundo consiga entender bem o que se passa em Tekken 8 e para onde a série está caminhando.

    Tekken 8 apresenta gráficos e performance de última geração, entregando uma gameplay que valoriza seu legado e pavimenta o futuro da franquia
    Créditos: Bandai Namco / Divulgação

    Outro ponto alto da narrativa nesse oitavo game é o modo de jogo secundário com histórias de cada um dos 32 personagens. Nessa seção, você enfrenta uma sequência de cinco lutas contra adversários já definidos pelo jogo para contar detalhes sobre a personagem que você escolheu.

    Confesso que até então nunca havia me interessado pelas histórias dos jogos de luta, uma herança que acredito que venha da infância, quando os jogava nos fliperamas. Nesse contexto o que realmente importava era inserir a ficha máquina e partir para a pancadaria o máximo de tempo possível, antes que alguém viesse ocupar a máquina. E enquanto o dinheiro durasse, claro…

    Então realmente está me cativando os esforços que Mortal Kombat e agora Tekken estão fazendo para trazer a narrativa para os holofotes de seus jogos, evidenciando também que o enredo tende a ser cada vez mais importante de agora em diante.

    Some a ótima contextualização da narrativa à criação do Sistema Heat e você tem em Tekken 8 um excelente jogo de entrada para novos públicos. Isso porque essa nova mecânica e as Rage Arts são golpes intensos e fáceis de ativar quando determinadas condições são alcançadas na gameplay.

    Então aqui você tem tanto os combos manuais que para a maioria pode ser difícil de decorar, mas também recursos acessíveis para que novatos e jogadores casuais também se divirtam e tenham chances de vencer.

    Os tutoriais de Tekken 8 também são excelentes e tornam o aprendizado muito mais atrativo. Isso se deve ao novo modo Missão Arcade, em que você tem uma história descontraída e muito bem orientada a tentar acabar com a toxicidade de jogos online. Além da narrativa leve, os tutoriais são bem didáticos e com uma progressão bem agradável.

    Eu joguei o Missão Arcade somente após concluir o modo história, mas confesso que acho que a experiência para pessoas recém-chegadas à franquia ou que gostam de uma vibe casual será mais interessante se começar a jogatina pelo Missão Arcade. É realmente muito agradável e fica muito mais fácil aprender os golpes com os tutoriais desse modo.

    A leveza do Missão Arcade também se destaca pelo visual infantil dos avatares que fazem parecer como se fosse um jogo da Nintendo. Além disso, a customização é bem ampla nesse modo e é bastante estimulada pela progressão do enredo nos fliperamas. É um ótimo respiro em meio às partidas online ou aos modos principais de Tekken 8.

    Gameplay agradável e viciante

    O modo história de Tekken 8 é o mais longo da franquia, mas isso não significa que sejam dezenas de horas. Em cerca de 5 horas você encerra a história principal, que por sinal possui dois finais. Para desbloquear o final alternativo é preciso perder para a Kazuya no último estágio da luta de encerramento.

    A Missão Arcade do novo Tekken possui ótimos tutoriais e traz uma proposta inovadora para a franquia
    Área de arcade no novo Tekken | Créditos: Bandai Namco / Divulgação

    Mesmo nessas 5 horas, o roteiro cria a oportunidade do jogo renovar sua gameplay, trazendo um capítulo onde o combate deixa de ser arcade para se tornar um beat ‘em up 3D. A mudança surpreende e faz sentido com a história, sendo uma renovação bem positiva, embora a gameplay nesse estilo pudesse ter uma fluidez um pouco melhor.

    Detalhes como o final alternativo e o desenvolvimento de personagens no modo de histórias secundárias fazem a gameplay ser mais duradoura sem deixar de ser agradável. Com o acréscimo das mecânicas que mencionei anteriormente, toda a experiência em Tekken 8 se torna viciante.

    Os modos online e Missão Arcade também contribuem para elevar as horas de diversão nesse novo título da franquia, especialmente para quem gosta de testar as próprias habilidades com diferentes personagens. É recompensador descobrir um novo lutador, ou uma nova lutadora, para aprender combos e tentar subir nos rankings do arcade e/ou online com mais de um avatar.

    Veredito

    Com gráficos e performance de última geração, Tekken 8 valoriza o seu próprio legado ao trazer a história para o primeiro plano de um jogo de luta, ao mesmo tempo em que agrega novas mecânicas para criar uma gameplay agradável e viciante.

    Aliada ao desenvolvimento do enredo e de novos personagens, a experiência aqui pavimenta o caminho da franquia para um futuro longevo e brilhante, sem abrir mão das suas raízes.

    Nossa nota

    4,8 / 5,0

    Assista ao trailer de Tekken 8

    Ficha técnica de Tekken 8

    Lançamento: 26 de janeiro de 2024

    Desenvolvido por: Bandai Namco Studios Inc.

    Publicado por: Bandai Namco Entertainment

    Plataformas: PC, PlayStation 5 e Xbox Series X | S

    Número de jogadores: 1 a 2

    Gêneros: Arcade, Luta

    Idiomas: Português (Brasil), Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol (Espanha e América Latina), Árabe, Japonês, Chinês (Simplificado e Tradicional), Polonês, Russo e Tailandês

    Preço: Versões a partir de R$ 269,90 (PC) e R$ 349,90 (PlayStation 5 e Xbox Series X | S)

    spot_img

    Artigos relacionados