More

    REVIEW – Sonic Racing: CrossWorlds se destaca por trazer diferenciais a um gênero que carece de inovações

    O multiverso da loucura chegou para Sonic e seus amigos, que se encontrarão com personagens da própria Sega e também de franquias de outras empresas em Sonic Racing: CrossWorlds. Desenvolvido pelo Sonic Team, o jogo de corrida foi lançado no dia 25 de setembro para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.

    Uma versão demo gratuita está disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

    Os jogos de corrida do ouriço azul costumam variar bastante. O primeiro lançamento foi Sonic Drift, em 1994, de fato um game de kart. Ao longo dos anos a abordagem foi bem variada, com títulos como Sonic R (1997) e Sonic Rivals (2006) com jogabilidade mais próxima da série principal correndo a pé em plataforma 2D, enquanto outros como Sonic Riders: Zero Gravity (2008) e Team Sonic Racing (2019) são de corrida usando veículos.

    Esta análise é sobre a versão de Sonic Racing: CrossWorlds para Nintendo Switch, mas jogada via retrocompatibilidade no Nintendo Switch 2. A Sega planeja lançar digitalmente uma versão exclusiva para o novo console híbrido da Nintendo ainda em 2025, com a mídia física chegando ao mercado no começo de 2026. Também está previsto o lançamento de um pacote de melhoria para quem já possui o título no Switch 1.

    Definitivamente 2025 é um ano marcado por jogos de corrida. Já tivemos o bom Mario Kart World, mas que tem suas ressalvas. Agora é a vez de Sonic Racing: CrossWorlds, que inclusive reviveu a rivalidade entre Sega e Nintendo com um vídeo promocional inspirado no comercial comparando o processamento, conhecido como Blast Processing.

    E para completar a lista de jogos de kart do ano, ainda teremos Kirby Air Riders, que já teve um Nintendo Direct apresentada pelo seu diretor, Masahiro Sakurai, e ainda terá mais uma apresentação exclusiva antes do lançamento em 20/11/2025.

    Definitivamente um momento muito especial para fãs do gênero.

    Sonic Racing: CrossWorlds x Mario Kart World – Qual é melhor?

    Pois bem, confesso que estou bem curioso para saber qual dos três irei gostar mais. Até aqui, diria que há um empate entre Mario Kart World e Sonic Racing: CrossWorlds. Isso porque ambos possuem propostas distintas entre si, cada uma com suas qualidades, mas também com aspectos que poderiam ser melhores.

    Você provavelmente já sabe que Mario Kart World tem como diferencial o mundo aberto, o que também significa que cada Grand Prix possui suas pistas interconectadas, sem necessitar finalizar uma fase para iniciar outra. Sonic Racing: CrossWorlds vai por uma linha mais tradicional nesse aspecto, mas se diferencia principalmente pelos Rings de Travessia e pelos dispositivos para customizar atributos dos veículos.

    Vai muito do gosto de cada um dizer qual é melhor. E, bem, com as escolhas questionáveis que por vezes limitam o mundo aberto do novo Mario Kart, para mim os Rings de Travessia e as várias possibilidades de customização viabilizadas pelos dispositivos são mais atrativos e oferecem uma experiência mais viciante.

    No entanto, a franquia do Mario num geral tem algo que, para mim, até hoje nenhuma série de kart conseguiu replicar: a jogabilidade leve e fluida. Controlar os veículos e manusear os itens pegos durante as pistas são experiências muito agradáveis e marcas fortíssimas dos títulos de corrida da Nintendo, e Mario Kart World eleva isso a um novo nível graças ao potencial técnico do Nintendo Switch 2.

    Por sua vez, em Sonic Racing: CrossWorlds a mobilidade dos karts é mais pesada, e o controle dos itens obtidos durante as corridas é menos responsivo. Não são aspectos que impactem negativamente a gameplay, mas para o meu gosto pessoal a experiência oferecida pelos jogos do Mario nesse sentido é melhor.

    Mas bem, chega de falar de ambos e vamos focar no jogo de corrida do ouriço azul.

    Rings de Travessia e dispositivos são os grandes diferenciais

    Talvez para muitos o ponto principal de criar um multiverso no novo jogo de corrida do Sonic seja convidar personagens de diferentes franquias tanto da Sega (Hatsune Miku, Curinga e Ichiban Kasuga, por exemplo), como de outras empresas. Mega Man e Proto Man, da Capcom; Bob Esponja e Patrick Estrela, da Nickelodeon; e Pac-Man e os fantasmas, da Bandai Namco são alguns dos personagens de terceiras já confirmados que chegarão por meio do DLC pago, ou passe de temporada vendido separadamente.

    No entanto, para mim o grande diferencial do multiverso em termos de gameplay são os Rings de Travessia. Essa dinâmica leva os corredores a um dos 15 CrossWorlds disponíveis na segunda volta das três em disputa a cada fase. Quem está na liderança pode escolher entre o anel de uma fase específica (à esquerda na tela) ou o anel para que a seleção seja aleatória (à direita).

    Dessa forma, os Rings de Travessia sempre acrescentam algo novo à gameplay. Então por mais experiente que você seja num Grand Prix, ou até mesmo no multiplayer, o elemento surpresa na segunda volta poderá fazer uma grande diferença, tornando a experiência ainda mais interessante.

    E o mais legal é que na rodada final de cada Grand Prix todas as três fases são jogadas em sequência, dessa vez sem os Rings de Travessia levarem para uma pista diferente. Ou seja, cada corrida tem um fator que transforma a gameplay, mas ao final o trajeto habitual é respeitado, digamos assim, mas mesmo assim com algumas pequenas mudanças nos cenários, como a aparição de mais caixas de itens ou a abertura de caminhos alternativos nas pistas.

    Os dispositivos também são diferenciais porque, junto com os atributos individuais de cada personagem, fazem com que a gameplay seja única para cada pessoa. São 45 veículos originais e 70 dispositivos para customizar as características dos karts que são combinadas com as qualidades dos personagens.

    Cada personagem e veículo possui um estilo de direção que varia entre velocidade, aceleração, potência, pilotagem e turbo. Os dispositivos oferecem características variadas que vão desde potencializar atributos com base no estilo do automóvel (reduzindo alguns pontos de alguma qualidade específica como contrapartida), passando pelo aumento do limite de rings ou das chances de receber itens de ataque, chegando até mesmo a dar bônus para movimentos como drift e manobras aéreas nas corridas.

    Há 6 espaços disponíveis para equipar dispositivos, mas para chegar a esse limite é necessários desbloquear jogando os modos tanto offline, quanto online. Após liberados todos os slots, é possível continuar recebendo pontos para conquistar novos itens equipáveis, o que é um ponto bem positivo, pois não deixa que a diversão acabe rapidamente.

    Ir em busca de novos dispositivos é super importante, pois permite que você desenvolva a melhor estratégia para o seu estilo de direção favorito. Além disso, com os bilhetes Dodonpa você pode comprar chassis diversos para os veículos, cada um com atributos específicos pensados para os diferentes estilos.

    Os bilhetes Dodonpa são obtidos a cada corrida e também ao concluir os Desafios do Chao (que também desbloqueiam novos títulos para customizar o seu avatar).

    Uma outra atividade de Sonic Racing: CrossWorlds que merece destaque é o enfrentamento contra um NPC rival no Grand Prix offline. O jogo sempre irá oferecer um oponente que você pode escolher entre tentar vencer no nível sugerido, ou enfrentá-lo um nível acima.

    O personagem rival correrá entre os demais NPCs nas fases, e o objetivo é superá-lo, além de tentar finalizar o torneio em primeiro, claro. Ao vencer todos os personagens disponíveis pelo menos uma vez você desbloqueia um super corredor. Você já deve imaginar quem é…

    Retrocompatibilidade ok

    A retrocompatibilidade de Sonic Racing: CrossWorlds do Nintendo Switch jogado no Nintendo Switch 2 funciona bem, mas não faz milagres.

    O novo hardware usa seus recursos de upscale para tentar melhorar a qualidade gráfica, mas o resultado na TV é imperceptível, e no modo portátil é negativo, pois fica bem evidente o baixo polimento das texturas pensadas para o console híbrido anterior e ainda agrava o desfoque do que está em segundo plano, visto que tenta esticar os elementos para caber adequadamente na tela maior do Switch 2.

    Apesar dos aspectos gráficos, no geral o jogo funciona muito bem e com performance adequada, com raras quedas nos 30fps bloqueados da versão para o Nintendo Switch. No entanto, a queda na taxa de quadros acontece com mais frequência no multiplayer local no mesmo console, o que me chamou atenção.

    É curioso que até mesmo no multiplayer online envolvendo conexão com pessoas de diferentes consoles e locais do mundo não aconteça tanto, mas no multijogador com uma pessoa jogando na mesma plataforma seja mais frequente a queda. Esse é o principal ponto que demonstra que o jogo é compatível com o Nintendo Switch 2, mas o novo hardware não faz milagres técnicos com o game pensado para o console anterior.

    Nesse sentido, Sonic Racing: CrossWorlds – Nintendo Switch 2 Edition realmente será muito bem-vindo para jogar o títulos com gráficos mais bonitos e a 60fps, que provavelmente serão consistentes. Pena que será um upgrade pago (US$ 10, ainda sem confirmação do valor em reais), o que é algo negativo para quem quis jogar desde já no novo console.

    Sonic Racing: CrossWorlds traz personagens de diversas franquias da Sega e de outras empresas para correr em pistas divertidas. Leia a crítica
    Equipes online são interligadas por essa marcação visual | Créditos: Emerald Corp

    Eventos em Sonic Racing: CrossWorlds

    Pude jogar o primeiro evento online de Sonic Racing: CrossWorlds, o Hatsune Miku Festival, que aconteceu entre os dias 2 e 5 de outubro. Foi uma dinâmica divertida que ofereceu como prêmios títulos, decalques, dispositivos e outros elementos de customização.

    A proposta dos eventos é bem interessante, pois traz elementos imprevisíveis também para a pontuação geral. Isso porque há regras específicas que garantem mais pontos, como por exemplo dar mais 10 pontos para a equipe que mais usar turbo quando uma pessoa do mesmo time encosta na outra, ou então para o que fizer mais manobras aéreas.

    No caso dos Hatsune Miku Festival, as regras mudavam a cada 30 minutos. Não sei se será sempre assim, mais considerei um tempo justo para tornar a experiência sempre dinâmica. Isso também contribui para o uso dos dispositivos dos veículos ser ainda mais estratégico, pois quando a pontuação envolver manobras aéreas, por exemplo, você vai querer usar mais itens que acelerem a sua capacidade de fazer os movimentos, a fim de tentar contribuir para a sua equipe ser a vencedora nesse aspecto.

    Essas regras adicionam um fator surpresa bem interessante na hora de contabilizar os pontos, lembrando bastante o que acontece em jogos como Super Mario Party Jamboree (2024).

    Apesar da diversão, foi um pouco frustrante esperar para entrar nas partidas. Nas primeiras horas do evento simplesmente o jogo não achava lobby. Após três tentativas, o game chegou a sugerir que eu o reiniciasse, o que eu fiz, mas não deu em nada.

    No dia seguinte consegui jogar, mas sempre esperando pelo menos 1 minuto para formar o lobby com 12 jogadores. Após encontrar todo mundo, ainda tinha o tempo de esperar a escolha das fases, a animação de qual foi selecionada, e a entrada efetivamente para começar a correr. No geral isso levava uns 3 minutos mais ou menos, o que é basicamente o tempo de concluir uma pista.

    Veredito

    Sonic Racing: CrossWorlds oferece uma experiência diferenciada e constrói um divertido multiverso de pistas e personagens com forte identidade. A jogabilidade não é a melhor entre os jogos de kart, mas certamente se destaca pela variedade de dispositivos de customização e Rings de Travessia, que mantêm a jogatina sempre dinâmica e desafiadora.

    Se os jogos do Mario costumam dominar as pistas, certamente o novo Sonic Racing é um concorrente de peso, pois se consolida como um bom divertimento por trazer diferenciais marcantes e mecânicas estratégicas, além de um pool de personagens capaz de agradar diferentes fandoms.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de Sonic Racing: CrossWorlds

    Lançamento: 25 de setembro de 2025

    Desenvolvido por: Sonic Team

    Publicado por: Sega

    Plataformas: PC (via Epic Games Store e Steam), Nintendo Switch, Nintendo Switch 2 (via retrocompatibilidade), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S. A versão exclusiva do Nintendo Switch 2 está prevista para ser lançada digitalmente no fim de 2025, e com mídia física no começo de 2026.

    Número de jogadores: Um único console (1 a 4 pessoas), Comunicação local (2 a 8), Online (2 a 12)

    Gêneros: Corrida, Multiplayer

    Idiomas: Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Português, Russo

    Preços: Versões a partir de R$ 299,90 (Nintendo Switch), R$ 399,90 (PC, PlayStation e Xbox). Uma demo gratuita está disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

    spot_img

    Artigos relacionados