Sonic Dream Team é o mais novo jogo do ouriço azul da SEGA desenvolvido para o Apple Arcade, o serviço de assinatura de games da Apple disponível para dispositivos iPhone, iPad, macOS e Apple TV.
O novo game foi lançado neste dia 5 de dezembro e se junta a Sonic Dash+ e Sonic Racing no catálogo do Apple Arcade.
Em Sonic Dream Team, Dr. Eggman aprontou mais uma vez, dessa vez controlando sonhos e criando mundos oníricos alucinantes. Sonic, Tails, Knuckles, Amy, Cream e Rouge são os seis personagens jogáveis, cada um com suas habilidades especiais que devem ser usadas para impedir que o inimigo bigodudo controle um antigo artefato e transforme seus sonhos em realidade.
Confira a seguir o review de Sonic Dream Team jogado no iPhone 13.
Análise de Sonic Dream Team
O novo jogo do ouriço azul da SEGA para dispositivos Apple é um plataforma 3D com muita ação que começa a mostrar o potencial dos games que a empresa da maçã mostrou que vai desenvolver cada vez mais.
Isso ficou evidente com o lançamento do iPhone 15 Pro em setembro deste ano, capaz de rodar jogos AAA e que “será o melhor console de jogos”, na visão de executivos da empresa.
Agora com a adição de Sonic Dream Team ao catálogo do Apple Arcade, esse objetivo se fortalece. Isso porque o novo game mobile (se é que podemos dizer que é mobile, pois roda até no Apple TV) é realmente uma evolução no que a própria franquia Sonic fez nos celulares até aqui.
Sonic Dream Team é realmente um plataforma 3D de ação para ser jogado numa tela de smartphone. O jogo possui o tradicional botão touch à esquerda para movimentar os personagens e os comandos de ataque localizados à direita. Há recursos bem interessantes de acessibilidade que permitem redistribuir os botões em seus lados da tela, respeitando uma área determinada para não se sobrepor ao essencial.
Também é possível escolher entre a câmera dinâmica, que segue a movimentação do personagem, ou estática, que simula a experiência do console e somente se move com o seu toque na tela.
Sonic Dream Team é visualmente lindíssimo sem comprometer a performance. No entanto, essa pode não ser a realidade em todos os dispositivos. Digo isso porque iniciei a gameplay antecipadamente (obrigado pelo código, SEGA Brasil) jogando no iPhone 7, mas terminei de jogar usando um iPhone 13 (obrigado, Black Friday) para fazer o review.
No iPhone 7 os personagens por vezes ficam com o contorno serrilhado. No entanto, esse é o único diferencial, visto que os ambientes e as cutscenes são maravilhosos em ambos dispositivos.
A performance também é muito bem otimizada e equivalente em ambos. O jogo tem momentos de velocidade (o que é bem esperado num jogo de Sonic, né?) e ação, e em nenhuma oportunidade travou ou fechou o jogo subitamente.
Gameplay dinâmica e divertida
Aqui o foco vai muito além de apenas correr em linha reta e pular de um grind para o outro lateralmente. Claro que essa essência da franquia está presente, mas Sonic Dream Team tem uma gameplay bem mais dinâmica do que isso.
O jogo oferece 12 fases dentro de quatro mundos únicos com ambientes que incluem grinds, corridas pelas paredes, mudanças na gravidade, situações específicas para ativar as habilidades especiais de cada personagem, e muito mais.
Os mapas são relativamente curtos, mas entregam experiências divertidas e bem variadas. Arrisco dizer que talvez apenas o primeiro dos quatro mundos por vezes pareça ser uma repetição da mesma fase.
Apenas Sonic e Amy são jogáveis de início, mas após desbloquear a turma toda, os mundos já superados apresentam novos níveis, o que dá uma oxigenada até mesmo nessa primeira área. A progressão de dificuldade entre os mundos também é bem agradável, fazendo com que os desafios mais intensos aconteçam já quando a equipe está completa.
Sonic Dream Team brilha mesmo quando os seis personagens já estão desbloqueados.
As fases se renovam cada vez mais, e muitas vezes há situações que exigem o uso de um duo específico (Sonic & Amy, Tails & Cream ou Knuckles & Rouge), pois somente suas habilidades especiais podem superar determinado desafio. Há áreas que até permitem alternar entre os seis personagens, o que é realmente muito legal.
Além disso, há colecionáveis que também instigam a vontade de voltar para completar 100% dos mundos, especialmente para superar os desafios do seu personagem favorito.
Se você não tem bem certeza do potencial dos jogos para celular, agora é um ótimo momento para repensar. E o novo jogo do Sonic pode ser um bom começo para isso.
Veredito
Sonic Dream Team é um jogo lindíssimo que é mais do que apenas um passatempo pontual no smartphone para jogar no trânsito ou numa sala de espera. A nova adição da SEGA ao catálogo do Apple Arcade mostra que o game tem bons conteúdos e diverte da mesma forma como se estivesse sendo jogado no PC ou em consoles.
4,0 / 5,0
Assista ao trailer de Sonic Dream Team:
Ficha técnica de Sonic Dream Team
Lançamento: 5 de dezembro de 2023
Desenvolvido e publicado por: SEGA
Plataforma: Apple Arcade (iPhone, iPad, Mac e Apple TV com sistemas operacionais a partir do 13)
Número de jogadores: 1
Gêneros: Ação, Plataforma 3D
Idiomas: Português, Alemão, Árabe, Chinês, Coreano, Espanhol, Francês, Holandês, Italiano, Japonês, Russo, Turco
Preço: Incluso na assinatura do Apple Arcade