Hellblade Senua’s Sacrifice (2017) foi um jogo que chamou muita atenção por sua proposta e a jornada de sua protagonista, ficando em aberto se haveria ou não uma próxima aventura devido o seu final. Eis que sua sequência, Senua’s Saga: Hellblade 2, chegou 7 anos depois.
O novo jogo desenvolvido pelo estúdio Ninja Theory foi lançado no dia 21 de maio para PC e Xbox Series X|S, também disponibilizado simultaneamente no Game Pass para ambas plataformas e também via nuvem (Xbox Cloud Gaming).
Um dos destaques do título é a atriz Melina Juergens que retorna ao papel de Senua, a guerreira picta que sofre de psicose, doença psiquiátrica que altera a sua percepção da realidade.
A história retrata a nova jornada da protagonista, que viaja até a Islândia para se vingar dos vikings que destruíram sua tribo e assassinaram seu marido, Dilion, razão da sua jornada no jogo anterior.
Confira a seguir a análise sem spoilers de Senua’s Saga: Hellblade 2 jogado no PC via Xbox Cloud Gaming.
Análise de Senua’s Saga: Hellblade 2
Apesar de estar altamente animado para esse novo jogo, existia uma preocupação de que a Ninja Theory pudesse abandonar o que é a essência do título anterior para se tornar apenas mais um título de ação na longa lista de jogos similares do Xbox. Felizmente isso não aconteceu.
Muita gente acredita que uma desenvolvedora tem que inventar algo completamente novo a cada capítulo de um jogo de sua franquia. Mas discordo muito desse ponto de vista, porque mudar a essência de uma saga a cada novo título o afasta do que realmente o tornou tão impressionante.
Entendo que mudar sua proposta é algo que merece ser pensado mais à frente ao longo dos lançamentos, do que necessariamente já alterar algo na primeira oportunidade. E a desenvolvedora se manter conectada à essência da saga de Senua é excelente.
Hellblade é um jogo muito diferente de simplesmente apertar botões, sair matando todo mundo que surgir na sua frente e pular cutscenes sem prestar atenção ao que realmente está acontecendo. E felizmente isso se manteve, sendo até melhorado em Senua’s Saga: Hellblade 2.
O design de áudio é assustadoramente excelente pela alternância do som entre os lados do fone com as falas das fúrias, nome dado às vozes que conversam com Senua em um período que não se compreendia o seu estado mental, melhorando o que já se conhecia do seu antecessor. Esse avanço praticamente torna essa experiência imersiva ao ponto de parecer que algo realmente está dialogando diretamente com você.
Além do som, a trilha sonora com a participação da banda dinamarquesa de folk experimental Heilung torna a experiência um mergulho em águas profundas nesse universo que manteve a sua proposta inovadora.
Os aspectos visuais são excelentes a ponto de, ao virar a câmera de jogo para o rosto de Senua, ver suas expressões como o movimento dos olhos que estão sempre representando um estado de constante alerta por estar sempre sentindo-se em perigo.
O combate é satisfatório, com uma boa música de fundo a cada confronto que consegue transmitir a emoção daquele momento específico, com o acréscimo de um espelho que permite desacelerar o tempo durante a luta. A novidade para essa sequência é a possibilidade de aumentar a dificuldade desse aspecto do jogo, algo que anteriormente não era possível e que acrescenta um pouco mais de emoção para o todo.
Ainda Senua não tem barra de vida ou algum status específico, pois o jogo não tem o objetivo de colocar a sua atenção nisso. Mas, diferente de Senua’s Sacrifice, não existe um miasma que a consome interferindo diretamente no fim do jogo e, caso ela morra, retorne de um checkpoint realizado antes de qualquer momento de ação.
O que torna Senua’s Saga: Hellblade 2 um jogo indispensável para quem gosta de games é o seu enredo em conjunto com todos os estímulos visuais e sonoros que proporciona, tornando algo completamente emocionante de se jogar.
A percepção do que é real ou não em todos os fatos que ocorrem durante a história seria muita petulância da minha parte determinar, por ser algo interpretativo a cada experiência individual. Tentar entender isso, e distinguir o que de fato aconteceu do que foi a realidade interpretada por Senua, é um exercício bem interessante.
Essa nova jornada é diferente de antes, com a guerreira picta interagindo com outras pessoas, não apenas com as manifestações de alteração de realidade em decorrência da sua condição. Neste momento, mais consciente que essas vozes são parte dela, o próximo passo é lidar com outra parte de si que ela denomina como escuridão.
Inevitável para mim como psicólogo não encontrar um paralelo dessa jornada com o conceito de sombra da abordagem Jungiana, que consiste naquela parte de nós mesmos que acaba sendo reprimida ou negada por não se enquadrar com a imagem que temos de nós mesmos.
Para Senua, essa sombra está simbolizada no medo e ansiedade relacionados à sua história de vida, sua relação com seus genitores e como isso faz parte também dela como uma pessoa, sendo o seu insight a respeito de tudo isso uma lição tanto para ela, quanto para o jogador que irá acompanhá-la nessa jornada.
Veredito
Senua’s Saga: Hellblade 2 é a afirmação da proposta de sua desenvolvedora, trazendo um trabalho técnico de qualidade excelente conectado a uma experiência sensorial imersiva, uma protagonista complexa e abrangente, sendo um dos melhores lançamentos de 2024.
5,0 / 5,0
Assista ao trailer:
Ficha técnica de Senua’s Saga: Hellblade 2
Lançamento: 21 de maio de 2024
Desenvolvido por: Ninja Theory
Publicado por: Xbox Game Studios
Plataformas: PC (via Steam, Game Pass, Xbox Cloud Gaming e Windows Store) e Xbox Series X|S
Número de jogadores: 1
Gêneros: Ação, Aventura, Cinematográfico, Terror Psicológico
Idiomas: Português (Brasil), Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol (Espanha), Árabe, Tcheco, Dinamarquês, Holandês, Finlandês, Grego, Húngaro, Japonês, Coreano, Norueguês, Polonês, Português (Portugal), Russo, Chinês simplificado, Chinês tradicional, Espanhol (América Latina), Sueco, Turco, Ucraniano, Hebraico, Islandês
Preço: R$ 229,00