Promenade é um game de plataforma de precisão desenvolvido pela Holy Cap e distribuído pela Red Art Games. O jogo chega para PC, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X | S, PlayStation 4 e PlayStation 5 no dia 23 de fevereiro, mas nós já tivemos a oportunidade de conferir o título com antecedência.
Promenade possui uma premissa simples. Seu personagem cai em uma caverna e descobre um polvo rosa fofinho. Juntos eles constroem um forte de almofadas e, a partir disso, saem pelo mapa desvendando vários puzzles e curtindo grandes aventuras.
Confira nosso review do game para Nintendo Switch.
Análise de Promenade
Promenade é uma grata surpresa para quem curte puzzles e jogos de plataforma que realmente são desafiadores. Ao longo de diversos níveis você irá explorar áreas completamente diferentes, com mecânicas complexas e que vão te deixar completamente viciado. Tudo isso sem uma linha de diálogo.
As explicações são poucas. Você passa por um tutorial visual no início do jogo e, depois disso, deve ir explorando e descobrindo as mecânicas por conta própria. Promenade possui puzzles tão diferentes que, em alguns momentos, eu cheguei a questionar como alguém pode pensar em criar fases tão difíceis a ponto de nos deixar completamente irritados.
É claro que as dinâmicas propostas no game não são super inovadoras. Há diversas propostas ali que lembram outros jogos do gênero. Entretanto, o título da Holy Cap possui um frescor todo especial e é uma adição muito bem-vinda ao estilo.
Gameplay divertida e enlouquecedora
Como uma rolagem horizontal, Promenade se passa basicamente ao longo dos andares de um grande elevador. Quando você chega ao elevador pela primeira vez, depois de passar pelo tutorial, o local suga suas energias e meio que cria uma “versão malvada” do seu personagem.
Esse fantasma rouba as engrenagens que fazem o elevador funcionar e joga os pedaços dela em várias partes do mapa. Então, com a ajuda do seu amigo polvo rosa, você deve reencontrar os pedaços, unir as engrenagens e consertar cada andar.
Conforme você vai subindo, mais peças são necessárias para que o elevador funcione e mais complicados são os puzzles que você precisa finalizar para colocar a mão na bendita peça.
O jogo não possui mapa, então a exploração é realmente estilo “decore o caminho”. Mesmo a rolagem sendo horizontal, há buracos no chão e plataformas no céu que te levam para outros níveis dentro dessa mesma fase, então todo lugar pode ser explorado.
Você também não possui inventário de itens, tendo que se virar com barris, bombas e cebolas com braços que aparecem no seu caminho. Cada andar tem criaturas diferentes e novas ameaças, mas você não precisa se preocupar muito com a sua vida, pois o jogo é pouco punitivo. Se você perder todos os corações, vai recomeçar do último checkpoint.
É claro que, se você estiver em um dos portais que têm desafios mais longos e específicos, morrer significa começar do início. Muitas vezes isso pode ser enfurecedor e vai te fazer questionar por que você decidiu fazer isso consigo mesmo.
Da mesma forma, quando vence um desses desafios especiais, você se sente no topo do mundo, e a trilha sonora faz questão de trazer um reforço positivo com sons divertidos e fofinhos.
Embora a gameplay seja focada em plataforma de precisão, há momentos em que ela se renova, apresentando uma fase totalmente diferente do gênero. É o caso de momentos retrô em que jogamos games dos tempos do Atari, como pinball e Space Invaders.
Vale destacar a boa jogabilidade de Promenade no Nintendo Switch. Em alguns momentos há quedas de FPS, é perceptível principalmente quando você está jogando na TV, mas sinceramente é tão rápido que não faz grande diferença no jogo.
Foco nas missões do seu caderninho
Como não há uma história e nenhum direcionamento preciso, o jogo se vale de um pequeno caderninho onde é possível consultar quantos pedaços de engrenagem há em cada fase. Os desafios possuem nomes que dão “pistas” de onde essas partes podem estar, então o ideal é você ir fuçando mesmo até encontrar alguma coisa.
Apesar de ter um caderno, isso não quer dizer que você tenha as folhas. Afinal, nada na vida é fácil, né?
Ao chegar em alguma nova fase, você encontrará escondido em alguma parte uma folha voando. Ela será adicionada ao seu caderno e, toda vez que você encontrar uma peça de engrenagem, receberá um selinho ao lado da tarefa.
Alguns desafios possuem a possibilidade de serem jogados de novo, dessa vez com um tempo limite para execução, tornando toda a missão ainda mais estressante e divertida – se é que isso é possível.
Gráficos fofos em um mundo cheio de cor
Apesar de ser focado em puzzles difíceis em um mapa mais difícil ainda, Promenade possui uma estética de joguinho fofinho. Os gráficos lembram muito as ilustrações de desenhos animados, como aqueles do Cartoon Network, tendo um cuidado todo especial no design dos personagens que compõem esses espaços.
O fato de tudo ser tão bonito às vezes faz com que a gente não perceba algum quebra-cabeça escondido.
Em uma das fases você tem que, literalmente, encaixar uma peça de quebra-cabeça em alguma área do cenário, e é muito satisfatório quando você encontra exatamente a combinação do fundo com os elementos que ficam no primeiro plano do tela.
O apelo visual é um bônus em um jogo que possui ótimas dinâmicas e uma gameplay muito viciante. Se você é fã de plataformas de precisão, certamente vai se apaixonar por esse aqui.
Veredito
Promenade utiliza bons elementos dos plataformas clássicos para criar puzzles insanos e explorar novas possibilidades, tudo isso envelopado em uma estética fofa com uma trilha sonora ótima. Com uma gameplay divertida e extremamente desafiadora, esse título indie é uma boa escolha para os fãs de plataforma de precisão.
4,0 / 5,0
Ficha técnica de Promenade
Lançamento: 23 de fevereiro de 2024
Desenvolvido por: Holy Cap
Publicado por: Red Art Games
Plataformas: PC (via Steam), Xbox One, Xbox Series X | S, PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch
Número de jogadores: 1
Gêneros: Plataforma, Ação
Idiomas: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano
Preço: R$ 92,45 (Xbox Series X|S Nintendo Switch). Steam e PlayStation ainda sem valores divulgados.