More

    REVIEW – Pikmin 1 no Nintendo Switch resiste ao teste do tempo

    Lançado originalmente para GameCube em 2001, Pikmin chegou ao Nintendo Switch em 21 de junho como forma de semear o caminho rumo ao lançamento de Pikmin 4, que acontecerá em 21 de julho de 2023. Com isso, toda a franquia Pikmin está disponível no console híbrido da Nintendo.

    Também chamado agora de Pikmin 1, o jogo criado pelo lendário Shigeru Miyamoto está disponível no Nintendo Switch em HD individualmente ou como parte do bundle Pikmin 1+2, que conta com a sequência lançada em 2004, também para GameCube.

    No jogo de estreia, o Capitão Olimar cai em um planeta misterioso onde conhece pequenas criaturinhas floridas chamadas Pikmin. A missão é ajudar o protagonista a recuperar as peças da sua nave que caíram em diferentes regiões do planeta. Isso deve ser feito em 30 dias e sempre antes de anoitecer.

    Análise de Pikmin 1

    Miyamoto é um profissional marcante por conta do seu legado como criador de séries lendárias como Super Mario, Donkey Kong e The Legend of Zelda. Com exceção de Zelda, é sabido que história não é o foco de suas criações.

    Ele mesmo reconhece isso ao afirmar que sempre priorizou criar experiências de qualidade primeiro, para depois inserir um enredo que se conecte com a gameplay. Pikmin é um dos principais exemplos dessa filosofia – e ela funciona.

    Isso porque a história é simples, mas eficiente o bastante para criar a ótima experiência de jogo, que tem como principal pilar a corrida contra o tempo para fazer com que Olimar consiga voltar ao seu planeta e reencontrar a família.

    Pikmin 1 é eficiente e envolvente desde o começo. Os tutoriais são bem cadenciados ao longo da primeira hora de jogo, assim como a introdução de cada espécie de Pikmin. São três tipos:

    • O vermelho, que resiste ao fogo;
    • O amarelo, que é mais leve e capaz de carregar pedras explosivas;
    • O azul, que não se afoga ao entrar na água.

    As mecânicas deste jogo de estratégia são simples de aprender e dominar. Isso torna o game de estreia acessível a todos os públicos, mesmo que em alguns momentos a ação tome conta, exigindo agilidade e precisão para derrotar inimigos um pouco mais desafiadores.

    A necessidade de alternar entre as espécies de Pikmin é muito bem equilibrada ao longo das áreas do planeta. Há também momentos em que ao menos criaturinhas de dois tipos devam ser usadas em conjunto para enfrentar adversários com mais eficiência, ou conseguir recuperar uma parte da nave.

    O jogo de estratégia 3D criado por Shigeru Miyamoto foi lançado origialmente em 2001 para GameCube, também estando disponível no Wii (2008) e agora no Nintendo Switch (2023)
    Créditos: Nintendo / Divulgação

    Pikmin 1 é um jogo fácil e relaxante, mas por vezes pode exigir um pouco mais de você. A exigência de superar o jogo em 30 dias (cada dia com duração aproximada de 15 minutos da vida real) é um elemento interessante, que contribui para tornar algumas situações mais desafiadoras.

    Outro ponto que merece destaque é poder jogar novamente qualquer dia. Esse é um recurso muito bom, pois permite que você reveja sua estratégia sem a necessidade de iniciar um save novo após passar os 30 dias, caso não consiga levar Olimar de volta para casa.

    Em geral, o game é uma experiência agradável a ponto de ser o legítimo passatempo. Talvez se passem três horas e você nem reparou que jogou tanto…

    O único porém da versão de Pikmin para o Nintendo Switch é que o HD apenas aumentou a escala dos personagens e outros principais elementos visuais. As texturas dos cenários e as interfaces continuam como eram no passado.

    Eu considero um ponto positivo manter a identidade da interface com essa cara retrô. É importante conservar esses elementos, até para comparar melhor com o que virá no quarto jogo principal da franquia. Mas as texturas mereciam ser trabalhadas para aproximar o game da qualidade gráfica que se tem hoje.

    Talvez eu tenha ficado mal acostumado com o excelente trabalho de Metroid Prime Remastered (2023), lançado de surpresa assim no Nintendo Switch como o Pikmin 1+2…

    Leia também: O que é Pikmin e por onde começar a jogar?

    Veredito

    Pikmin 1 é um excelente passatempo agradável, que fez sua estreia em grande estilo no GameCube, e agora está disponível no Nintendo Switch para quem ama a franquia, assim como para quem nunca jogou nada dela.

    Mesmo não tendo o polimento de texturas que se espera dos games atuais, o jogo inaugural da franquia resiste ao teste do tempo e precisa ser jogado no Switch por quem ama títulos de estratégia 3D ou aventuras criadas por Shigeru Miyamoto.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Leia também:

    REVIEW – Pikmin 2 vai além com coragem e segurança

    REVIEW – Pikmin 4 consolida a franquia como inovadora e viciante

    Assista ao trailer de Pikmin no Nintendo Switch:

    Ficha técnica de Pikmin no Nintendo Switch

    Lançamento: 21 de junho de 2023

    Desenvolvido e publicado por: Nintendo

    Plataformas: Nintendo Switch (2023), GameCube (2001), Wii (2008)

    Número de jogadores: 1

    Gêneros: Ação, Aventura, Estratégia, Puzzle

    Idiomas: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês

    Preço: R$ 149,00 (edição padrão), R$ 249,00 (bundle Pikmin 1+2)

    spot_img

    Artigos relacionados