More

    REVIEW – Mergulhe no mundo fofo de Kamaeru: A Frog Refuge

    Kamaeru: A Frog Refuge chegou para PC, Xbox Series X|S e Nintendo Switch no dia 8 de junho. O game desenvolvido pela Humble Reeds e publicado pelo Armor Games Studios apresenta os personagens Cleo e Axel em uma missão para reconstruir um santuário de rãs em sua cidade natal.

    Ao longo do jogo, você deve gerenciar o espaço, decorar e transformar o pântano em um cenário atrativo para as rãs. Além das dinâmicas de gerenciamento, você também deve catalogar diferentes tipos de rãs e preencher a sua “dex” com esses bichinhos.

    Confira nossa crítica do game para Nintendo Switch.

    Análise de Kamaeru: A Frog Refuge

    Um game aconchegante e divertido: Kamaeru é tudo o que você precisa para se distrair depois de um dia cansativo de trabalho. Com uma trilha sonora cozy e gráficos estilo ilustração, o simulador de fazenda tem uma proposta simples, mas super convincente.

    Kamaeru possui um menu lateral com as ações que você pode aplicar ao longo da gameplay e alguns cenários para executar as dinâmicas disponíveis no jogo. Falando assim, você pode achar que ele é simples demais, mas realmente essa estrutura funciona perfeitamente para a proposta apresentada – e é viciante.

    Como a personagem Cleo, você deve ajudar o seu amigo de infância Axel a reviver o pântano da região, transformando-o em um santuário para rãs. De início, você começa com pequenas lagoas para que as rãs passem a aparecer no espaço, e também para coletar insetos que serão utilizados para alimentar os bichinhos.

    Porém, você precisará de recursos para que o pântano continue se renovando e, para isso, terá que vender algumas receitas que você mesma deve preparar. Ao longo do jogo, mais opções de receitas são liberadas, auxiliando no seu ganho de moedas e tornando mais rápido o processo de revitalização do espaço.

    A progressão da história e das suas habilidades disponíveis se dá por meio de um sistema de níveis. Conforme você atinge determinado nível, novas missões, dinâmicas e recursos são liberados. Para aumentar de nível, você deve catalogar novas rãs, alimentá-las e breedar quando necessário.

    REVIEW - Mergulhe no mundo fofo de Kamaeru: A Frog Refuge
    Créditos: Divulgação / Armor Games Studios

    Cada personagem apresentado também libera novas possibilidades durante a gameplay, aumentando gradativamente a quantidade de tarefas que você pode executar. Uma personagem libera a opção de combinar rãs para criar novas, outro ajuda coletando insetos no pântano, e assim por diante.

    Apesar de você não conseguir controlar os personagens e movimentá-los pelo espaço, o jogo é, ainda assim, bem dinâmico. Afinal, você precisa fazer itens para vender, pegar o dinheiro e investir no pântano, coletar insetos, tirar fotos de rãs e decorar os espaços com mobílias que estão à venda no shopping da cidade (e para isso você precisa de moedas, então volte ao início do ciclo exemplificado acima).

    Esse looping é muito efetivo e, ao mesmo tempo, relaxante. Você não sente que a tarefa é repetitiva, pois novos elementos são adicionados a gameplay gradativamente, dando uma variada nas situações.

    O jogo, em si, é bem simples, mas a experiência é tão prazerosa que ele pode ser uma ótima opção para quem busca um passatempo constante. Afinal, você pode seguir tirando fotos das rãs, melhorando o seu pântano e tentando completar a sua dex por bastante tempo.

    Esse é um daqueles jogos que você pode retornar a qualquer momento e relaxar um pouco, sem a necessidade de correr para finalizar toda a história. É uma experiência bem comfort, para aqueles dias em que você só quer relaxar e se divertir fazendo carinho nos bichinhos e decorando a sua fazendinha.

    Apesar dele ser vendido como um simulador, eu acredito que a melhor parte é mesmo a de catalogar as rãs e breedar os diversos tipos. Há um sistema em que, usando duas rãs que já foram domesticadas, você pode combinar características específicas por meio de um “jogo da velha”. Nesse jogo é possível combinar estilos (duas cores, bolinhas, zebrada etc), o que pode render horas de descobertas.

    Além disso, confesso que eu gostei muito de decorar os espaços, pois as mobílias são fofinhas e diferentes. A vontade de ter ainda mais itens me fez trabalhar incansavelmente para ter recursos, o que me deixou vidrada no jogo por bastante tempo.

    Veredito

    Se você está em busca de um jogo para relaxar, se divertir e esquecer dos problemas, Kamaeru: A Frog Refuge pode ser uma ótima opção. Focado em gerenciamento e captura de bichinhos, o game da Humble Reeds é lindinho e muito viciante, sendo a receita perfeita para um bom entretenimento.

    Nossa nota

    3,6 / 5,0

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de Kameru: A Frog Refuge

    Lançamento: 8 de junho de 2024

    Desenvolvido por: Humble Reeds

    Publicado por: Armor Games Studios

    Plataformas: PC (via Steam), Xbox Series X|S e Nintendo Switch

    Gêneros: Simulação

    Idiomas: Alemão, Chinês Simplificado, Espanhol, Francês, Inglês, Japonês, Português

    Preços: R$ 59,99 (PC e Nintendo Switch) R$ 74,95 (Xbox Series X|S)

    spot_img

    Artigos relacionados