Após vários playtests, Infinity Nikki chegou oficialmente para PlayStation 5, PC e celulares Android e iOS no dia 5 de dezembro. Desenvolvido e lançado pela Infold Games como um título free-to-play, o game cozy de mundo aberto tem temática dress up, permitindo aos jogadores colecionar os mais diversos tipos de roupas e acessórios enquanto avançam em uma história repleta de magia.
Em Infinity Nikki, Nikki e seu mascote Momo são sugados para dentro de um guarda-roupa por um outfit mágico. O vestido os conduz até uma soberana que está presa há muitos anos e que concede a Nikki o Coração do Infinito. Em troca, Nikki perde todos os outfits milagrosos e precisa encontrá-los em Milagros, mundo onde o jogo é situado.
A partir desse ponto, o jogador descobrirá um grande mapa, repleto de mini jogos, combates contra inimigos, eventos temáticos e muito mais.
Confira a seguir nosso review de Infinity Nikki para PC.
Análise de Infinity Nikki
Minha jornada com Infinity Nikki já dura um bom tempo. Desde o primeiro trailer, eu venho acompanhando o desenvolvimento do game e tive a oportunidade de jogá-lo mais de uma vez antes de seu lançamento oficial.
A primeira vez que tive a oportunidade de conferir o jogo foi na Gamescom da Alemanha, em agosto deste ano. Por lá, conheci um pouco mais da história, da jogabilidade, desbravei algumas missões e me apaixonei completamente pela proposta do jogo.
Depois disso, participei do Reunion Playtest e fiz algumas lives no nosso canal mostrando a história do jogo, como funciona o sistema de gacha e monetário, os puzzles e muito mais.
Por fim, cheguei à versão final de Infinity Nikki, e pude conferir tudo sobre o jogo antecipadamente. Passei pelos 8 capítulos da história oficial, desbravei o mapa por completo, finalizei boa parte das quests secundárias e aproveitei por muitas horas esse mundo cativante.
Nikki é uma franquia que existe há muitos anos e possui diversos jogos para celular. Entretanto, essa é a primeira vez que a história da personagem e de seus outfits chegam para consoles e PC e, vale dizer, o caminho feito pela Infold Games foi muito correto e eficiente.
Antes mesmo do lançamento, o jogo já colecionava mais de 30 milhões de pré-registros. Nas 6 primeiras horas de pré-download para celular, ele ficou em primeiro lugar na lista de mais baixados em 34 países. Um fenômeno poucas vezes visto em franquias não tão populares assim.
Ao permitir que criadores de conteúdo do mundo todo tivessem acesso aos playtests e divulgassem o jogo em suas redes sociais, Infinity Nikki ganhou uma projeção enorme e construiu uma comunidade muito engajada, que trouxe feedbacks ao longo de todo o desenvolvimento. Isso sem falar da turnê para divulgá-lo em eventos ao redor do mundo, inclusive na Gamescom 2024, que pude conferir de perto.
O resultado é um game que chega com pouquíssimos problemas de performance e com uma gameplay totalmente viciante.
O mais impressionante é que, além de ser um jogo muito completo, ele ainda terá mais conteúdos ao longo do tempo. Por se tratar de uma proposta de jogo online, gratuito e contínuo, Infinity Nikki tem tudo para crescer ainda mais nos próximos meses, principalmente pela ótima recepção do público até aqui.
É um case como poucos e que pode ensinar a indústria ocidental a como investir em um jogo free-to-play, mas sem que ele seja cancelado alguns meses depois.
O sistema de roupas em Infinity Nikki
Infinity Nikki possui um sistema bem robusto de gameplay. Além da história principal, que dura (nessa primeira parte) 8 capítulos e rende pelo menos umas 20 horas, o game também possui várias outras atividades paralelas, como mini jogos espalhados pelo mapa e side quests para exploração.
Após completar o tutorial, que apresenta as principais mecânicas e a lore, o jogador chegará a Florawish, a primeira cidade e sede da Guilda de Estilistas. Nessa etapa, será disponibilizado um dispositivo chamado Pera-miga, que contará com todos os aplicativos necessários para o jogador acompanhar o seu progresso no game.
Dentre os aplicativos podem ser destacados o guarda-roupa, acervo, croquis, clãs, cursos, eureka, cintilação, evolução, ressonância, loja, missões, inventário, guia do folclore e amigos. Além desses, as funções pera-miga, corra! e pera-miga, cave! também ajudam muito na progressão da história.
Entrando em detalhes sobre algumas das funcionalidades, dentro do guarda-roupa você encontrará todas as peças de roupa coletadas ao longo do jogo. Essas peças podem ser divididas em 3 categorias principais que são: peças comuns, looks funcionais e looks 5 estrelas / raros.
Essa divisão entre looks é importante, pois os looks funcionais são provavelmente a dinâmica mais importante para a progressão na jornada de Infinity Nikki. Esses conjuntos de roupas são os que possuem algum poder específico, como flutuar, purificar, caçar insetos, pescar e por aí vai.
A liberação desses sets é gratuita e acontece conforme o jogador finaliza missões da história principal. Entretanto, é possível conseguir variações dos looks funcionais pelo sistema de gacha. Esses visuais diferentes têm as mesmas habilidades da versão padrão de cada look funcional, mas podem ser colecionados por meio de compra com cristais (uma das moedas de Infinity Nikki).
Os looks 5 estrelas e raros também são cosméticos e podem ser adquiridos via sistema de gacha. É importante dizer que o jogador não é obrigado a comprar com dinheiro real esses sets de roupa, porém, para alguns desafios entre estilistas, é importante que as peças de roupa possuam uma pontuação alta.
Portanto, ter peças melhores ajuda na progressão da história, mas não é nada que você não consiga fazer trocando diamantes (que podem ser encontrados dentro do jogo) por cristais e utilizá-los para comprar essas peças. Vai demorar mais tempo, mas é viável conseguir.
Além dos diamantes, é possível comprar roupas na boutique da cidade utilizando os Briluzes, moeda principal do jogo e que estão espalhados por várias partes do mapa. É muito fácil conseguir Briluzes, também é relativamente simples acumular muitos deles para comprar peças de roupas ou itens para craftar.
Você também pode aumentar a pontuação das roupas utilizando o sistema de cintilação, disponível no Pera-miga. Neste menu é possível upar itens de roupa que você cria, ou coleta, ao longo da gameplay, fazendo o seu look ter mais pontos em determinada temática.
Por fim, vale destacar que existem também os looks milagrosos, que são o objetivo principal do jogador ao longo de toda a jornada de Infinity Nikki. Após os 8 capítulos iniciais, é possível conseguir um desses looks e o restante será disponibilizado ao longo das novas atualizações.
Uma árvore de habilidades com muitos recursos
Como eu mencionei anteriormente, os looks funcionais são os mais importantes dentro de Infinity Nikki, pois eles permitem usar poderes para superar missões e alcançar objetivos. Para habilitar esses looks é necessário ter um croqui, pois eles devem ser confeccionados por cada jogador ao longo da gameplay.
Esses croquis são disponibilidades no Coração do Infinito, árvore de habilidades da Nikki. Conforme você coleta estrelas do encanto, é possível utilizar esse item para liberar o croqui na árvore de habilidades e, utilizando itens disponíveis nos cenários do jogo, você confecciona o look.
Após liberar um look, ele pode ser aprimorado, também usando as estrelas do encanto. Cada fragmento dentro do Coração do Infinito possui um objetivo específico, e é importante que o jogador fique de olho nessas progressões para não correr o risco de ficar estagnado em alguma parte da história principal.
Vou usar um exemplo da minha jornada em relação ao look milagroso. Para criá-lo, era necessário ter essência de alguns itens que você pega diretamente na natureza (flores, pelinhos de animais, insetos etc). Entretanto, para gerar essas essências, era necessário liberar um fragmento de habilidade dentro do Coração do Infinito e, para isso, eu precisava ter um número x de compreensão daquela habilidade.
Portanto, nesse caso, não só as estrelas eram necessárias para a liberação desse recurso, mas sim uma quantidade de pontos de compreensão. Esses pontos são coletados conforme você pega flores na natureza, captura insetos, dá banho em animais e por aí vai.
Como eu não tinha pontos de compreensão suficientes para liberar as essências, eu usei um recurso disponível nos pilares de cada cidade. Ele se chama “pilar de sustentação” e ali dentro você pode trocar itens e energia vital por pontos de compreensão.
Caso você não tenha energia vital suficiente (pode acontecer), vai ser preciso trocar outros pontos específicos do jogo por energia vital e aí sim conseguir os pontos de compreensão.
Portanto, é importante estar de olho nesses detalhes e priorizar liberar esses fragmentos de habilidade ao longo do tempo, a fim de não impactar em algum objetivo que você tenha.
Falando da árvore de habilidades especificamente, eu achei ela muito bem construída e cheia de possibilidades. Requer um bom tempo de jogo e dedicação para conseguir liberar tudo, mas traz boas recompensas em sua concepção.
Mapa, história e dinâmicas
Como comentei, em Infinity Nikki muitas missões necessitam que você tenha habilidades, itens, e outros recursos disponíveis para garantir a progressão completa. Essa afirmação é verdade quando falamos, também, das recompensas diárias do jogo.
Na seção cursos você encontra também uma área de pontos de desejo, umas estrelinhas que você ganha ao completar algumas tarefas diárias e que são computadas no seu Pera-miga. Essas estrelas acabam por ser muito importantes, pois elas são parte necessária para que você progrida no seu nível de estilista.
Esse nível de estilista é uma das partes que garante a progressão na história principal do jogo. Ou seja, além de completar um número de missões que recompensa com coroinhas, você também precisa entrar todos os dias no jogo para acumular esses desejos, a fim de aumentar o nível de estilista.
Aconteceu comigo em determinado momento do jogo que eu fiquei presa por 100 estrelas no avanço entre um nível de estilista e outro. Como o servidor reseta apenas uma vez por dia, eu tive que esperar até o dia seguinte para progredir em uma parte da história que dependia dessa nova categorização.
Ou seja, para além do que você já precisa coletar, craftar e tudo mais, essas missões diárias se tornam um combustível para continuar progredindo na história, e também dá motivos para que o jogador entre todos os dias em Infinity Nikki. De certa forma, é inteligente por parte dos desenvolvedores criar essa obrigação, mas por outro lado é ruim que a história principal esteja atrelada a pontos que talvez você não tenha como colecionar todos os dias.
Falando da história especificamente, eu gostei muito da trama de Infinity Nikki e acredito que os desenvolvedores conseguiram chegar a um modelo muito efetivo de manter o jogador interessado no desenrolar de todo a situação em Milagros.
Além de ter muitas cutscenes narradas, e devidamente localizadas com legendas em português, o elenco de voz é muito bom e realmente traz sua própria personalidade para esses personagens.
Apesar de eu considerar alguns acontecimentos dramáticos demais, os roteiristas encontraram certas liberdades para abordar temas sensíveis, não só na trama principal, como também nas side quests (muitas delas também possuem cutscenes com elenco de voz).
A trama principal rende muitas horas de gameplay e, durante esse tempo, o jogador consegue criar uma ligação efetiva com os personagens secundários. Ao contrário de outros jogos que não aprofundam os personagens que ficam em volta do protagonista, aqui cada um deles possui seus próprios desejos e necessidades, o que é algo bem valioso para que você se sinta conectado com a história.
O mapa de Milagros também é bem amplo, criando temáticas diferentes para cada área. O local e história que eu mais gostei foi na área dos Panin, que traz uma narrativa muito interessante e divertida, além de conter missões dinâmicas e diferenciadas.
As áreas do mapa possuem muitos baús, estrelas, mini jogos de tabuleiro e itens espalhados, criando uma exploração realmente recompensadora. Não existe nada pior do que desbravar um mapa e não encontrar nada de satisfatório como recompensa, ou abrir um baú e receber apenas um item que não traz grande diferença para o seu inventário.
Em Infinity Nikki, por outro lado, as recompensas são realmente atrativas e ajudam a conseguir comprar mais roupas, melhorar seu inventário e ir mais longe nas missões.
Mesmo que o jogo não tenha foco em combates, ele também traz algumas ameaças ao longo do caminho e a possibilidade de lutar contra “chefões”. Todos são bem fáceis de derrotar, algo esperado de um jogo com temática cozy.
Por fim, o mapa também é bem completo em relação a materiais para confecção de itens. Muitos bichinhos, insetos e plantas diferentes estão espalhados pelos vilarejos, garantindo que seja viável obter um inventário amplo e diversificado.
Eu joguei boa parte de Infinity Nikki usando o controle e, na maioria dos casos, não senti grandes diferenças em relação ao mouse e teclado. Entretanto, devo destacar que a falta de uma mira visual pode ser ruim para quem está jogando com o controle, pois é fácil errar os ataques de purificação e acabar tomando dano sem necessidade.
Uma jornada repleta de descobertas
Acredito que, ao término da jogatina de Infinity Nikki, o que fica para o jogador é a sensação de ter explorado um jogo realmente completo, sendo repleto de recursos. A exploração recompensadora torna a experiência ainda melhor, pois garante que você vai receber bons itens e ter mais recursos para avançar na construção do seu inventário.
As roupas por si só são encantadoras, mas são os detalhes que realmente mostram o empenho em criar um jogo diferenciado. Seja pelas descrições dessas peças, que remontam histórias da época em que o Desejante andava por Milagros, seja pelas cutscenes muito bem construídas que dão um charme especial para cada look.
Para além do dress up, o game consegue ser eficaz em sua proposta de missões e trama, criando um mundo coeso, mágico e repleto de boas dinâmicas. E saber que ainda há muito por vir nesse universo reforça Infinity Nikki como um título que merece a sua atenção.
Veredito
Para um jogo free-to-play, Infinity Nikki consegue se reinventar em sua proposta a todo momento, surpreendendo os jogadores com novas funcionalidades, bons desafios e ótimas histórias ao longo de toda a gameplay. A exploração por Milagros é recompensadora, com itens e prêmios espalhados por todos os cantos, além de personagens encantadores que tornam a experiência ainda melhor. Sem dúvidas um dos melhores lançamentos do ano.
4,5 / 5,0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Assista ao trailer:
Ficha técnica de Infinity Nikki
Desenvolvido e publicado por: Infold Games
Plataformas: PC, PlayStation 5, Android e iOS
Número de jogadores: 1 jogador (online)
Gêneros: Ação, Aventura, Mundo Aberto, Dress Up
Idiomas: Português (Brasil), Alemão, Chinês (simplificado), Chinês (tradicional), Coreano, Espanhol (México), Francês (França), Inglês, Italiano, Japonês, Tailandês
Preço: Gratuito para jogar