More

    REVIEW – Hello Kitty Island Adventure acerta em quase tudo

    Hello Kitty Island Adventure chegou para PC e Nintendo Switch no dia 30 de janeiro. O game da Sunblink já estava disponível anteriormente para o Apple Arcade e conta a história de Hello Kitty e seus amigos em uma ilha muito especial. 

    Ao longo da gameplay, o jogador terá que descobrir o mistério que envolve essa ilha que era, antigamente, um parque de diversões. Junto com My Melody, Chococat, Dear Daniel e outros personagens da turma da Hello Kitty, é possível desbravar esse grande mapa que possui 8 regiões diferentes!

    Além da exploração, o game oferece missões diárias que aumentam o nível de amizade com os moradores, dinâmicas de decoração e crafting.

    Confira nossa crítica de Hello Kitty Island Adventure jogado no Nintendo Switch com Gift Card fornecido pela Nuuvem.

    Análise de Hello Kitty Island Adventure

    Existe algo em Animal Crossing que poucos games conseguem igualar: a vontade de seguir jogando por horas, sem se cansar. Hello Kitty Island Adventure consegue ter esse fator replay muito forte em sua concepção, o que o torna um competidor à altura do jogo da Nintendo.

    No game, o seu personagem chega a uma ilha envolta de mistérios. Antigamente um parque de diversão, o lugar está abandonado e sem moradores há bastante tempo. Mesmo com esse cenário, alguém enviou um convite para que My Melody abrisse uma loja de decoração na ilha – algo totalmente suspeito.

    O jogo começa com você tendo que pular de um avião devido a um problema na máquina de fazer bolos. A situação, que nada tem a ver com o clima fofo do desenho, coloca todos os passageiros do voo espalhados nas 8 regiões do mapa. Conforme você avança, novos personagens são desbloqueados e, consequentemente, novas missões estarão disponíveis. 

    A forma como Hello Kitty Island Adventure conduz a história é muito simples, mas também efetiva: você dá presentes para os seus colegas de ilha e, conforme o nível aumenta, novas missões são liberadas. É possível presentear 3 vezes por dia cada morador e, se necessário, usar uma flor para habilitar a possibilidade de presentar algum personagem mais 3 vezes. 

    Cada personagem habilita uma “frente” de trabalho, por assim dizer. Por exemplo, conforme você aumenta o nível de amizade com a Hello Kitty, você aprende mais receitas de bolos, que podem ser feitas direto na loja da personagem.

    Se você avançar de nível com Chococat, novas mesas de crafting ficarão disponíveis no mapa e também novas áreas serão desbloqueadas por meio de um apetrecho que ajuda a encontrar itens especiais.

    Ao contrário de Animal Crossing, em que os presentes que você dá para os personagens principais dropam apenas itens, aqui eles exercem um fator importante para a progressão da história principal e das side quests.

    Mapa e história principal

    Tanto o mapa, quanto a história de Hello Kitty Island Adventure são bem desenvolvidos. E os dois tomam uma boa quantidade de tempo para serem desbloqueados em sua totalidade. 

    Para além do que os olhos conseguem ver em um primeiro momento, o mapa do jogo possui várias zonas escondidas. Elas não são pequenas, muito pelo contrário: só a zona das pedras preciosas tem uma boa quantidade de portas e salas para explorar. Isso sem falar do Monte Esquentadinho e também de outros lugares (que não contarei para não dar spoilers).

    Num geral, essas 8 regiões possuem seus próprios itens e suas próprias missões, então você passará boa parte do tempo indo e voltando desses locais para finalizar desafios e habilitar itens necessários.

    E essa exploração está totalmente conectada à história principal. Para conseguir uma picareta, por exemplo, você precisará terminar uma quest específica e, assim que conseguir a ferramenta, poderá liberar uma nova área e, assim, novas missões.

    Portanto, o jogo acaba se tornando viciante, pois sempre que você termina algo, outra coisa aparece para ganhar sua atenção. E nisso estou falando apenas das missões principais, sem falar das tarefas diárias, de amizade e tantas outras que ficam disponíveis no menu do seu celular.

    Eu estou escrevendo essa crítica após finalizar todas as áreas do mapa e ainda tem missões para eu fazer. Fora os eventos sazonais que são acrescentados conforme o tempo, como o evento de Dia dos Namorados que está acontecendo neste momento.

    Desta forma, tenha em mente que você terá muita coisa para fazer ao longo da sua jogatina de Hello Kitty Island Adventure. E, claro, tudo isso traduzido em PT-BR, o que é uma vantagem em cima do jogo da Nintendo.

    Personagens, multiplayer e ótima exploração

    Outra característica que Hello Kitty Island Adventure se inspira em Animal Crossing de uma maneira natural está no carisma dos vizinhos. Apesar dos personagens não contarem longas histórias e nem te surpreenderem com informações (um dos grandes pontos positivos de AC), aqui os companheiros de jogo possuem boas características e têm pequenas tramas próprias super divertidas.

    Os personagens que mais me surpreenderam foram a Aggretsuko e o Hangyodon. A primeira é cantora de heavy metal e está sempre estressada com seu chefe, que não consegue respeitar o seu período de férias. O outro é um comediante que tem medo dos palcos, pedindo que você o ajude a se apresentar na frente das pessoas.

    Aggretsuko só no gogó… | Créditos: Emerald Corp

    São duas histórias simples, obviamente, mas que mostram que esses personagens possuem mais do que só a intenção de existir e fazer o jogador completar missões, algo muito comum nesses jogos de simulação e construção.

    Por meio dos NPCs, o jogador será guiado para explorar ainda mais cada área do jogo e, olha, a exploração é um dos grandes diferenciais de Hello Kitty Island Adventure. Infelizmente, não podemos controlar a câmera, o que é um grande erro e torna várias partes da exploração um tanto rígidas. Entretanto, desbravar essas áreas é realmente compensador, com grande quantidade de itens e baús espalhados por esses espaços.

    Confesso que a exploração foi a parte que mais me chamou a atenção quando descobri sobre esse jogo. Afinal, em Animal Crossing você pode explorar a sua ilha e outras pequenas ilhas, além de visitar outros espaços na DLC. Entretanto, não há um reino subterrâneo com dinâmicas próprias, ou outros biomas que tenham missões para você cumprir. 

    Nisso Hello Kitty Island Adventure se destaca e muito, pois além de recompensar demais o jogador com itens, roupinhas e materiais importantes, a exploração também revela outras oportunidades de se divertir dentro do jogo. É o caso da competição de cavalos marinhos embaixo d’água, ou as pequenas cavernas com puzzles e prêmios, que garantem ainda mais entretenimento durante a jogatina.

    Falando em explorar e missões, precisamos falar do modo multijogador que é muito bom! Nele é possível fazer atividades com o convidado da sua ilha, completar missões específicas e se divertir em todas as regiões. O legal é que, mesmo que ele ainda não tenha liberado uma ferramenta específica, por estar na sua ilha será possível aplicar qualquer dinâmica.

    Por exemplo, o snorkel: se você liberou essa opção, mas o seu convidado não, ele poderá mergulhar junto com você e fazer atividades embaixo d’água.

    Outro aspecto bem interessante é que quem visita sua ilha pode pegar itens e continuará com eles quando voltar ao próprio jogo.

    Também há incentivos à cooperação por meio de missões multiplayer, algo que é uma grande reclamação em Animal Crossing. Aqui, se você fizer uma missão com seu convidado, o nível de amizade subirá e novas opções serão desbloqueadas.

    Pontos de melhoria

    Apesar de possuir muita coisa boa e ser bem viciante, Hello Kitty Island Adventure tem alguns pontos que poderiam ser melhores. E um dos principais pontos que eu acredito que poderia ser repensado é o tempo que você pode jogar por dia.

    O game tem uma proposta de que você entre todos os dias, jogue um pouco e saia. Isso porque os itens da ilha acabam e só são resetados no dia seguinte. Você não pode fazer time travel mudando o horário do console, como é feito em Animal Crossing, por exemplo, pois se fizer o jogo quebrará e será necessário começar do zero. 

    Desta forma, quando acabam os itens para alguma missão ou as oportunidades de aumentar a amizade, você obrigatoriamente terá que usar um buquê que reseta tudo. Entretanto, se você coletar tudo novamente, logo ficará na mesma situação.

    Uso como exemplo uma missão que eu estava fazendo que precisava de um número específico de estrelas do mar. Eu fiquei horas (horas mesmo) procurando até que, invariavelmente, resetei todos os itens usando o buquê. Depois de coletar, ainda assim, eu precisava de mais algumas para finalizar aquela missão, o que me obrigaria a usar esse item novamente. 

    Assim, a sua progressão acaba condicionada à disponibilidade diária desses itens e é uma maneira de fazer com que o jogador permaneça por um tempo mais longo empenhado em virar a história principal.

    Cantando no multiplayer! | Créditos: Emerald Corp

    Essa mesma dinâmica se aplica ao modo multijogador. O jogo impede que os players avancem muito rapidamente no nível de amizade. Desta forma, somos obrigados a esperar uma quantidade específica de dias (caso já tenha aumentado o nível de amizade com o convidado há pouco tempo), o que é bem frustrante e acaba atrapalhando a gameplay.

    Outro ponto que acredito que poderia ser melhor é o modo construção das casas. Ao mesmo tempo em que existem boas opções para aumentar o nível das construções (você não precisa dever um rim para Hello Kitty, por exemplo), permitindo que uma casa tenha mais de um morador, a forma de customização é muito fraca. 

    Pequenos detalhes como poder girar a câmera para ver o ambiente todo, construir paredes para separar cômodos e tantas outras funcionalidades que existem em jogos similares poderiam ser adaptadas para a realidade do game, ampliando as possibilidades.

    Entretanto, mesmo com esses pequenos pontos, devo dizer que me diverti demais com Hello Kitty Island Adventure. Foi uma grande surpresa e superou o que eu esperava. Com mais eventos no horizonte, novos itens e tantas possibilidades, não é de se duvidar que a franquia possa se consolidar e virar um grande competidor para Animal Crossing.

    Veredito

    Hello Kitty Island Adventure vem como uma ótima opção para os fãs de Animal Crossing. Com uma boa história, ótimas missões e um grande mapa para explorar, o game se destaca como um dos melhores do gênero e abre caminho para diversas possibilidades na franquia. 

    Nossa nota

    4,5 / 5,0

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de Hello Kitty Island Adventure

    Lançamento: 28 de julho de 2023 (iOS) e 30 de janeiro de 2025 (PC e Nintendo Switch)

    Desenvolvido e publicado por: Sunblink

    Plataformas: PC (via Steam), Nintendo Switch, iOS (via Apple Arcade)

    Número de jogadores: 1 a 2

    Gêneros: Ação, Aventura, Casual, Indie, RPG, Simulação

    Idiomas: Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Holandês, Inglês, Italiano, Japonês, Português, Russo.

    Preços: Edições a partir de R$ R$ 147,45 (PC e Nintendo Switch). Incluso na assinatura do Apple Arcade.

    spot_img

    Artigos relacionados