More

    REVIEW – Hellblade Senua’s Sacrifice é uma obra-prima

    Hellblade Senua’s Sacrifice é um jogo desenvolvido e publicado pela Ninja Theory, responsável por outros títulos conhecidos como Heavenly Sword, DmC: Devil May Cry e dos futuros lançamentos Senua’s Saga: Hellblade 2 e Project Mara.

    O título foi lançado em 8 de agosto de 2017 para PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X/S e PC via Steam e foi vencedor do The Game Awards de 2017 nas categorias de melhor design de áudio, jogo impactante e melhor performance para Melina Jurgens em seu primeiro trabalho de interpretação e em mais 5 categorias do BAFTA no ano seguinte.

    O jogo tem um trabalho de pesquisa realizado com neurocientistas e pessoas que lidam com a psicose que é uma alteração de estado mental em decorrência de alguma doença psíquica e dentre seus sintomas são os delírios, ouvir vozes, agitação, mudanças de humor entre outros.

    A história do jogo é ambientado na era viking e Senua, uma guerreira celta, parte em busca dos portões de Helheim afrontar a deusa Hel para salvar a alma de seu falecido marido Dilion e durante sua jornada irá enfrentar diversos demônios dentre eles o seu próprio passado.

    Confira nossa análise do jogo para PlayStation 4.

    Análise de Hellblade Senua’s Sacrifice

    Eu acredito que Hellblade Senua’s Sacrifice é uma das experiências mais imersivas que um jogador pode ter nas gerações mais recentes, uma vez que não me refiro apenas a uma jogabilidade excelente e muito bem elaborada com um sistema de combate que raramente você encontra nos grandes lançamentos dos AAA, mas sim, de uma harmonia tão profunda entre o que se está jogando, o porquê o realiza e como isso está solidamente fundamentado na história da Senua, a personagem principal.

    Um exemplo desta tão forte conexão entre os elementos é a não existência de uma barra de vida da corajosa guerreira picto sendo substituída por uma crescente marca negra que irá se expandir pelo seu corpo e caso a cubra por completo acontece o fim do jogo. Isto além de ser um ponto de atenção na jogabilidade simboliza o quanto as aflições de Senua estão crescendo dentro de si a ponto de a consumir.

    A imersão que é um dos maiores diferenciais desta vivência de jogo em Hellblade pode-se destacar a possibilidade de ouvir as vozes que falam com a protagonista, inclusive sendo recomendado a utilização de fones para que seja possível aproveitar a experiência da forma mais completa possível.

    É possível escutar uma variedade de falas sendo dicas sobre o jogo, o que fazer ou apenas desmotivando-a em sua jornada que é extremamente árdua pelas suas próprias dificuldades.

    Esta experiência é um tanto diferente por nos colocar em uma posição altamente desconfortável no aspecto sensorial, trazendo uma breve perspectiva de como é estar em uma situação tão delicada como um estado psicótico, no caso em decorrência da esquizofrenia paranoide.

    Mesmo com tantos avanços nos estudos das psicopatologias ainda existem preconceitos para pessoas que sofrem desses transtornos. Sendo ainda mais assustador refletir sobre viver em um período em que não se existe tal conhecimento, com os preconceitos e por estar aberto às interpretações do abstrato em um convívio com outras pessoas sendo considerada uma pessoa amaldiçoado como no caso de Senua.

    O transtorno de Senua ganha uma caótica profundidade devido a estes processos haver o luto pelo seu marido que era um vínculo de afeto genuíno e esta elaboração é parte da sua jornada para compreender o que houve e sobre si mesma.

    Visualmente, o jogo é outro espetáculo quando falamos em experimentação sensorial sendo graficamente muito bem elaborado, justificando a sua categorização para um AAA indie. Além de uma ótima mecânica de combate com diferentes criaturas e puzzles para acessar os locais seguintes da jornada.

    Veredito

    Hellblade Senua’s Sacrifice é um jogo que independente do tempo desde seu lançamento é uma experiência que vale a pena por sua imersão e uma história profunda sobre autoconhecimento, luto e superação.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Confira o trailer:

    TÍTULO: Hellblade: Senua’s Sacrifice
    GÊNERO: Ação, Aventura, Indie
    DESENVOLVEDOR: Ninja Theory
    DISTRIBUIDORA: Ninja Theory
    SÉRIE: Hellblade: Senua’s Sacrifice

    Requisitos mínimos para PC:

    Sistema operacional: Windows 7, 8, 10
    Processador: Intel i5 3570K / AMD FX-8350
    Memória: 8 GB de RAM
    Placa de vídeo: GTX 770 with 2GB VRAM / Radeon R9 280X 3GB
    DirectX: Versão 11
    Armazenamento: 30 GB de espaço disponível
    Outras observações: Minimum spec screen resolution: 1280×720

    spot_img

    Artigos relacionados