Ghost of Tsushima Versão do Diretor foi lançado para PC no dia 16 de maio de 2024. O jogo originalmente desenvolvido pela Sucker Punch Productions chegou primeiro ao PlayStation 4 em 2020, sendo posteriormente lançado em 2021 com conteúdo extra e novos recursos para o PlayStation 5, passando a ser conhecido como Ghost of Tsushima Director’s Cut.
A versão para PC foi desenvolvida pela Nixxes Software, empresa que tem no currículo os ports de diversos jogos da Sony Interactive Entertainment para computador, entre eles Horizon Forbidden West Complete Edition.
A história em Ghost of Tsushima se passa no final do século XIII. O império mongol devastou nações em sua campanha para conquistar o Oriente. A Ilha de Tsushima é tudo que resta entre a ilha principal do Japão e a imensa frota invasora dos mongóis liderada por um general ardiloso e implacável, Khotun Khan.
Enquanto a ilha é devastada pela primeira onda de ataques mongóis, surge Jin Sakai, um corajoso guerreiro samurai que é um dos últimos sobreviventes de seu clã. Ele está decidido a fazer o que for preciso, custe o que custar, para proteger seu povo e recuperar seu lar.
Para isso, será necessário deixar de lado as tradições que o moldaram como guerreiro e forjar um novo caminho, o do Fantasma, travando uma guerra atípica pela liberdade de Tsushima.
Confira a seguir o review sem spoilers sobre a história de Ghost of Tsushima Director’s Cut para PC.
Análise de Ghost of Tsushima Versão do Diretor
Emocionante. Estratégico. Intenso. Recompensador. Épico. Lendário.
Ghost of Tsushima Versão do Diretor é um jogo cheio de qualidades e um verdadeiro exemplo a ser seguido tanto no gênero RPG de Ação, como no quesito conteúdo relevante.
O game originalmente criado pela Sucker Punch e portado para PC pela Nixxes entrega uma experiência realmente diferenciada. O combate é um dos mais precisos entre os jogos de ação que já tive o prazer de jogar, sem passar a impressão de que os movimentos são cinemáticos demais, como se bastasse apertar um ou dois botões e a situação estaria resolvida, o que poderia tornar a gameplay repetitiva.
Ghost of Tsushima se renova constantemente, pois oferece quatro posturas (pedra, água, vento e lua) e uma ampla árvore de habilidades para serem desbloqueadas além das dezenas de horas de gameplay necessárias para completar somente a história principal.
Os tutoriais são sempre objetivos para ensinar os comandos e a efetividade de cada habilidade aprendida. Avisos também são exibidos em tela sem atrapalhar os intensos combates caso você tenha esquecido qual a postura mais adequada para derrotar um determinado tipo de adversário.
É perfeita a cadência como habilidades e posturas são desbloqueadas, assim como o timing para incluir inimigos usando novos armamentos. Você vai se habituando a alternar entre posturas e armas distintas num ritmo muito prazeroso, fazendo com que seja sempre recompensador perceber o seu próprio progresso em meio aos combates.
O mesmo vale para a evolução da sua capacidade de analisar os cenários, usando especialmente a audição apurada para identificar onde estão os inimigos mais próximos. Recursos como esse, somados aos cenários ricos (e lindos), são fundamentais para que você possa alternar livremente entre uma estratégia furtiva ou um embate frente a frente com o inimigo, exceto nos casos em que a missão exigir que Jin Sakai avance sem ser visto.
Além das quatro posturas, Jin tem como habilidades golpes rápidos e pesados de curta distância, e ataques de longa distância usando arco e flecha, kunai e bombas com efeitos variados. A alternância entre itens e posturas sempre deixa as ações dos adversários ligeiramente em câmera lenta, uma escolha criativa importante para que o combate seja estratégico e intenso sem ser frustrante.
Ghost of Tsushima é recompensador
Além da gameplay prazerosa, a exploração do vasto mundo aberto de Ghost of Tsushima também é extremamente recompensadora.
Há um pássaro amarelo que surge do nada enquanto você caminha ou cavalga por aí. Ele sinaliza que algo importante está próximo. É sempre um bom presságio de que segui-lo é a melhor escolha.
O pequeno pássaro se destaca em meio aos lindos visuais dos cenários pelo seu amarelo vivo, bem como pelo seu assovio. Ele direciona Jin para uma série de destinos que sempre valem dedicar um tempo para conferir, pois podem ser:
- uma side quest interessante;
- uma missão especial para desbloquear uma técnica lendária;
- uma fonte de águas termais para aumentar sua vida máxima;
- um santuário de raposa para ganhar pontos que desbloqueiam a quantidade de amuletos que você pode equipar; entre outras possibilidades.
Explorar também rende recompensas valiosas para quem quer conhecer tudo da história de Tsushima e dos mongóis. Isso porque há uma série de artefatos e pergaminhos com detalhes que complementam a narrativa principal. É um prato cheio para quem se interessa na cultura e nas lendas orientais.
Os caminhos das três ilhas de Tsushima também rendem encontros com pequenos grupos de mongóis que valem o esforço de derrotar. Cada vitória lhe rende um pouco mais de pontos de técnica necessários para desbloquear as dezenas de habilidades das categorias samurai, posturas e fantasmas.
A lógica se aplica a todas as vitórias, com side quests rendendo menos pontos de técnicas, e a conclusão das missões principais ou especiais garantindo mais pontos para aumentar a sua lenda.
Outro ponto que merece destaque são os momentos de analisar o terreno inimigo. Ao invés do game apresentar um cutscene te dizendo o que você deve fazer, a experiência é interativa, permitindo que você encontre pontos específicos e pressione o botão A para ouvir as instruções dos personagens.
Sempre tem algo bom para fazer
Quem se interessa por jogos de ação sempre encontrará algo bom para fazer em Ghost of Tsushima Versão do Diretor. Ao explorar por aí você poderá encontrar, por exemplo, o desafio dos bambus para aumentar a sua determinação.
A determinação são “bolinhas” de ouro que você vai aumentando em meio ao combate. Ações como assassinar inimigos ou defender ataques fazem com que esse medidor se encha mais rápido e você posa recuperar vida, ou ainda usar um ataque especial quando estiver no máximo.
Você também poderá encontrar pelo mundo aberto dezenas de zonas dominadas pelos mongóis para derrotar o exército inimigo. Fazendo isso você garante novos pontos de viagem rápida, bem como aumenta a sua lenda e seus pontos para desbloquear novas técnicas.
Os combates nessas regiões dominadas são tão intensos quanto os da história principal. E são sempre desafios interessantes para que você possa testar suas habilidades como um samurai furtivo, atacante de longa distância ou adepto do combate corpo a corpo. Ou ainda um misto dessas três estratégias, visto que há muitos casos em que é preciso se adaptar ao contexto para fazer a melhor escolha.
Apesar da intensidade dos combates desafiadores, Ghost of Tsushima não é um jogo punitivo. Ao morrer você retorna ao último checkpoint, e o jogo salva automaticamente com frequência.
Difícil mesmo é saber qual é o ponto alto do jogo
Ghost of Tsushima Director’s Cut está cheio de momentos especiais. Seja por conta da emocionante história, pelo ótimo trabalho de dublagem, ou pelos combates épicos, fica difícil escolher uma única situação para dizer que é a melhor.
No entanto, sem dar spoilers sobre a narrativa, me arrisco a elencar algumas que para mim foram marcantes.
A missão O Fantasma de Yarikawa é fantástica como um todo e se encerra com uma épica batalha. Por ser um jogo extremamente recompensador como mencionei anteriormente, é nesse momento fabuloso em que a postura fantasma é liberada.
Essa missão faz parte do segundo ato do jogo, que por sinal reúne diversas situações incríveis. É nesse recorte intermediário do game que interessantes novidades são apresentadas, como as águias dos mongóis que podem avistar Jin e avisar o exército antigo, e a possibilidade de usar a arma hwacha em situações específicas.
A hwacha é uma arma que se assemelha a um canhão e dispara centenas de flechas incendiárias. Ela deve ser usada para derrotar inimigos a partir de pontos altos, tanto o exército mongol a pé, como suas embarcações. Essa dinâmica é uma das diversas renovações incríveis proporcionadas ao longo da gameplay.
Toda a gameplay está perfeitamente embalada por uma excelente trilha sonora. Aliás, o trabalho de áudio 3D está muito bem feito como um todo, tornando a experiência imersiva e exigindo que você ouça com atenção para identificar inimigos, encontrar o pássaro amarelo caso o perca de vista, avisar um santuário de raposa, entre outras ações.
E na reta final do jogo a trilha sonora se destaca ainda mais. Como eu falei, é difícil saber qual é o momento mais especial de Ghost of Tsushima, mas com certeza as melhores batalhas são as três finais. A antepenúltima e a penúltima são extremamente intensas e desafiadoras, exigindo que você seja muito ágil para alternar entre as quatro posturas.
E o confronto final é um verdadeiro teste de destreza e bloqueio. O que torna esse duelo ainda mais especial é a trilha sonora, que dá um toque épico, emocionante e, ao mesmo tempo, tranquilo. De certa forma é até agradável perder repetidas vezes esse duelo, de tão especial que é a trilha.
A experiência é realmente única em uma batalha de fortes emoções, que finaliza a história principal com chave de ouro.
Convém ainda mencionar que a riqueza artística do jogo pode se tornar ainda mais atraente ao ativar o Modo Kurosawa, inspirado no lendário cineasta Akira Kurosawa.
Esse modo aplica um filtro preto e branco e trabalha o áudio bem aos moldes do cinema das décadas de 1940 e 1950. Usá-lo pode tornar a gameplay ainda mais desafiadora, pois por vezes dificulta ver onde está o inimigo, especialmente ao longe.
Mais renovação na Ilha Iki
A Ilha Iki é uma excelente área nova adicionada na Versão do Diretor. Não bastasse a gameplay em constante renovação ao longo das (pelo menos) 25 horas de história principal, e com potencial para chegar ao triplo do tempo para completar tudo, o enredo adicional traz boas modificações à experiência num geral.
Essa nova área pode ser desbloqueada antes mesmo de concluir a história principal, mas é interessante evitá-la até terminá-la, a fim de fugir de spoilers. Acredito que além de evitar spoilers, você também aproveitará mais as mudanças na gameplay.
É muito agradável a forma como o jogo basicamente te conduz à morte na Ilha Iki ao integrar horas de adversários mais desafiadores, especialmente pela inclusão de um xamã que revive os inimigos mortos enquanto você não o derrotar. E morrer é essencial para que a narrativa dessa área se desenrole.
Assim que você “renasce” a experiência toma rumos surpreendentes que começam a explorar outros aspectos do passado de Jin Kasai que foram apenas “pincelados” na história principal. O combate sofre pequenas alterações, mas isso é suficiente para dar novos ares à gameplay como um todo.
Modo Lendas: um novo jogo dentro de Ghost of Tsushima
Ghost of Tsushima: Legends, ou Modo Lendas em Português, é um conteúdo adicional que pode ser adquirido separadamente nos consoles PlayStation, mas já incluso na Versão do Diretor.
Esse modo inicia com um tutorial que apresenta os quatro Fantasmas de Tsushima, cujas classes são Assassino, Caçador, Ronin e Samurai. Cada Fantasma tem sua respectiva postura e maneiras de atacar. O combate aqui também passa por mudanças, mas mantém uma lógica parecida com a experiência do jogo base.
As diferenças mais notáveis são a necessidade de pressionar dois botões para usar armas de longa distância e a possibilidade de usar uma habilidade suprema específica de cada Fantasma. Essas habilidades aplicam um golpe letal em até três inimigos de modo automático ou semiautomático.
Terminado o tutorial, o Modo Lendas apresenta missões que podem ser realizadas individualmente ou em grupos cooperativos para até quatro pessoas. Você pode realizar missões de história para até dois jogadores, ou de sobrevivência para até quatro.
A gameplay se torna muito mais sombria e acrescenta inimigos com poderes sobrenaturais. É possível escolher qual classe deseja usar e o progresso fica vinculado à classe específica. Essa livre alternância torna Ghost of Tsushima Versão do Diretor um jogo praticamente infinito, pois você pode escolher aumentar o ranking de cada um dos fantasmas, bem como conseguir itens e habilidades específicas para cada classe.
O Modo Lendas é praticamente um jogo à parte. Isso porque mantém a excelente gameplay estratégica e intensa, mas traz modos de jogo bem diferentes do que se tem no jogo base, fazendo com que o game se torne essencial e garantindo centenas de horas de diversão.
Vale a pena jogar Ghost of Tsushima no PC?
Sim, Ghost of Tsushima Versão do Diretor foi muito bem portado para o PC e traz tudo o que fez o jogo ser um sucesso entre fãs de RPG de Ação e da cultura oriental.
Apesar de ter uma gameplay perfeita no gênero, o port para computador possui um bug visual estranho. Por vezes os rostos de Jin e da personagem Yuna ficam escuros em algumas cutscenes, como se estivessem sujos de lama. Isso não ocorre sempre e nem com todos os personagens, de modo que causa apenas um estranhamento, sem prejudicar a gameplay.
Outro bug que identifiquei é que é comum que o jogo se perca nos comandos ao jogar com um controle. Logo que iniciei a gameplay não apareceu nenhum comando em tela, problema que depois não se repetiu.
O que reparo com frequência é que, ao iniciá-lo, muitas vezes os ícones dos botões estão com uma interrogação. Para corrigir isso é preciso desativar e reativar a entrada Steam, para que o controle seja novamente identificado. São casos que igualmente não prejudicam a experiência, mas que merecem ser destacados.
Veredito
Ghost of Tsushima Versão do Diretor é um dos melhores jogos desta década. O game oferece uma experiência única e emocionante, com combates intensos, gameplay furtiva, lindos gráficos, enredo rico e uma trilha sonora muito especial.
Os acréscimos da Ilha Iki e do Modo Lendas renovam ainda mais a gameplay e garantem centenas de horas de diversão, fazendo com que esse seja um dos games mais completos de todos os tempos.
5,0 / 5,0
Assista ao trailer de lançamento do jogo para PC:
Ficha técnica de Ghost of Tsushima Director’s Cut
Lançamento: 17 de julho de 2020 (PS4), 20 de agosto de 2021 (PS5), 16 de maio de 2024 (PC)
Desenvolvido por: Sucker Punch Productions e Nixxes Software
Publicado por: PlayStation PC LLC
Plataforma: PC (via Steam e Epic Games Store), Playstation 4 e PlayStation 5
Número de jogadores: 1, com cooperativo online para até 4 jogadores
Gêneros: RPG de Ação, Aventura, Cooperativo, Furtivo, Mundo Aberto
Idiomas de dublagem, interface e legenda: Português (Brasil), Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol (Espanha)
Idiomas de interface e legenda: Árabe, Tcheco, Dinamarquês, Holandês, Finlandês, Grego, Húngaro, Japonês, Coreano, Norueguês, Polonês, Português (Portugal), Russo, Chinês simplificado, Espanhol (América Latina), Sueco, Tailandês, Chinês tradicional, Turco, Croata
Preço: R$ 249,90 (PC), R$ 299,90 (PS4), R$ 349,90 (PS4 + PS5). Gratuito para assinantes do serviço PlayStation Plus Extra.