More

    REVIEW – Insurgentes é a vida bandida ao melhor jeito Destiny 2 de ser

    No dia 2 de dezembro de 2025, a nova expansão de Destiny 2, Insurgentes, chegou para as plataformas em que o jogo base está disponível, sendo elas PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S. O DLC pago da franquia da Bungie é inspirado no lendário universo de Star Wars.

    Após a primeira semana do lançamento ocorreu a estreia de Equilíbrio, a nova Masmorra que está inclusa no conteúdo da temporada atual, iniciada em 13 de dezembro.

    A história de Insurgentes nos levará para o submundo de Tharsys, um planeta longe da jurisdição da Vanguarda onde o Império Barant da facção dos Cabais luta para tomar território com a ajuda de um novo Dredgen como novo aliado. Cabe a nós, agora no papel de Insurgentes, enfrentar essa ameaça que está conectada diretamente com a profecia dos Nove em uma missão completamente fora dos registros dos guardiões.

    Destiny e Star Wars têm muito em comum, desde uma lore bastante ampla, até comunidades que por vezes se tornam tóxicas a ponto de nos afastarmos de ambas as obras. A combinação desses universos gerou uma campanha interessante, um conjunto de atividades divertidas e uma Masmorra que oferece um desafio satisfatório.

    Começando pela campanha e, como sempre costumo citar, assumimos mais um papel nesse grande universo agora sendo um Insurgente, que podemos conectar com o título original da expansão, pois agimos como renegados em uma terra sem lei e, para onde os créditos indicarem, vamos fazer nosso trabalho.

    Além disso, temos a guerra invisível entre os Nove internos que nomeiam o nosso guardião como a arma para enfrentar a profecia da destruição da Terra, e os externos, que por sua vez atribuem o mesmo título ao Dredgen Bael, que sofre as perturbações que tomam a sua existência de forma gradual.

    Nesse ponto acho a campanha fantástica porque conecta tanto Destiny, quanto Star Wars, nos mostrando como a temática de um se encaixa tão bem em outro porque em ambos profecias, seres poderosos e figuras escolhidas são de extrema relevância para que a narrativa ganhe um tom especial e emocionante, além de conhecermos a Jururu, a fantasma mais carismática que surgiu na franquia da Bungie.

    Em companhia da temática visual do universo de uma galáxia muito distante temos a chegada de um estilo de arma cuja munição funciona à base de aquecimento, com a estética, sonoridade e efeitos muito semelhantes aos blasters.

    Essas armas são a submetralhadora do elemento de estase M17 Bom de Papo, o fuzil de pulso com filamento Tudo ou Nada, a pistola de vácuo Defensora Compacta e o canhão de mão do elemento arco Discurso Descortês. Ainda temos o primeiro rifle de precisão de raridade lendário que usa munição pesada, o A499 Recondicionado, que causa dano cinético. A melhor forma de utilizar o máximo potencial delas é ter o perk Recurso de Resfriamento que ao coletar um recurso elementar (carga de raio, brecha de vácuo, mancha solar, cristal de armadura gélida, malha tecida), ou um orbe de poder a arma, irá resfriar um pouco durante o processo de aquecimento.

    A cada campanha e temporada temos o artefato sazonal que impulsiona um determinado aspecto dos nossos personagens, e o foco dessa temporada são os elementos arco e vácuo combinados com o dano cinético, além do favorecimento ao dano causado por espadas. Diferente da expansão anterior não teremos armas em destaque, ampliando o nosso leque de opções para enfrentar as atividades de portal, em Tharsys e a masmorra Equilíbrio.

    Não pude utilizar os três personagens em tempo hábil para dar uma dica sobre eles, mas para os Titãs a exótica Propulsão Nociva ou a novidade Vestimenta Práxica, ambos torsos, são uma boa pedida para essa classe. Para Arcanos, as Algemas do Nada ou Sufusão Deimosiana (que é o novo exótico) também são muito efetivos para encarar os inimigos.

    Para o portal, tivemos a chegada dos Alertas da Vanguarda que tem a mesma função das atividade de Anoitecer nível Grão Mestre, nos garantindo uma arma de Tier 5 após a sua conclusão. Além dessa atividade, houve a atualização das modalidades solo, esquadrão e alto nível com outros assaltos e encontros de masmorras chamadas de atividades de pináculo, tendo ainda a chegada das arenas que incluem a participação de um esquadrão com seis jogadores.

    Sempre achei o portal algo muito interessante, e a chegada dessas novidades aumenta a quantidade de opções que temos para buscar novos equipamentos com as combinações que desejamos, evitando que a experiência de jogo entre em um estado de monotonia. A minha dica é não ficar apenas fazendo a mesma atividade repetidas vezes porque naturalmente isso leva à exaustão, frustrando quem está jogando, de modo que aproveitar a quantidade de opções disponíveis vai tornar sua experiência muito mais prazerosa.

    As atividades em Tharsys são um ponto que me agradou muito porque combinam PvE e PvP com o modo Invasão, o momento que um jogador vai surgir como um adversário e irá nos atacar, atrapalhando o nosso progresso da missão, para que a pessoa possa adquirir um loot extra só derrotando alguns guardiões e simplesmente desapareça depois.

    Em muitos aspectos as missões que fazemos na Fronteira sem Lei me lembram Star Wars: Battlefront, um jogo que me garantiu muita diversão, pois temos disponíveis ferramentas de combate além das nossas armas e poderes como, por exemplo, o recurso de revitalização que renova vida e habilidades, o bombardeio, assim como outros que podem ser convocados a campo ao arremessar uma moeda no local que desejamos que apareçam.

    Outro jogo que me trouxe a lembrança nessa experiência foi Helldivers, onde entramos em uma determinada região, cumprimos nossos objetivos, invocamos a extração e vamos combatendo o que surgir até podermos sair em segurança. No meu ponto de vista, combinar esses elementos enriqueceu de uma forma muito interessante a vivência de jogar Destiny.

    Equilíbrio – A Masmorra da Profecia

    No dia 13 de dezembro realizei a corrida de primeiros do mundo para conquistar Equilíbrio, a mais nova masmorra de Destiny 2, e já deixo meu agradecimento aos jogadores Cvilela e ThallesDG que estiveram comigo ao longo de mais de dez horas explorando essa novidade até conseguirmos chegar ao seu final.

    Equilíbrio segue o padrão das masmorras que já conhecemos tendo três encontros e oferecendo como prêmio uma arma exótica, mas, diferente das anteriores, temos um conjunto de equipamento com a temática dos Arcanos Práxicos que, ao utilizarmos quatro peças, irá impulsionar nosso dano e guarda enquanto estivermos utilizando uma espada.

    Além da armadura, podemos ativar façanhas para aumentar a dificuldade da jogabilidade e adquirir as melhores versões do arsenal e equipamentos que podem ser adquiridos. A arma exótica que pode ser adquirida é a Herança de Família, uma besta exótica do elemento solar que está incluída no arquétipo de arco de combate, de munição especial, tendo o mesmo funcionamento à base de calor semelhante a outras que chegaram com o lançamento de Insurgentes. Pelo fato de ter feito a sua aquisição após finalizar a masmorra, pude realizar o teste e acredito que será de grande utilidade porque seu dano se amplifica à medida que a arma esquenta, causando dano tanto ao alvo, como aos inimigos próximos.

    Os encontros de Equilíbrio são muito intuitivos e não têm grande complexidade, mas oferecem um ótimo desafio a nível da dificuldade dos adversários e criatividade quando se trata das mecânicas que precisamos aprender para passarmos de fase. Sobre a narrativa, os chefes da masmorra, Harrow e Sere, são dois Dredgens aprendizes de Bael, o inimigo que conhecemos na campanha e lhes conferiu a tarefa de realizar uma conexão entre o mundo conhecido com o plano ascendente, cabendo ao nosso esquadrão impedir que eles concretizem esse objetivo.

    Veredito

    A expansão Insurgentes de Destiny 2 me agradou imensamente porque combina dois universos que sempre acreditei terem muito em comum, resultando em uma experiência nostálgica e muito divertida, seja para os fãs do jogo, como para aqueles de uma galáxia muito, muito distante.

    Nossa nota

    5 / 5

    Leia também: O Bom, O Mau e tudo que existe neste meio: Destiny faz 10 anos!

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de Destiny 2: Insurgentes (DLC)

    Lançamento: 2 de dezembro de 2025

    Desenvolvido e publicado por: Bungie

    Plataformas: PC (via Epic Games Store e Steam), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S

    Gêneros: Cooperativo, Mundo Aberto, Tiro em Primeira Pessoa (First Person Shooter – FPS)

    Idiomas: Alemão, Chinês (simplificado), Chinês (tradicional), Coreano, Espanhol, Espanhol (México), Francês (França), Inglês, Italiano, Japonês, Polonês, Português (Brasil), Russo

    Preços: Edições do DLC a partir de R$ 159,99. Jogo base Destiny 2 disponível gratuitamente em todas as plataformas.

    spot_img

    Artigos relacionados