O episódio Retorno (Revenant) é o segundo de Destiny 2, abrangendo o conteúdo sazonal de A Forma Final, e teve início em 9 de outubro com a missão introdutória Veskirisk. Após o Ato l: Resgate dos Eliksni e Ato ll: O Ladrão de Tumbas, o jogo da Bungie recebeu o Ato lll: Kell dos Infernos, lançado no dia 7 de janeiro de 2025 com a duração até o próximo mês, quando está prevista a chegada do Episódio 3: Heresia.
A história desse capítulo conta sobre o segundo eco que se desprendeu do Viajante e vai parar nas mãos de Fikrul, o Fanático, criando um exército de Desprezados Retornantes, se autointitulando Kell dos Kells, espalhando o terror ao povo Eliksni e a todo o sistema solar.
Análise do episódio Retorno em Destiny 2
Quando joguei todo este novo conteúdo em Destiny 2 inicialmente achei uma grande sobrecarga de informação com a apresentação do conceito dos tônicos, que dão ao nosso guardião melhorias elementais voltadas aos elementos de estase, arco e vácuo, fórmulas voltadas aos equipamentos e para os modos Investida Salvação, Tumba e Disputa dos Anciões e para a missão exótica Queda do Kell.
Junto a eles também temos os relacionados a recursos usados para melhorias como, por exemplo, os de lúmen e núcleo de aprimoramento, sendo os únicos que têm uma versão exótica com as fórmulas para fragmentos e ligas ascendentes, e um para cifras exóticas.
Ter essa opção dos tônicos de materiais se tornou uma ótima opção quando foi necessário angariá-los, principalmente as ligas ascendentes oriundas como prêmios do Anoitecer nível Gran-Mestre, porque se tornou uma opção para adquirir maior quantidade neste modo ou fazer outras atividades, e ainda ser premiado com este recurso que é muito importante e precisa sempre ter uma boa reserva, de acordo com as necessidades.
Apesar de ser uma grande quantidade de tônicos, a forma de descoberta é muito simples porque apenas precisei criar uma certa quantia para liberar o próximo nível, pois temos tônicos comuns e lendários cuja diferença afeta principalmente a duração de seus efeitos, o que ocasiona a ter mais resultados em equipamentos e armamentos.
Episódio Retorno traz novos equipamentos exóticos
Neste episódio chegaram novas armaduras exóticas sendo elas a Máscara da Lealdade (Caçador), Vestimenta do Corta Gelo (Arcano) e as Passadas de Onda de Choque (Titã), que podem ser adquiridas no Criptoarque, no ambiente da torre com uma cifra exótica. Para isso, é preciso ter o conteúdo adicional de A Forma Final (leia o review aqui).
Dos novos equipamentos, o que mais consegui utilizar para atividades de mundo, aquelas que exigem alto nível e até em masmorras foi a Vestimenta do Corta Gelo com uma build com ênfase para o elemento de estase.
Testei as Passadas de Onda de Choque com algumas combinações com a subclasse de arco e até com a prismática, porém ainda precisam de algumas melhorias para que sejam mais efetivas devido à onda de arco não poder ser direcionada, o que no caso de controle de grandes grupos até surte efeito, mas se torna ineficaz quando precisamos estar em uma atividade que necessite direcionar.
A Máscara de Lealdade não testei por um grande período, mas utilizando a subclasse de estase achei que foi muito efetiva por trazer para o arquétipo de Caçador uma estância de combate que pode estar muito mais voltada a grupos utilizando suas habilidades. Algo que durante minha experiência jogando com a classe ainda não tinha me deparado, sendo apenas algo mais individual ou derrotar inimigos em sequência.
Em todos os três testei combinando melhorias oferecidas pelo artefato sazonal, o que fortalece de forma bem significativa seus efeitos, mas também removi as melhorias procurando entender se nos conteúdos posteriores a este episódio os equipamentos também teriam grande eficácia, o que nos casos das exóticas do Arcano e Caçador tive resultados positivos.
Domínio de Vésper – Uma masmorra com dificuldade de incursão
No episódio Retorno tivemos a chegada da masmorra Domínio de Vésper, que fica localizada no bioma de Europa e sua jornada pode ser adquirida conversando com o personagem Aranha na Última Cidade.
A história é sobre uma janela de observação fora da órbita de Europa chamada Estação Vésper criada por Clovis Bray, uma das figuras antagônicas mais conhecidas do universo de Destiny. Seus tripulantes desapareceram, e os batedores enviados pelo Aranha nunca voltaram, cabendo ao nosso guardião descobrir a verdade sobre os acontecimentos que levaram a isso.
Em questão de narrativa, a ambientação é bem interessante porque senti uma experiência muito semelhante ao universo de obras de ficção científica como Alien, algo sombrio com alguns elementos de terror à medida que vamos nos aprofundando na lore em torno desta atividade.
Como é convencional à estrutura das masmorras em Destiny 2, temos três encontros chamados Estação Vésper Despertada, Raneiks Unificado e A Marionetista Corrompida com o aumento de dificuldade ocorrendo conforme avança a cada encontro.
Os equipamentos adquiridos são o conjunto de armadura da caminhada espacial, Bastão de Velocidade EV (Lança Granadas de munição especial), Inibidor de Frio EV (Lança Granadas de munição pesada), Granada Gravitacional EV (Fuzil de Fusão), Propulsor Piroelétrico EV (Fuzil de Assalto) e o rifle de precisão exótico Quebra Gelo que pode ser adquirido ao concluir a masmorra, podendo melhorar a taxa de aquisição ao completar triunfos.
Ao concluir a Vésper na dificuldade mestre é possível adquirir armaduras artífice, que tem um espaço de mod adicional e, na conclusão de triunfo, o veículo exótico Trenó Tecnológico EV. Eu tive a oportunidade de concluir essa masmorra em esquadrão, e as mecânicas dos dois primeiros encontros considerei serem muito simples de realizar, mas devido à proliferação de adversários, fazer isso de forma tranquila é um dos grandes desafios desta atividade, que tem um chefe final que proporciona grandes adversidades durante a sua fase de dano.
Realizei ainda algumas tentativas por conta própria, pelo desafio solo de triunfo que aumenta a concessão de exótico e também para explorar cada encontro de uma forma mais ampla e obviamente tudo fica mais difícil quando realizamos sozinho. Porém, o mais desafiador é ter que trabalhar com a mecânica dos implementos sem ajuda, sendo literalmente bater um escanteio e correr na área para concluir a jogada.
Para alguns futuros novatos na masmorra que irão explorar a Domínio de Vésper, se já tiverem familiaridade com a incursão Cripta de Pedra Profunda ou a missão exótica Escudo do Serafim não terão tanto estranhamento com a mecânica de implementos, sendo necessário apenas a adequação com a dificuldade apresentada dos inimigos.
Equipamentos, armamentos, modos de jogo, missão exótica e história
Neste episódio tivemos uma atualização da lista de equipamentos e armas com a chegada do conjunto Caçassombra, que tem uma temática que remete muito a um caçador de vampiros ou de criaturas sobrenaturais, combinando de forma adequada ao tema do episódio Retorno.
Sobre armamento, tivemos as novidades o Julgamento Justo (Fuzil de Assalto), Vetiver Venenoso (Submetralhadora), Soberania (Rifle de Precisão), Burocracia ( Fuzil de Batedor), Ponto Estratégico (Fuzil de Pulso), Exúvia (Canhão de Mão), Doce Amargor (Lança Granada), Intransponível (Pistola), Destino do Oportunista (Escopeta), Liturgia (Lança Granada), Fervor do Herege (Lança Foguetes) e a escopeta exótica Presa do Assassino adquirida ao concluir a missão exótica Queda do Kell.
Essa missão exótica é bem interessante porque tudo parece sempre ter um grande mistério e, diferente do episódio Ecos, pude adquirir todos os intrínsecos e melhorias de uma vez, o que torna algo mais prático e abre espaço de tempo para ir completando os segredos com muito mais calma.
O modo de jogo Investida: Salvação é uma reformulação da atividade conhecida na lista de jogos da vanguarda, podendo enfrentar 10 ondas de inimigos ou uma de duração maior que vai até 50. A diferença para esta versão fica mais nos detalhes, como ter torretas que podem ser controladas pelo guardião, o espaço de ataque sofrido ser menor o que aglomera inimigos de forma muito mais rápida, a chegada surpresa de mini-chefes como Subjulgadoras e o conceito de ser uma missão voltada para resgate, o que particularmente gosto bastante.
A Disputa dos Anciões é a atividade que mais me agradou pelo fato de resgatar uma atividade que era muito divertida de realizar no primeiro Destiny e neste segundo jogo podemos realizá-la de duas formas com o modo Tumba e o Disputa dos Anciões.
No Tumba, há apenas um ciclo desafios, enquanto no Disputa dos Anciões temos algo muito maior, percorrendo como se circulasse por toda a prisão e com mais recompensas à medida que vamos nos tornando os “favoritos” do carcereiro, a IA que já encontramos durante os eventos de Renegados no assalto Carcereiro do Nada.
Por fim, a história que sempre considero algo muito importante quando se trata de um jogo que usa o conceito de looter / shooter devido a ter uma motivação para se jogar e, no caso de Destiny 2, sempre existe algo muito interessante em seu enredo
Neste caso achei uma ótima história por dar um destaque ao povo Eliksni, que se pudesse descrevê-los de forma bem sucinta seria: refugiados cuja cultura ainda sobrevive apenas através do conhecimento dos mais velhos e submetidos a uma grande violência, como no caso de Filkrul, que os transforma em uma forma zumbi chamada de Desprezado Retornante, tendo a esperança de sobrevivência depositada no nosso guardião pelo líder da Casa da Luz Mihtrax, que lentamente sucumbe a maldição de Nezarec.
Um ponto que considero interessante nessa história é como os personagens envolvidos se voltam para a sua origem quando a iminência da destruição os assombra, seja nos contos da Antiga Rhiss, planeta natal do povo Eliksni, como no caso do lendário Barão Assassino, a última esperança para salvá-los, papel que é desempenhado pelo nosso personagem.
Veredito
O episódio Retorno acrescentou um novo elemento de jogabilidade que foi muito interessante para experiência de Destiny 2, tendo uma boa história sazonal, equipamentos que terão alguma eficácia a longo prazo e conteúdos que geram bons desafios.
4,0 / 5,0
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Assista ao trailer de lançamento do episódio Retorno em Destiny 2:
Ficha técnica de Destiny 2: A Forma Final
Lançamento: 4 de junho de 2024
Desenvolvido e publicado por: Bungie
Plataformas: PC (via Epic Games Store e Steam), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S
Gêneros: Cooperativo, Mundo Aberto, Tiro em Primeira Pessoa (First Person Shooter – FPS)
Idiomas: Alemão, Chinês (simplificado), Chinês (tradicional), Coreano, Espanhol, Espanhol (México), Francês (França), Inglês, Italiano, Japonês, Polonês, Português (Brasil), Russo
Preço: Edições a partir de R$ 189,99. Jogo base Destiny 2 disponível gratuitamente em todas as plataformas.