Call of Duty: Black Ops 6 é o mais novo capítulo da longeva franquia publicada pela Activision. Codesenvolvido pela parceria entre a Treyarch e Raven Software, o novo game do gênero First Person Shooter (FPS) contou também com o apoio dos estúdios Beenox, High Moon Studios, Activision Shanghai, Sledgehammer Games, Infinity Ward e Demonware.
O game foi lançado no dia 25 de outubro de 2024 para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, sendo gratuito para assinantes do Xbox Game Pass. Em todas as plataformas o título dá acesso grátis ao battle royale Call of Duty: Warzone.
A história do modo campanha de Call of Duty: Black Ops 6 é ambientada na década de 1990, uma época com grande efervescência global devido ao fim da Guerra Fria e aos acontecimentos da Guerra do Golfo. Temos a luta de Frank Woods e sua equipe de operações secretas, que são caçados por uma força-tarefa que se infiltrou nos níveis mais altos da CIA.
Confira a seguir o review de COD: Black Ops 6 jogado no PlayStation 5.
Análise de Call of Duty: Black Ops 6
Este novo Black Ops é uma mistura de novidades que não necessariamente são novidades, e sim elementos que sempre tornaram tão boa a experiência de Call of Duty, mas acabaram sendo abandonadas ao longo do tempo. Foi exatamente isso, que faziam muitos nutrir tanto afeto pela franquia, que agora trouxeram aquele sentimento de voltar às raízes ou à essência.
Quando falo dessas coisas não tão novas inseridas no jogo me refiro a um modo de campanha que realmente justifica a fama alcançada pela franquia, oferecendo uma história com uma duração muito mais satisfatória, com leves referências a outros jogos e uma jogabilidade que impõe um bom desafio.
Existia um ciclo a cada novo capítulo da série que se iniciava ao jogarmos a história para nos ambientar a todos os equipamentos do jogo, mecânicas, armamento e o universo desta nova aventura para, assim, seguirmos rumo aos confrontos do multijogador, quando a diversão se torna vencer jogando com os amigos ou contra eles.
Em Call of Duty: Black Ops 6 este ciclo retornou e é muito bom segui-lo porque, nessa etapa, podemos perceber a fluidez das mecânicas de movimento, a excelente utilização do sistema de vibração de controle durante os disparos e a melhoria nas pressões que se deve exercer no gatilho a cada arma que utilizamos com um calibre diferente entre as classes disponíveis.
Neste primeiro momento existem 25 armas disponíveis que são separadas entre as classes de rifles de assalto, submetralhadoras, metralhadoras, escopetas, fuzis de atirador e fuzis de precisão, sendo a primeira deste arsenal o conjunto com o maior número de variações do mesmo armamento.
O desbloqueio de cada arma de classe acontece subindo o nível de sua patente. A mesma estrutura funciona para adquirir novos operadores e esse crescimento funciona jogando no multiplayer e no modo zumbi.
No caso das armas também será preciso subir o level individual de arma para o desbloqueio dos acessórios, permitindo que você construa seu loadout de acordo com seu estilo de jogo. Esse estilo de progressão para as armas poderia ser um pouco mais prático ou com uma distribuição por pontos, como ocorria em títulos anteriores como Call of Duty: Ghosts (2013), e tornava este processo muito mais dinâmico.
O loadout é formado pela arma primária, secundária, corpo a corpo, tático, letal, melhoria de campo, três vantagens além do Coringa, e combinar este conjunto se torna uma grande influência para a sua estratégia de jogo. Além desta build existem as séries de pontuação que avançam à medida que fazemos eliminações em sequência. E uma dica que acho muito válida é escolher aquelas que serão possíveis de acordo com a sua capacidade de vencer inimigos em sequência.
Os modos de jogos não têm uma grande novidade. São os mesmos que são disponíveis no multijogador em capítulos anteriores, sendo eles Mata-Mata, Jura de Morte, Dominação, Zona de Conflito, Localizar e Destruir, Controle, Quartel-General e Baixa Confirmada que são disputas entre equipes. O único modo solo é o Contra Todos.
É possível filtrar quais modos irão estar na busca de lobby que se divide entre as abas principal e o modo extremo, que tem um conjunto de regras diferente como o team killing, ausência de mapa e dano aumentado.
A busca de salas para que se forme uma partida funciona de uma forma rápida em qualquer uma das buscas e, mesmo com jogadores que possuam velocidade de conexão diferente, existe uma compensação interessante para que esse déficit não seja um diferencial no momento de confronto.
O que considerei um ponto negativo a respeito disso fica por conta do matchmaking que não equilibra o nível de jogadores, colocando muitos iniciantes na mesma partida com aqueles que já estão em níveis muito mais avançados, exigindo ter um pouco de paciência até poder subir o nível da arma que você gosta.
Apesar de essencialmente esses modos serem os mesmos, existe uma excelente reformulação no modo zumbi mantendo a estrutura de melhorias do Modern Warfare lll (2023), mas em uma mecânica voltada a ondas que irão aumentado de acordo com o acesso que o time vai tendo a novas áreas, até chegarmos às ondas frenéticas de mortos vivos.
Veredito
Call of Duty: Black Ops 6 não vai surpreender com grandes novidades, mas melhora alguns elementos que fizeram essa franquia ser tão incrível, fornecendo um melhor aproveitamento do jogo como um todo e proporcionando um grande entretenimento.
4,0 / 5,0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Assista ao trailer de lançamento:
Ficha técnica
Lançamento: 25 de outubro de 2024
Desenvolvido por: Treyarch, Raven Software, Beenox, High Moon Studios, Activision Shanghai, Sledgehammer Games, Infinity Ward, Demonware
Publicado por: Activision
Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Game Pass
Número de jogadores: 1 a 2 (local) e multiplayer online
Gêneros: Ação, Tiro em Primeira Pessoa, Multijogador
Idiomas: Português (Brasil), Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol (Espanha), Coreano, Polonês, Russo, Chinês tradicional, Japonês, Espanhol (América Latina), Árabe, Chinês simplificado
Preços: Versões a partir de R$ 339,00 (PC e consoles). Gratuito para assinantes do Xbox Game Pass.